Mostrando postagens com marcador artesanato. Mostrar todas as postagens

#12: Ponto cruz é a pixel art da vida real

Um comentário
Ou: mais uma pauta que só surgiu graças ao poder do BEDA de fazer a gente dizer sim pras maiores caraminholas.

Minha relação com trabalho manual é essa: eu adoro, mas nunca aprendi a fazer nada. Meu único talento é pregar botão (que inclusive, é a coisa mais fácil do universo e nunca me conformo quando alguém me diz que não sabe pregar botão). Num lugar muito distante da minha infância, fui iniciada nos mistérios do bordado em ponto cruz e vagonite, mas acabei deixando pra lá, já que brincar de Barbie era muito mais divertido do que ficar sentada no meio dos adultos espetando uma agulha num pano. É possível que eu me arrependa disso, já que cheguei a conclusão de que ponto cruz é a pixel art das avós - e eu adoro pixel art (olhem o gif aí do lado direito: não é TÃO FOFINHO???). Tenho ainda menos talento com pixel art, mas pelo menos os gráficos do ponto cruz eu consigo seguir.
Foi aí que eu tomei gosto pela coisa.

Mas Manu, é muito difícil bordar HALP!!!
É e não é.
Bordar ponto cruz é a coisa mais fácil do planeta, você só precisa enfiar a linha na agulha e ir passando ela nos pontinhos do tecido, fazendo cruzinhas, seguindo o desenho e voilà! A questão é que existe o jeito certo de fazer isso. Sabe a toalha de mesa bordada da sua mãe? Já reparou que o lado avesso dela é bonito e lisinho? Não posso dizer o mesmo desse bordado que eu fiz. Minha avó provavelmente teria um troço.
Mas na frente ficou bonitinho, né? É isso que importa HAHAHAHAHAH

A primeira coisa que inventei de bordar foi esse projeto de quadrinho, que fiz pro menino Digníssimo que adora Zelda, à guisa de presente de Natal. Foi aí eu conheci o Sprite Stitch, esse site cheio de amor e gráficos inspirados em video-games (e outras coisas do nosso tão adorado universo geek). Aqui tem os gráficos (padrões? riscos?) na wiki do site, e aqui o link do fórum. Tem gráficos de Mario, Zelda, Pokémon, LotR, Star Wars e tudo o mais que a gente ama. Tem tanta coisa incrível que eu tenho uma pasta enorme de projetos pra fazer no futuro.
Créditos daqui. Vocês acham que isso está nos meus projetos futuros? Considerem que a pessoa participou do BEDA sem ter nada planejado. SAY YES TO NEW ADVENTURES!!!
Acho bonitinho demais pixel art ponto cruz porque você consegue aplicar em praticamente TUDO - dá pra bordar toalha de banho, toalha de mesa, almofadinhas decorativas e até fazer quadrinhos (ou quadrões, como esse do Pokémon); inclusive pra presentear as pessoas. Um dos principais motivos pra eu ser a louca do DIY é a capacidade de deixar as coisas com a minha cara quando não encontro nada pronto, e acho que sair bordando alguma coisa numa temática que você adore é um jeito simples de mudar um ambiente.

Manu, também quero, mas não tenho a menor ideia de como começar HALP!!!
Eu encontrei esse canal no youtube, que tem vários vídeos pra iniciantes e é bem didático na hora de ensinar! Ele ensina desde quais os materiais necessários, até fazer o avesso bonitinho e se arriscar nos primeiros desenhos. #vemgente

Esses bordados de cidade vieram do Pinterest da Satsumi Street, uma loja no Etsy que vende gráficos modernos e coloridos. Achei todos lindos e quero uma parede coberta com quadrinhos assim! Tem muita coisa bonita pela internet pra gente fazer - não é porque nossas avós tinham um jogo de mesa e banho todo combinando com rosas bordadas (minha vó tinha, eu sempre achei lindo) que a gente precisa se inspirar nos mesmos temas.
Outro lugar que me dá vontade de sair salvando todos os riscos é a conta do deviantArt da Vicky/Makibird - tem muita coisa inspirada em videogames e na Disney também. E eu também tenho um board no Pinterest com os meus riscos preferidos!


DIY: Fichário navy personalizado

7 comentários
Oi, pessoal! :)

Como já mencionado aqui, a época das férias é ótima pra nos ocuparmos de coisas como artesanato e trabalhinhos manuais em geral. Eu sou apaixonada por essa "tendência" do DIY, porque na minha opinião, essa possibilidade de fazer as coisas com as nossas próprias mãos e deixá-las exatamente como a gente quer é incrível. Fica tudo tão personalizado, com a nossa cara, e esse resultado é muito recompensador!
A "arte" que escolhi fazer hoje foi uma reforma em um fichario do Ensino Médio. Segui basicamente o tutorial da Mel e, como tudo já está lá explicadinho, não vou me dar ao trabalho de explicar o passo a passo básico nesse post. Aqui seguem as minhas dicas, sugestões e "experiências" nesse DIY, e espero que sejam úteis pra outras marinheiras de primeira viagem na hora de encapar fichários...

Material:
- Um fichário (!)
- Tecido: Descobri, fazendo uma incursão à loja de tecidos, que as peças de tecido tem todas 1,20m, o que era mais do que suficiente pra encapar a parte de dentro e a de fora. Assim, comprei 40cm de tecido, o equivalente à altura do fichário e mais um pouco, e ainda sobrou um pedacinho. Optei também por comprar um tecido escuro, já que caso suje, não vou poder lavar. Pra quem pensa em encapar fichários pra usar na escola/faculdade, ou pra quem é meio atrapalhada como eu, acho essa uma dica especialmente útil.
- Cascola do rótulo azul: Quando eu li o tutorial da Mel, fiquei me perguntando "mas será que tem que ser essa cola mesmo? Não pode ser qualquer cola?". Uma díca útil é testar o que você tem em casa: o tipo de tecido, a cola e o material do fichário influenciam. Testei com um tubo de cola branca normal, e como no meu caso não funcionou, optei por comprar a que a Mel citou, por ter certeza que ela ia funcionar.
- Pincéis e afins: Usei dois, um de 25mm pra espalhar a cola no fichário e um pincel chato, desses que a gente usa na escola, pra espalhar a cola na hora de fazer o acabamento. A largura dele era mais ou menos a de uma fita de cetim normal. Como não tinha rolinho em casa, acabei não usando, e acho que não fez muita diferença na hora de passar a cola.
- Fitas, rendas, botões, glitter, miçangas e tudo o mais que você quiser.


Execução:
Forre o fichário todo com o tecido, verifique se não tem nenhum pedaço descoberto e faça um vinco pra poder cortar o excesso. Eu tentei rasgá-lo e ficou meio torto, então acho mais recomendável cortar com a tesoura. Na hora de colar, também acho bastante recomendável começar por uma das partes de dentro, ajustando ela bem rente às argolas (se você começar pelo meio, sempre corre o risco de colar meio torto e faltar tecido pra encapar a parte de dentro de um dos lados...)
Experiência traumática do DIY: No meu caso, a combinação cola + tecido não evaporou completamente depois de seca, e em algumas partes que a cola "vazou" pro outro lado do tecido, ele ficou levemente mais escuro.  Não sei se isso é mais característica do tecido (eu usei popeline) ou da cola, mas em todo caso, cuidado com a quantidade que você aplica.
Esse fichário é daqueles que tem um plástico transparente e brilhante por cima (tipo os fichários de uns seis anos atrás), e conforme eu passava a cola nele, parecia que ele absorvia a cola. Aí, eu cismei de passar mais por cima e deixar uma camada contínua de cola, cobrindo os "buracos" de onde ela parecia ter sido absorvida. Essa camada mais grossa, aparentemente foi um exagero, e acabou passando pro outro lado do tecido. Caso o seu tenha o mesmo plástico e aparente estar absorvendo a cola, não se assuste, pincele mais e cole que vai dar certo!
Percebi também que, mais importante do que a quantidade de cola pra colar, é a pressão sob a superfície. Se algo aparentar estar meio descolado, coloque um peso em cima e espere um tempinho.
Mais uma coisa: Se você, assim como eu, não tem experiência nisso, comece SEMPRE pela parte de trás. Se você fizer alguma coisa errada e acabar manchando o tecido, ou colando errado, o erro não vai ficar tão evidente como se estivesse na capa.


Acabamento:
Com todos os lados do fichário encapados, vem a parte mais divertida/difícil do processo. A infinidade de materiais que podem ser usados pra decoração do seu fichário dá muita margem pra criatividade, então, dê uma olhada na loja de aviamentos ou o armarinho mais perto da sua casa e compre aquilo que mais combinar com o estilo do seu fichário:


 Existem muitos tipos de fitas (separei alguns acima!), e você pode combiná-las, sobrepondo umas sobre as outras, por exemplo. Essa é a parte divertida do processo! Assim, como a Mel, decorei o meu fichário com um passa-fita fofo de coraçõezinhos e uma rendinha do lado (queria ter colocado ela em volta de todo o fichário, mas o pedaço que eu tinha não era suficiente), além de um lacinho e um botão. Pra passar a fita no passa-fita, eu sempre usei um alfinete. (juro, eu nem sabia que existia passador de fita...)



 Experiência traumática do DIY II: Na hora de colar as fitas, botões, laçõs e rendas, NÃO passe a cola no diretamente no tecido, use um pincelzinho pra pincelar ela no objeto, e depois cole ele no tecido. No meu caso, nos locais em que eu errei passando a cola pra colar a decoração, ficaram manchas visíveis de cola seca :( Nada muito drástico, mas um olhar cuidadoso consegue ver. Talvez isso não fique tão visível nos tecidos claros, mas cuidado se você for fazer com um tecido escuro como o meu.
Depois de colar todas as fitas e decorações na capa, é hora de finalizar o acabamento da parte de dentro. Fiz seguindo o tutorial, cortei o excesso de tecido e colei as bordas. Pra esconder a emenda do tecido, colei uma fita de cetim azul-marinho (Acho que um viés ficaria mais bonito, mas eu só tinha a fita de cetim, e não ficou tão mal).

Resultado:

Ficou lindo, não? Ese arzinho navy/vintage...
Eu fiquei absolutamente apaixonada pelo resultado! Não esperava que eu conseguisse fazer algo tão delicado, hahaha. Tem coisa melhor do que ver uma coisa bem feita e poder se orgulhar dizendo que foi você quem fez?
Tenho mais um fichário desses, e com certeza vou repetir o DIY! Alguém já se aventurou encapando fichários? Quero muito ver o resultado! (E trocar diquinhas úteis! Hahaha)
Beijos!