Pra você que está perdido: eu dei um role na Itália em 2013-14 e esse post é a última parada da viagem que está mofando nos rascunhos desde então. Podia fazer a egípcia e publicar isso aqui na data correta, mas essas fotos precisam ver a luz do dia. Apreciem (ou não):
.
Ou: Ciao, bellaAntes disso: Bologna - Ferrara - Veneza - Bologna, il ritorno - Verona - Firenze
Parada final desse diário de viagem. Talvez vocês estejam dando graças a Deus, mas eu não posso evitar sentir um nozinho na garganta, até porque o melhor da viagem está todo aqui. Veneza é mesmo um sonho, Bolonha roubou o meu coração, e até Florença deixou saudades, com a vista do Rio Arno e da Pontevecchio, mas gente...
Roma.
Grande, lotada de turistas e com o trânsito mais mortal que eu já vi na vida. Cheia de imigrantes e suas barraquinhas, sítios arqueológicos no meio da cidade, e lojas vendendo tudo o que eu imaginava - de vestidos Valentino a sorvete de manjericão a macarrão em formatos exóticos. Roma é a cidade que eu poderia passar o resto da vida descobrindo.
Eu adoraria que esse diário de viagem conseguisse explicar tão bem a sensação que essa cidade me passou em cada um dos dias que eu fiquei lá, mas talvez vocês precisem descobrir sozinhos. Fiquem com as fotos e o meu mimimi saudoso:
#gelatododia: mirtilo e romã
'You can check out any time you like but you can never leeeeeeeeeeeeeeeeeave' CARA POR FAVOR
FYI: Tem várias fontes espalhadas em Roma, e elas tem água potável
Uma palavra para o Monumento a Vittorio Emanuele II (o primeiro rei da Itália unificada): MONUMENTAL
Definindo Roma (turística) em uma imagem: ruínas a céu aberto. Aparentemente existe até uma piada local sobre o fato do metrô ter só três linhas (porque não deve ser fácil simplesmente sair escavando a terra por lá)
Uma foto do lugar mais bonitinho do complexo Foro Romano-Palatino: O templo das Virgens Vestais
Basílica de São Pedro: é tudo isso mesmo, gente
PAPA FRANCISCO BEIJANDO CRIANCINHAS: WINNING
Papa aparece na sua sacadinha na sexta-feira e reza o evangelho na Piazza San Pietro nas quartas às nove da manhã.
Vista do Papa
O Panteão, onde estão enterrados rei Humberto e a esposa (a famosa rainha Margherita) e Rafael Sanzio, tartaruga ninja. A distorção nessas fotos é assustadora mas QUE CULPA TENHO EU se os monumentos são imensos?????????A Piazza Navona é conhecida como o centro social da Itália, é onde fica a embaixada brasileira e tem essa fonte que eu achei muito mais legal que a Fontana de Trevi, a Fonte dos Quatro Rios:
Quem esculpiu ela foi o Bernini (assim como 90% de Roma) e ela tem quatro estátuas representando os rios mais longos de cada continente na época: O Ganges, o Danúbio, o Nilo e o rio da Prata. Esse aí é o Danúbio, eu acho - procurem no Google, tem todo um simbolismo daora.
Seguem as fotos do Museu do Vaticano World Tour:
É uma múmia de verdade. Obrigada de nada
Pelo amor de Deus, não deixem de ir no Museu do Vaticano - surtei com a quantidade de coisa maravilhosa que a Igreja Católica acumulou nesses séculos. Isso aí em cima é um envelope com uma carta em escrita cuneiforme (1700 a. C.)
Foto com o Laocoonte que quase me fez apanhar de turistas chineses ávidos por uma selfey
As fofocas que perduraram ERAS: Esse aí é o Antinoo, um novinho dito como favorito/amante do imperador Adriano. Antinoo morreu afogado no Nilo e Adriano começou um CULTO ao seu amante falecido, transformou o menino em divindade, fundou uma cidade em homenagem a ele e batizou uma estrela com o nome dele. GENTE. Apenas GENTE.
Vocês sabiam que tem Salvador Dalí no museu do Vaticano? Nem eu. Esses papas MANJAM DE ARTE.
Vista de cima de Roma/Vaticano de dentro do museu. Você pode fotografar à vontade lá, então não dê bobeira como eu dei e leve umas duas baterias.
CENTO E CINQUENTA SABORES DE SORVETE, dizia a plaquinha. Os reviews falavam que "tava bem longe de ser o melhor gelato da cidade" porém eu achei excelente e voltei aí uns três dias, a gente gosta é de fartura. Inclusive chocolate com laranja é o melhor sabor de TODOS.
Foto de turista no Coliseu: TEM SIM
Isso a Globo não mostra: a mochila companheira da viagem toda e o guia que salvou as nossas vidas (e os nossos bolsos de ter que pagar pelo áudio guia dos museus)
E essa vista estão uma na frente da outra. Aqui em cima é o Templo de Vênus e Roma, que fica dentro do complexo Palatino-Foro Romano e é um lugar quietinho e com uma vista incrível do Coliseu.
Arrivederci <3 (o que é uma despedida muito adequada, porque arrivederci traduz literalmente como até nos revermos)
Podia terminar esse post com um típico DEUS ME LEVA DE VOLTA mas a verdade é que talvez eu esteja voltando. Heh. WAIT FOR IT WAIT FOR IT
































