Retrospectiva literária 2015

6 comentários
IMG_1476 (Vai ter retrospectiva 2015 nesse blog sim)

No ano passado eu já pensava em fazer um post desse tipo, mas fiquei enrolando tanto que o final do ano seguinte chegou - e pra não levar esse post nos rascunhos por mais um ano, aqui está um resumão das minhas leituras em 2015.
Nesse ano, consegui ler ainda mais do que no ano passado (o Goodreads diz que são 50 livros), e tentei cumprir o desafio do Popsugar, que rodou pela internet. Acho que consegui ler quase 40 livros dentro dos temas propostos, e achei que foi um jeito bem legal de sair da zona de conforto literária. Enfim, já to me preparando pra lista de 2016 (quem topa?), porque a lista de livros pra ler continua grande e eles me fizeram ótimas companhias nesse ano que tá acabando.
Mas vamos aos troféus:

Maior livro do ano:
Nos primeiros dias do ano novo eu cismei de ler Sob a Redoma e devorei o calhamaço de 960 páginas em uns cinco dias. Resultado: estou de ressaca dos livros do Stephen King até hoje (mas cada página valeu a pena - recomendo fortemente).

Serendipity (ou uma descoberta afortunada feita ao acaso):
Nas mini-férias que eu tirei no mês passado, enquanto Digníssimo lia o volume do Stephen King de sua escolha e eu ficava olhando o mar e tentando pegar sol, ele me perguntou se eu não queria ler Fundação, que ele tinha trazido também mas que não tinha conseguido avançar na leitura. Comecei meio receosa, já que nunca me interessei muito por ficção científica e coisas do gênero, mas acabei adorando e estou ansiosa (e enchendo o saco do menino Digníssimo pra ele comprar os outros volumes) pra saber como a previsão do Hari Seldon se desenrola.

Melhor HQ:
É difícil escolher a melhor HQ que eu li esse ano, porque todas foram incríveis (menos Persépolis, que me decepcionou) - mas o troféu vai pra Maus, que já saiu em vantagem porque eu sou completamente interessada por qualquer coisa que envolva a Segunda Guerra Mundial. A narrativa não te deixa esquecer em nenhum momento que aquela é uma história real, cruelmente real, e mesmo com todos os defeitos de um ser humano, o Vladek é extremamente cativante. E a transformação dos personagens em animais é brilhante. Gente, fica a dica pra 2016: leiam.

Pior livro do ano Livro mais decepcionante:
Teve leituras decepcionantes? Teve, sim senhor. Felizmente, não li nada tão ruim pra chamar de "pior livro", mas a maior frustração literária foi com To Kill a Mockingbird. Me julguem, gente. Eu tentei, eu queria gostar dele. O livro é amado por todo mundo, um clássico escolar queridinho dos americanos e eu me arrastei por 80% das páginas, sendo que a única parte realmente interessante foi o julgamento que o Atticus participa. Achei a Scout chatíssima. Desculpa, mundo. Não me taquem pedras.

Melhor livro do ano:
Tenho a impressão de que 2015 não foi um ano em que eu descobri livros da minha vida, como aconteceu em 2014. Mas mesmo assim rolaram umas leituras ótimas, que me fizeram pirar e que eu recomendei igual louca pra todo mundo. Divido esse troféu em dois livros: primeiro, Battle Royale - que foi quase um serendipity, já que eu  nunca esperei ficar tão enganchada na leitura desse Hunger Games sem política e com muito mais carnificina, mas aconteceu. É um livro com um ritmo ótimo, quase impossível de largar, e muitos personagens pra você torcer (a favor ou contra).
Segundo, Fahrenheit 451. Eu sou muito receosa na hora de comprar a fama dos clássicos, e talvez por isso eles não figurem tanto na minha biblioteca, mas esse livro vale todas as recomendações feitas sobre ele. É um livro sobre livros pra pessoas que gostam de livros. É maravilhoso, é direto ao ponto, é um livro que eu faço questão de comprar e pôr num lugar de honra da minha estante, é uma história que precisa ser passada adiante.

Melhor personagem:
Pra essa categoria, fica uma menção honrosa pra Heidi, a protagonista do livro homônimo, que eu li em uma época cheia de tretas e mau humor e que conseguiu, com o otimismo, a simpatia e a fofura dela, me deixar mais feliz. Mas a personagem mais querida desse ano foi a Caitlin de Passarinha. Com onze anos, síndrome de Asperger e a vida completamente bagunçada, foi impossível não se identificar com os sentimentos dela diante de tudo o que acontecia na história, e não amar o desenvolvimento dela durante o livro.

Melhor quote:
Agora que eu aprendi a usar a ferramenta de quotes do Goodreads, estou viciada em anotar as melhores frases lá (inclusive melhor rede social, me adicionem lá). 2015 me trouxe várias frases ótimas, mas fico com mais uma frase de Passarinha, que meio que resumiu esse ano:
"Acho que eu não vou gostar nada disso. Acho que vai doer. Mas talvez depois da dor eu consiga fazer uma coisa boa e forte e bonita de tudo isso."

E o 2015 literário de vocês, minha gente? Foi bom? Teve retrospectiva nas internets? Vamos compartilhar dicas de leitura pro ano novo! xx

Quando o tempo fecha e o céu quer desabar

2 comentários
Eu juro que eu tinha a intenção de postar com mais frequência nesse blog, mas a verdade é que a bad continuou pairando nessas terras. Foram vários rascunhos começados aqui no blogger, que sempre viravam listas ou posts sobre os dramas dessa vida, coisa que vocês não são obrigados a ler, não é mesmo meus queridos?
R: SIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIM
Então, acabei transformando todo o mimimi e as listas em posts pra alimentar meu outro blog que tem a função de acolher todas as minhas ideias incoerentes, e acabei deixando o Beyond de lado.
Aí que hoje é dia de 7 on 7 (que aparentemente está em hiatus, suspeito que não esteja fácil pras outras meninas também), e eu resolvi tirar umas fotos pra não deixar morrer o hábito de postar imagens fresquinhas mensalmente. Como hoje foi um dia bem ruinzinho, e uma das poucas coisas que me alegram/acalmam é ficar no meu quarto, tirei umas fotos dos meus cantinhos favoritos deste cafofo. Tem vários outros cantinhos que eu odeio/não consegui arrumar do jeito que eu quero e foi isso que salvou esse post de virar um ~room tour~, mas se vocês pedirem com jeitinho eu posso fazer RISOS.
IMG_1435 Almofadinhas handmade - o ápice do meu talento manual
IMG_1441
O canto mais bonito desse quarto, meu orgulho e amor - duas prateleiras da estante onde coloco todas as edições que eu compro (e bugigangas fofinhas).
IMG_1445 A prateleira de cima da estante, onde ficam as câmeras e meus fichários (outro prodígio do DIY), junto com outros livros-texto que eu não uso muito.
IMG_1446 Exatamente embaixo disso temos a escrivaninha mais odiada da história - por isso pendurei um monte de badulaques bonitinhos na parede. Dois projetinhos DIY totalmente pinterest-like e esse espelho que foi a primeira vítima da tinta spray dourada que compreiIMG_1447 Esse balão tem mais de trinta anos de idade e obviamente impedi minha mãe de jogá-lo fora - cês sabem como eu posso ser a louca da velharia IMG_1449 O cantinho das papelarias é a escrivaninha que eu odeio, então juntei tudo o que eu gosto numa foto só: esse bloquinho, clipes, stabilos e washi tape. E sim: os clipes ficam numa latinha de manteiga (que tem o tamanho perfeito pra eles)IMG_1452 Eu sei que alguém aí também é dessas pessoas que compra cadernos e tem dó de usar - o que me resta é deixar eles enfileiradinhos na estante. (#tilibramepatrocina)IMG_1454 A segunda gaveta do meu criado é cheia de fotos que eu revelei e ainda não consegui fazer nada com elas - um scrapbook? um álbum? um varalzinho (pra adicionar mais um DIY do pinterest nesse comodo)? Não sei como organizá-las, então por enquanto ficam aí, no alcance das minhas mãos, do lado da cama.IMG_1456
Outras coisas legais que ficam escondidas, mas eu tirei pra mostrar aqui: meus diários antigos e a agenda-journal de 2015. To nessa de fazer diários/agendas sobre os meus dias desde 2004 e olha, criar memórias pra ver no futuro é uma coisa que eu adoro.

Beijos e até o próximo post xx 

Firenze, duemilaquattordici

4 comentários
Ou: Florença, 2014
Antes disso: Bologna - Ferrara - Veneza - Bologna, il ritorno - Verona
Depois de uma pausa pras festas de ano novo em que passamos numa uma cidade meio desconhecida com os amigos alemães que fizemos pelo caminho, jogamos futebol na praça - de madrugada - com uma latinha de cerveja e tivemos um jantar tipicamente italiano, com três pratos, vinho tinto e tudo o mais, pegamos o trenzinho e finalmente fomos parar em Florença, essa joia turística incrustada na região da Toscana (!!!)
Florença é uma cidade recheada de história - tem um monte de palazzi (residências de famílias nobres), prédios maravilhosos pra todo lado e arte pra chuchu. Infelizmente pra mim, essa parte da viagem não foi muito marcada pela abundância financeira e a maior parte dos locais turísticos (as igrejas também) eram pagos, ou seja: bati muita perna a esmo olhando fachadas, explorando livrarias e lojas de departamento e dividindo chocolates com a minha companheira de viagem enquanto chovia na nossa cabeça. Mas, sem mais mimimi, apreciem as fotos:
Vamos começar esse post esfregando a magnificência do Duomo (catedral) de Florença na cara de vocês, leitores? Acho apropriado usar palavras como "magnificência" pra descrever esse lugar, porque vejam bem. Apenas vejam.
IMG_0032
IMG_9882
O interior é bem menos impressionante, pelo menos desse ângulo, heh
 Sei que na internet devem ter fotos muito melhores do teto do Duomo, mas quis postar essas porque sim, gente, eu subi a escadaria que te leva até a cúpula. É uma experiência inesquecível: uma catraca pra validar seu bilhete e 400 e não sei quantos degraus, escuros, estreitíssimos e sem corrimão, onde é meio inviável parar pra descansar porque a fila atrás de você quer subir também. Descer pelos mesmos degraus enquanto a outra leva de turistas sobe em sentido contrário também é ótimo - meus joelhos de velha reumática aprovaram 100% essa parte do passeio.
Num dia de sol, deveria ter um raio de luz saindo da cabeça de Jesus. O que dizer da engenhosidade de quem fez essa igreja???????
IMG_0077-2
Mas chegar lá em cima é bem legal! Esses telhadinhos = amor
Não olhei por esses binóculos (porque cinquenta centavos de euro faziam toda a diferença nessa parte da viagem), mas tirei uma foto assim mesmo porque sim
Mais uma da série "tem fotos melhores no Google mas tirei mesmo assim" - teto do batistério do complexo da catedral. MUITO OURO INSH'ALLAH
IMG_0067
Tem essa foto tosca aqui, do alto da torre do sino, só porque dá pra ver os prédios em volta e as barraquinhas de ambulantes que tem por lá. E a chuva, lógico
O passeio pelo complexo da Catedral custa(va) dez euros e te dá um ingresso pra visitar um monte de prédios, inclusive o campanário (torre do sino), que não é tão legal assim mas te dá vista pra cúpula do Duomo.  (Mas você pode visitar o interior da catedral sem ingresso nenhum!)
IMG_9630
Até 1873 o Davi original ficava aí mesmo - agora temos uma réplica, e o original fica na Galleria dell'Academia (que eu não visitei - marcado para o próximo passeio)
IMG_9688 Sombrinhas espalhadas pela rua - como boa menina do interior achei isso lindo demais e quis mostrar pra todo mundo.
O outro passeio de turista legal que eu fiz foi visitar a Uffizi, galeria de arte cheia de obras famosas, como O Nascimento de Vênus e A Vênus de Urbino, além de trocentas Madonas retratadas de todas as formas e a sala mais rica que eu já vi nessa vidaNão tem fotos porque eu sou uma turista chata e quis seguir as regras do museu - o que foi uma decisão muito acertada, porque o passeio durou umas quatro horas e eu saí de lá com ressaca de arte e morta de dor nos pés. Carregar uma câmera de mais de um quilo não ia me ajudar.
Recomendo: comprar o ingresso antecipado. Ir cedo e separar um dia especialmente pra isso. Deixar qualquer câmera pesada em casa (mas leve uma levinha, a vista do rio que se tem é linda!). Usar um sapato com palmilhas ultra confortáveis. Levar um guia de bolso pra não se perder lá dentro e ver o que você mais quer - em dado ponto pulei umas três salas de quadros só porque queria chegar no Caravaggio e parecia que eles não iam acabar nunca. É muita opulência mesmo.
IMG_9654 Fachada do Palazzo Pitti, que disseram ser um Palácio de Versalhes italiano. A nobreza florentina morou aí (só a nata da sociedade) e hoje em dia é um museu (que também não visitei - lágrimas).
Gelateria dei Neri - fica na Via dei Neri, lá pros lados da galeria Uffizi. Coloquem aí no roteiro de viagem de vocês, porque esse sorvete de cookies tá no meu top 3 sorvetes (e o de manga tá logo ali em quarto). QUERIA TRAZER UM BALDE 
Me empanturrei de chocolate Lindt (porque tinha lojas sempre perto dos pontos turísticos) mas esses coraçõezinhos da Perugina foram o melhor chocolate que já comi nessa vida EVER. Arrependimento de não ter trazido de caixa também.
IMG_9727-2 Pontevecchio e rio Arno (enquanto os amiguinhos alemães bebiam cerveja). Deus, Deus, me leva de voltaaaaaaaaaaaaaaaa

No próximo post: (Muitas) fotos da capital federal e o meu mimimi pelo último post dessa viagem. Stay tuned!!! xx

Tô viva, gente (e cheia de livros)

4 comentários
(quem captou a referência: vamos ser amiguinhos e andar juntos no recreio pfvr)

Ainda existe alguém frequentando esse blog? Não tenho muita certeza, mas to aqui, quase um mês depois da última aparição, escrevendo esse post à guisa de explicação pra esse sumiço todo e tentando expôr em forma de texto o que aconteceu na minha vida nos últimos tempos que secou a fonte de motivação pra escrever aqui. A verdade é uma só: não está sendo fácil, amigos - vamos nos dar as mãos.
Desde setembro eu já estava reclamando da vida - teve chuva de granizo, drama familiar e finanças terríveis, e outubro não facilitou muito as coisas. Passou rápido demais, me trouxe um monte de trabalho (do qual não vou reclamar, porque dinheiro em caixa é tudo o que eu to precisando nessa vida) que trouxe de brinde o medo de que eu não vou dar conta de tudo. Ando cansada e triste, quase sempre sozinha e ansiosa por causa de milhões de coisas acontecendo internamente e externamente. Tá bão não. Até o coitado do blog sofreu e ficou fechado por uma semana, por pura paranoia de que pessoas indevidas estavam lendo isso aqui - aí aproveitei pra mexer no layout, mas não deu muito certo então acabei só mexendo nas cores, porque aquele fundo rosa-algodão-doce já estava fazendo a minha glicose subir. Vai ficar assim por mais um tempo.
Tudo o que eu queria era um mês de férias remuneradas (não vai ter, tristíssima essa vida de trabalhador autônomo) e umas passagens pra qualquer lugar. É possível que as passagens rolem nesse mês e eu pegue um ônibus pra algum cantinho novo desse país - orem por mim, minha gente. Usar shorts e havaianas e ficar longe de exigências (e relacionamentos zuados) não pode fazer mal nenhum, né? To vivendo focada nessa ideia. Ainda bem que depois desse mês temos as festas de fim de ano pra folgar de novo. ALELUIA IRMÃOS

On the other hand, no meio desse caos todo teve livros novos pra ajudar a segurar essa barra que é gostar de você:

IMG_1262 A Amazon vai me levar à falência com essas promoções. Esse box de Peanuts custou trinta e cinco dilminhas!!!! São vários boxes com cinquenta anos (!!!) de tirinhas e é claro que eu já quero todos o$ outro$$$$$. Não conhecia muito as tirinhas deles, mas já amei muito com o pouco que li. São cheias de humor e de insights inesperados - exatamente o que eu gosto de ver em tirinhas. Charles Schulz, o senhor é destruidor mesmo viu viado

IMG_1263Pra quem cresceu lendo o gibi da Mônica: vocês já devem ter visto falar dessas ~graphic novels~ (um nome metido a besta pra um gibi numa impressão melhor) da Turma - essa, no caso, é Laços. O desenho dos irmãos Cafaggi é MUITO LINDO e essa história é maravilhosa, cheia de elementos infantis e profundidade, ao mesmo tempo. Recomendo e também to querendo as outras da coleção - mais alguém aí continua fã da Turma da Mônica mesmo com 20 e poucos anos na cara?

IMG_1270 Um belo dia, Digníssimo estava especialmente generoso e me comprou essa edição linda de O Diário de Anne Frank - percebam que ando muito seletiva com a aparência das edições que ando comprando. Mais uma leitura que eu nunca tinha feito. Mesmo sendo meio monótono (afinal, é um diário), acompanhar a rotina dos Frank e dos van Daan e seus perrengues pra permanecer escondidos e viver dentro da normalidade em época de perseguição foi uma leitura que valeu muito a pena.

IMG_1265 A cereja do bolo: Comprei mais uma edição linda-maravilhosa-deusmeacuda da Puffin in Bloom!!!!! Não sei lidar com essa arte da Rifle Paper, sério. Eu poderia me casar com essas edições. Eu poderia decorar minha casa com a arte deles. Não li Heidi ainda e não sei muito do que se trata (gosto de ler livros sabendo o mínimo sobre eles), mas tá aí na fila de leitura assim que eu finalmente terminar Orgulho e Preconceito. Enquanto isso, fico admirando essa capa maravilhosa.

IMG_1258
Comprei mais duas edições que ainda estão chegando. Gente, a Amazon é maravilhosa, recomendo 100% - todo dia tem alguma promoção absurda e os livros chegam muito rápido! Ainda bem que os livrinhos deram uma aliviada nessa zica toda. Espero voltar a postar direito aqui nesse blog, e o finalzinho do diário de viagem também sai logo por aqui (finalmente)!
Beijos e até o próximo post xx

Viciados em música

3 comentários
A bonita da Ana me indicou pra mais um meme, e como eu nunca rejeito uma indicação pra falar de mim em forma de listinha, vamo lá. Esse é sobre músicas (duh)! Não falo muito sobre o assunto nesse blog porque tenho a impressão que é um assunto pessoal demais pras outras pessoas terem algum interesse pela salada mista que é minha biblioteca do iTunes, mas já que estamos aqui, espero que vocês apreciem as respostas. Lá vai:


1. Uma música romântica:
Hotel de Garlande. Leoni, gente. Eu sou ~arriada os quatro pneu~ por esse homem desde 2005. Adoro as músicas, o jeito que ele se relaciona com os fãs, as letras, a voz dele. Acho essa música o supra-sumo do romance. Quem nunca quis pegar a pessoa amada e se trancar num hotel e fingir que o resto do mundo desapareceu que atire a primeira pedra.


2. Uma música que te define:
American Girl, Tom Petty and the Heartbreakers. Apenas. Acho que é a única música nesse mundo que realmente serve como resposta pra uma pergunta dessas pra mim.

3. Que música não sai da sua cabeça?
Ultimamente tem sido Watcha Gonna Do da Sky Ferreira, de um modo que eu preciso me controlar pra não cantá-la em público. Aliás Sky Ferreira, que mulher mais maravilhosa. Não sei lidar.

4. Uma música que você chora quando ouve:
Poderia responder essa com a trilha sonora de 90% dos filmes da Disney. Pra dizer a verdade, as únicas músicas que arrancam lágrimas de mim são trilhas sonoras. Temos a infalível trilha sonora de Os Miseráveis (I Dreamed a Dream, On My Own), a de Mamma Mia (Slipping Through My Fingers, Our Last Summer), a de Tarzan (Two Worlds) e até mesmo a de Glee, risos.

5. Qual sua música predileta no momento?
Eu sempre tenho mais de uma música predileta no momento, mas na presente data, to ouvindo em loop, compulsivamente, Just Another Girl do The Killers. Melhor música, melhor banda, melhor clipe, melhor Brandon APENAS.
Só existe uma reação possível pra esses dois juntos e ela é LAMBER A TELA


6. Que música você não consegue gostar?
Tenho PAVOR ABSOLUTO de sertanejo universitário, num nível que se eu estiver numa festa e começar a tocar acaba meu bom humor porque eu não sou obrigada a ficar ouvindo música sobre bebedeira e pegação.
Também odeio as músicas da Anitta.

7. Cite um trecho da sua música predileta:
Well she was an American girl
Raised on promises
She couldn't help thinkin' that there
Was a little more to life
Somewhere else
After all it was a great big world
With lots of places to run to
Yeah, and if she had to die tryin' she
Had one little promise she was gonna keep...

Ta aí a primeira estrofe de American Girl, o melhor trecho de música desse mundo.

8. Sua música brasileira predileta:
Que dificuldade responder essa. Pensei muito e cheguei a conclusão que vou dar esse título de honra pra essa música aqui embaixo, Saudade da Minha Terra, clássico dos modão de viola, clássico dos hits da minha infância. Demorei pra ver a beleza dessa música, mas hoje em dia é difícil demais desconsiderar essas estrofes. Chorem, fãs do Chico, mas esse blog é caipira de raiz. O Que É Que Eu Posso Fazer, Não É Mesmo?™ ¯\_(ツ)_/¯

9. Abra seu player em modo aleatório e diga qual a 5ª música a tocar:
No Creo. Musa colombiana maravilhosa, com essas músicas que fazem eu me lembrar da época boa do meu colegial.


10. Marque cinco blogs
Vou indicar aqui a menina Suelen porque quero ver mais posts dela lá no blog. Os outros quatro? Posso deixar em aberto pra quem quiser responder? RISOS. Fica a dica, aí vocês deixam os links aqui pra eu ver (vibe stalker sempre).

xx