Eu tinha uma rotina de estudante normal, que consistia em ir pra aula de manhã e à tarde, ler meus textos durante a noite e depois dormir. Quando virei estagiária, a coisa mudou. As segundas-feiras eram livres, enquanto as terças e as quartas eram uma loucura embolada que me fazia dormir de madrugada e pular o almoço pra dar conta de tudo. Depois da formatura, vieram alguns meses de desemprego em que eu não fazia nada e dormia em horários mais malucos ainda. Depois disso, vieram a ansiedade e outras misérias que me faziam revirar na cama, pensando em todas as decisões que tomei e deixei de tomar desde 1996.
E aí, quando eu vi, não sabia mais o que era ter uma noite de sono decente e funcionar sem uma xícara enorme de café na manhã seguinte. Desconfio que eu não seja a única pessoa que sofre com isso, então esse é um post inteiramente baseado nas minhas ~experiências~ do que me ajuda a dormir melhor.
Estabeleça um horário: E seja rígido com você mesmo. Dez e meia é hora de estar na cama, de pijaminha e com as luzes apagadas, com o despertador programado pras oito, por exemplo. Mas Manu, eu tenho que comer, por a água do cachorro, responder as crush no feice, livetweetar as Olimpíadas, ficar em dia com as séries... Amiga, me ajuda a te ajudar. Se a gente não defender o nosso soninho e fazer dele uma prioridade, não tem milagre que faça você dormir direito de novo.
É óbvio que nem todos os dias a gente consegue seguir à risca um horário exato, mas se esforçar ao máximo pra cumprir com ele é um bom jeito de não perder o controle e só ir dormir depois que todo mundo sair da internet.
Crie um ritual mágico: Coloque o pijaminha, passe os creminhos, faça um leitinho quente, coloque uma musiquinha gostosa ou o que você achar válido. A vida é estressante, a gente tá sempre cansado e por isso vale a pena separar dez minutinhos pra se mimar e se desligar desses pensamentos sobre o trabalho, as contas pra pagar, a crush maldita que não responde. Além de isso ajudar a desligar o motorzinho de pensamentos ansiosos, se isso for feito constantemente, ajuda nosso cérebro a associar aquilo tudo com a soneca.
Tire o celular de perto: Tomada do lado da cama é a maior fantasia sexual de 99% dos entrevistados pra essa reportagem (risos), mas as chances de você ficar rolando o feed do Facebook pra baixo e esquecer da vida são enormes. Você usa o celular como despertador? Coloque ele pra carregar numa tomada longe da cama, o que também vai te obrigar a sair da cama pra desligar o bichinho e evitar a tentação dos malditos cinco minutinhos a mais. HEHSeu amigo criado-mudo: Coloque um abajur e um livro ali do lado. Você não gosta de ler? Sente sono só de pensar naquelas letrinhas miúdas? Se faça esse favor e deixe os livros te levarem pro colo de Morfeu. Se você, como eu, adora ler, aproveite pra desencalhar aquele livro enorme e difícil que você quer tirar da lista de leitura. Talvez demore um ano inteirinho pra terminar, mas pelo menos seu sono estará salvo. Hooray!
Talvez eu pareça uma pessoa muito bem manjada na arte de evitar a insônia e dormir como uma princesa enquanto escrevo esse post, mas a realidade é que na noite passada fui dormir uma e meia da manhã - the struggle is real, amigos e amigas. Por isso, quero que vocês colaborem com esse post e me digam: O que vocês fazem pra ajudar vocês a dormir melhor?




