Mostrando postagens com marcador turistazinha. Mostrar todas as postagens

Verona, duemilatredici

4 comentários
Antes disso: Bologna - Ferrara - Veneza - Bologna, il ritorno
Oi, gente!
Ói nóis aqui traveiz com esse mini-diário de viagem pela Itália. Dessa vez fomos pra Verona, porque eu e a parceira de viagem decidimos que precisávamos dar uma espiada na Casa da Julieta. Foi um bate-volta de um dia e que não acabou sendo uma ideia tão boa assim, já que a gente acabou chegando no nosso apezinho em Ferrara uma da manhã, porque a opção de trem de volta num horário normal custava 35 euros (mas viagem ~low budget~ tem dessas coisas né mesmo). Também não achei a melhor das ideias porque Verona não me impressionou muito, além dos pontos turísticos shakespearianos e do centro que é bem fofinho, o turismo restante ficou por conta das igrejas, uma coisa que, cedo ou tarde, você vai cansar de ver na Itália - talvez se eu tivesse ficado por lá, teria explorado a cidade com mais calma e conhecido mais lugares legais (... ou não).
 Verona também tem um anfiteatro romano! Adoraria ter entrado, mas deixei ~pra depois~ e não deu tempo.
Que fica logo de frente pra essa fonte e essa praça fofinha
Piazza delle Erbe, que segundo pesquisas é a praça italiana mais amada do mundo. Devo concordar: é uma graça. O que falar dessas casas decoradas com afrescos????
Igreja de Santa Anastasia, a primeira parada no circuito de igrejas
Dá pra desenvolver um torcicolo olhando todas as maravilhas que esses artistas italianos fizeram
Gente. Apenas. GENTE.
Ponte Pietra - a ponte mais antiga de Verona, da época do Império Romano. Aparentemente uma parte dela ainda é da construção original de 100 aC (!!!) - a maior parte foi destruída na Segunda Guerra. Shit happens.
Rio Adige e uma vista bonita demais pra não fotografar
Mais um anfiteatro: esse é o teatro romano, que fica ao lado do rio Adige e foi construído em 1 a.C.

A historinha: durante essa visita eu estava MORRENDO de sono (não consegui assimilar muito das  outras ruínas que tinham por aí) e saí de lá pra tomar um café. Acontece que uma xicarazinha de café espresso (que me custou um euro) vem aproximadamente um gole, e pra quem estava acostumada a pagar três reais por mês no estágio e ter café quase ilimitado todo dia, me senti lesada. Café espresso nunca mais, cappucino ftw.
"Não há necessidade de fazer grandes coisas pra fazer a diferença: sorria para um estranho; abra a porta para alguém; ofereça algo a alguém que tem necessidade. Nada passa despercebido. Bom Natal!"
Direto da Catedral de Verona. Queria comprar essa parede e colocar na minha casa, com licença
Se não me engano, parte da nave central da igreja. Também quero, so cor ro
Uma das razões pela qual o role foi salvo: SORVETE DA AMORINO. Você escolhe quantos sabores quiser (independente do tamanho da sua casquinha) e a atendente ajeita tudo EM FORMATO DE FLOR. Sério. Não deixem de ir na Amorino (um mapinha pra conferir se você vai topar com uma nas sua próxima viagem pela Europa HEH)
E finalmente... a casa da Julieta. Uma pracinha bem pequena e apinhadíssima de gente, a sacada da Julieta (que segundo conta, foi acrescentada aí depois da história), paredes cheias de chiclete e nomes e cadeados.
 E uma das minhas três fotos preferidas dessa viagem
Haja casal apaixonado
 É claro que tinha fila pra tirar foto com a estátua da Julieta e é claro que eu não fiquei na fila. Reza a lenda que se você segurar no peito dela (esse que está desgastado, coitada), vai ter sorte no amor. Como a protagonista da tragedia romântica mais famosa do mundo pode te trazer sorte do amor??? São questões.
Mas escrevi meu nome e o do digníssimo na parede da Julieta porque: por que não?
San Fermo Maggiore, a terceira igreja do role de quatro igrejas do ingresso que eu tinha comprado (pois é, em Verona a visitação das igrejas só é de graça na hora da missa). As fotos internas ficaram bem ruinzinhas porque o sol já estava indo embora e ela era bem escura. A quarta igreja do circuito (San Zeno) não aparece aqui porque só pudemos dar uma olhadinha de dez minutos nela porque quando chegamos ela estava fechando......................... lágrimas (ou não, como eu disse NÃO HÁ FALTA DE IGREJAS PRA SE CONHECER).
Ahhhhhhhhh, me deixem ficar aqui pra sempreeeeee

Um adendo: no último dia de 2013, fomos pra Pisa. É pertinho de Florença, e não vou fazer um post sobre a cidade porque aparentemente fazer um bate-e-volta lá faz todo o sentido - a única atração é mesmo a torre e o complexo da igreja (e os camelôs vendedores de souvenires e as pessoas fazendo poses hilárias pra tirar a foto clássica segurando a torre). Mas foi um dos lugares que eu mais gostei de ver e vale totalmente o dinheiro do bilhete pra ir lá conhecer, subir na torre, tirar fotos de turista e o que mais você quiser fazer.

No próximo post (tá acabando, eu juro), esse diário de viagem finalmente pega um trem pro sul e vai ver Florença - pensem em Catedral de Florença! Stay tuned xx

Bologna, il ritorno

8 comentários
Antes disso: Bologna - Ferrara - Veneza
Tem dois posts dessa maravilha que é Bolonha porque só um final de semana não foi suficiente pra desfrutar dessa cidade linda. Se eu fosse uma cidade, seria ela: meio bagunçada, cheia de antiguidades, com fama de ter boa comida e extremamente confortável. Está declarado meu amor por esse pedacinho de lugar que fez com que eu me sentisse tão bem.
Siamo italiani
As duas torres que são um marco da cidade: Torre Garisenda e Torre Asinelli (que é a mais alta). 
Uma das quais (torre Garisenda) é torta. Você pode subir na outra, mas existe uma lenda de que isso faz com que seu namoro termine ou que você não conclua seus estudos 
Todo o meu amor por essas calçadas enormes e cobertas
 Feirinha de antiguidades achada ao acaso, que acontece sábado (acho) cedo na frente da igreja de Santo Stefano (ficadica pra vocês que colocarem os pezinhos lá também)

Venezia, duemilatredici

16 comentários
Antes disso: Bologna - Ferrara
Alguém me traz uma caixa de lencinhos que eu já to sentindo o nó na garganta se formando aqui.
Sempre ouvi todo mundo falando de Veneza e da sua história, da sua singularidade, da magia das gôndolas e dos gondolieri e aquele labirinto de canais sem sentido, do romance, dos carnavais e seus mascarados, dos artesãos de vidro em Murano, e de outras mil coisas, mas sempre tinha achado que muito desse amor era exagero, até o dia em que eu peguei um trem pra passar o final de semana lá porque afinal de contas, né, não viajei dez mil quilômetros pra voltar pra casa e dizer que não conheci a tão badalada Veneza.
O tal final de semana foi bem cansativo, de tanto andar pra cima e pra baixo o tempo todo carregando o peso da câmera inseparável; meio aborrecido, de tanto encontrar coisas lindas que eu queria comprar mas não tinha dinheiro o suficiente; meio incompleto porque não fui ver os artesãos do vidro em Murano (coisa com a qual sou encantada desde sei lá, cinco anos de idade); mas me presenteou com outros tantos momentos lindos e mágicos que apagaram completamente essa ideia de que Veneza é um lugar superestimado e me deixou com a certeza de que eu PRE-CI-SO VOLTAR PRA LÁ DE NOVO (assim mesmo, em caps lock e com pausas pra enfatizar).

Cordei kd Piazza San Marco
 Ciao bella, hoje não vai ter sol
Basílica de São Marcos
Leões alados everywhere
A Torre dell'Orologio e muita neblina

Close no relógio: 24 casas pra cada hora do dia, além de painéis que giram pra mostrar a posição do Sol nos signos do zodíaco e da Lua em relação à Terra.
 Ponte dos Suspiros vista de fora. Passei a vida toda achando que os suspiros da ponte eram de amor, pra descobrir que ela tem esse nome porque fazia parte do caminho dos prisioneiros pra prisão
a vista dos prisioneiros de séculos atrás
vista interna do Palazzo Ducale, a antiga residência do doge de Veneza e sede do governo (a vista externa é a primeira foto desse post, uma tentativa bem ruim de capturar a fachada dele pois é ENORME)
 Não é por acaso que essa belezinha se chama Escada de Ouro (como muitas coisas nessa viagem, o teto era mais interessante do que o restante da vista)
vista da ponte de Rialto: turistas
e também o Grande Canal com essa vista linda
 e lojinhas com souvenires (alguns caríssimos)
pau de selfie: não trabalhamos

arrependidíssima de não ter experimentado esse sabor crema del doge pois só tinha em Veneza (mais um motivo pra voltar pra lá)

possivelmente a minha foto preferida de Veneza e uma das preferidas da vida
 vitrines natalinas = melhores vitrines sempre
 99 euros por um jogo de xadrez de gatos x cachorros + 29 pelo tabuleiro feito em couro... apenas uma das razões pelo meu aborrecimento por não ser rica enquanto eu andava pelas ruas
 Acho que eu nunca fiquei tão feliz na vida de ver o sol como nessa manhã - acordei, escovei os dentes e já saí com a câmera na mão. Vista do alto do hostel em que a gente ficou (simplesmente melhor hostel, além de tudo te dá vista aérea da cidade!!!!!!!!!!!!!!111!11!!!11!!1!)
A Praça de São Marcos é a única praça de Veneza, e o seu principal destino turístico, com permanente abundância de fotógrafos, turistas e pombos. - Wikipédia corretíssima
desculpa mas COMO NÃO SE APAIXONAR POR ESSA CIDADE?
 Lanterninhas coloridas bonitas demais pra ficarem de fora
 OOOOOOOOOO SOLE MIOOOOOOOOOOOOOOOOO
 To fora de foco mais uma vez (minha fotógrafa oficial não se entendia muito bem com a câmera, heh), tá espontanea, to olhando pra fora do quadro, mas: uma das minhas fotos preferidas desse role
arrivederci, bella

Próxima parada do diário de viagem: Bolonha de novo, hu3 - porque turismo nunca é demais
Tenho fé que terminarei de fazer esses posts sobre essa viagem até o final do ano. Espero que vocês tenham amado as fotos desse lugar tanto quanto eu e não tenham se cansado de tanto canal e tanta gôndola. Deus, me leva de volta por favor

Beijos e até o próximo post!