Mostrando postagens com marcador saúde mental. Mostrar todas as postagens

Um post Blindado Contra Bad Vibes™

12 comentários
Esses dias eu tava precisando me sentir bem e fiz uma lista de coisas que me ajudavam. A gente volta e meia tá precisando de um empurrão pra se sentir bem, né? Espero que isso melhore o dia de alguém.




1: arranje uma trilha sonora
Uma "playlist das good vibes" é auto-explicativo. Músicas são poderosas e conseguem mudar o nosso humor, então, por que não fazer uma listinha salvadora cheia de coisas que dão vontade de saltitar por aí?


2: pare de se comparar com as pessoas AGORA
Isso não serve pra absolutamente nada além de fazer você se sentir um lixo e ficar sofrendo e com inveja a cada comparação. A pior parte é que a gente nem sabe se essas comparações tão certas, porque é claro que na internet todo mundo é lindo o tempo todo e está com todas as contas pagas. Olha, mesmo que você claramente esteja num momento meio bosta da vida, tá tudo bem. Mesmo. É válido se comparar com quem a gente era antes, mas não adianta nada gastar energias preciosas querendo ser/parecer/viver como outra pessoa que a gente nunca vai ser (seja ela a blogueira maravilhosa xy ou a enemiga™ do trabalho). Repita comigo: ser a pessoa que você é é bem mais legal do que ser qualquer outra pessoa.


3: abra um tumblr
Ou um blog, um board no pinterest, uma pasta no seu hd, ou uma caixa de recortes - eu gosto do tumblr por causa da quantidade de coisa fofa que aparece automaticamente na timeline e dessa tag self love. A ideia é colecionar imagens e frases inspiradoras, fofas e que te façam relaxar instantaneamente. É gratuito, é bom, é fácil e é como se fosse um cantinho permanentemente Blindado Contra Bad Vibes™.

4: invente uma rotina de princesa
Dormir é muito importante e ficar rolando na cama pensando nas tragédias que aconteceram em 2008 (ou checando abobrinha que as pessoas falam pelo celular) não vai te fazer acordar bem no dia seguinte. Se você tem problemas pra dormir (eu tenho), invente uma rotina de sono que te ajude a relaxar e ficar distraída. A minha consiste em passar creminhos cheirosos, colocar pijama, deixar os eletrônicos num canto, ligar o abajur ler ou escrever no meu diário/journal um pouco, ao som de alguma musiquinha relaxante/Rainy Mood/ruído branco qualquer. Conseguir acordar cedo e disposta sempre me dá uma sensação muito gostosa de produtividade!
5: querido diário
Tenho várias justificativas pra vocês comprarem a ideia do diário: É gratuito, é pessoal, ele é só um caderno e não te julga, não interrompe seus pensamentos pra falar abobrinha, não faz distinção entre coisas legais e drama, aceita qualquer coisa (se for de papel, aceita até levar uns tapas), serve de recordação pro futuro. Eu tenho um caderninho que sempre acolhe meus desabafos sobre a vida e fazer a caneta deslizar no papel sempre tem o poder de controlar as angústias.

6: invente outra rotina de princesa
Não é maravilhoso sair do banho besuntada em cremes e se sentindo macia e cheirosa? Ver suas unhas do pé pintadinhas? Good hair day? Usar roupas que não te fazem sentir menos do que ótima? Se sentir limpa??? Sim, é maravilhoso. Tenho a impressão que a correria do dia-a-dia faz a gente se esquecer de como é bom fazer coisas pela nossa vaidade (que é uma coisa ótima quando a gente não se torna obcecada por ela), então vale a pena criar uma "rotina de beleza", mesmo que seja algo simples, como enfiar um creme de mão na bolsa.

7: cuide do seu corpo
Seu corpo é o seu templo - tá aí uma máxima meio religiosa com a qual eu concordo muito. Querendo ou não, o seu corpo (do jeitinho que ele é) é uma casa e é a única coisa que você sempre vai ter, então se esforçar pra manter ele funcionando direitinho é um grande favor que você se faz. Fazer uns exercícios aqui, uns alongamentos ali, manter os check-ups médicos em dia e comer direito (pode comer pizza gente, mas pode comer salada também viu) só melhora a sua qualidade de vida e a longo prazo te deixa mais feliz.
8: fala que eu te escuto
Sou dessas pessoas que sempre se sente melhor depois de desabafar e eu custo a acreditar que possa existir outro approach na vida. O sujeito nem precisa falar nada muito significativo: olhar com atenção e dar um abraço são sempre um remédio pra pensamentos ruins.
Tá todo mundo ocupado por aí? As bad vibes estão cruéis no meio da madrugada? Você não quer alugar o ouvido dos conhecidos? Me manda um e-mail (é sério, viu)!