Antes disso: Bologna - Ferrara - Veneza - Bologna, il ritorno - Verona
Depois de uma pausa pras festas de ano novo em que passamos numa uma cidade meio desconhecida com os amigos alemães que fizemos pelo caminho, jogamos futebol na praça - de madrugada - com uma latinha de cerveja e tivemos um jantar tipicamente italiano, com três pratos, vinho tinto e tudo o mais, pegamos o trenzinho e finalmente fomos parar em Florença, essa joia turística incrustada na região da Toscana (!!!)
Florença é uma cidade recheada de história - tem um monte de palazzi (residências de famílias nobres), prédios maravilhosos pra todo lado e arte pra chuchu. Infelizmente pra mim, essa parte da viagem não foi muito marcada pela abundância financeira e a maior parte dos locais turísticos (as igrejas também) eram pagos, ou seja: bati muita perna a esmo olhando fachadas, explorando livrarias e lojas de departamento e dividindo chocolates com a minha companheira de viagem enquanto chovia na nossa cabeça. Mas, sem mais mimimi, apreciem as fotos:
Vamos começar esse post esfregando a magnificência do Duomo (catedral) de Florença na cara de vocês, leitores? Acho apropriado usar palavras como "magnificência" pra descrever esse lugar, porque vejam bem. Apenas vejam.
O interior é bem menos impressionante, pelo menos desse ângulo, heh
Sei que na internet devem ter fotos muito melhores do teto do Duomo, mas quis postar essas porque sim, gente, eu subi a escadaria que te leva até a cúpula. É uma experiência inesquecível: uma catraca pra validar seu bilhete e 400 e não sei quantos degraus, escuros, estreitíssimos e sem corrimão, onde é meio inviável parar pra descansar porque a fila atrás de você quer subir também. Descer pelos mesmos degraus enquanto a outra leva de turistas sobe em sentido contrário também é ótimo - meus joelhos de velha reumática aprovaram 100% essa parte do passeio.Num dia de sol, deveria ter um raio de luz saindo da cabeça de Jesus. O que dizer da engenhosidade de quem fez essa igreja???????
Mas chegar lá em cima é bem legal! Esses telhadinhos = amor
Não olhei por esses binóculos (porque cinquenta centavos de euro faziam toda a diferença nessa parte da viagem), mas tirei uma foto assim mesmo porque sim
Mais uma da série "tem fotos melhores no Google mas tirei mesmo assim" - teto do batistério do complexo da catedral. MUITO OURO INSH'ALLAH
Tem essa foto tosca aqui, do alto da torre do sino, só porque dá pra ver os prédios em volta e as barraquinhas de ambulantes que tem por lá. E a chuva, lógico
O passeio pelo complexo da Catedral custa(va) dez euros e te dá um ingresso pra visitar um monte de prédios, inclusive o campanário (torre do sino), que não é tão legal assim mas te dá vista pra cúpula do Duomo. (Mas você pode visitar o interior da catedral sem ingresso nenhum!)
Até 1873 o Davi original ficava aí mesmo - agora temos uma réplica, e o original fica na Galleria dell'Academia (que eu não visitei - marcado para o próximo passeio)
Sombrinhas espalhadas pela rua - como boa menina do interior achei isso lindo demais e quis mostrar pra todo mundo.
O outro passeio de turista legal que eu fiz foi visitar a Uffizi, galeria de arte cheia de obras famosas, como O Nascimento de Vênus e A Vênus de Urbino, além de trocentas Madonas retratadas de todas as formas e a sala mais rica que eu já vi nessa vida. Não tem fotos porque eu sou uma turista chata e quis seguir as regras do museu - o que foi uma decisão muito acertada, porque o passeio durou umas quatro horas e eu saí de lá com ressaca de arte e morta de dor nos pés. Carregar uma câmera de mais de um quilo não ia me ajudar.
Recomendo: comprar o ingresso antecipado. Ir cedo e separar um dia especialmente pra isso. Deixar qualquer câmera pesada em casa (mas leve uma levinha, a vista do rio que se tem é linda!). Usar um sapato com palmilhas ultra confortáveis. Levar um guia de bolso pra não se perder lá dentro e ver o que você mais quer - em dado ponto pulei umas três salas de quadros só porque queria chegar no Caravaggio e parecia que eles não iam acabar nunca. É muita opulência mesmo.
Fachada do Palazzo Pitti, que disseram ser um Palácio de Versalhes italiano. A nobreza florentina morou aí (só a nata da sociedade) e hoje em dia é um museu (que também não visitei - lágrimas).
Gelateria dei Neri - fica na Via dei Neri, lá pros lados da galeria Uffizi. Coloquem aí no roteiro de viagem de vocês, porque esse sorvete de cookies tá no meu top 3 sorvetes (e o de manga tá logo ali em quarto). QUERIA TRAZER UM BALDE
Me empanturrei de chocolate Lindt (porque tinha lojas sempre perto dos pontos turísticos) mas esses coraçõezinhos da Perugina foram o melhor chocolate que já comi nessa vida EVER. Arrependimento de não ter trazido de caixa também.
Pontevecchio e rio Arno (enquanto os amiguinhos alemães bebiam cerveja). Deus, Deus, me leva de voltaaaaaaaaaaaaaaaa














































