#3: Como sobreviver ao inverno

8 comentários
Em pleno 3 de agosto, esse post poderia muito bem se chamar como sobreviver ao inferno - não sei se o mesmo se aplica a vocês aí, mas aqui por essas bandas agosto é o mês oficial da seca. Não tenho a menor ideia de quando foi a última vez que caiu água do céu, mas essa noite ouvi ruídos, o chão acordou meio úmido e - surpresa - o vento frio voltou com tudo, lembrando que ainda estamos nessa estação que alguns amam e outros tem verdadeiro terror. Acho que gosto do inverno desde sempre, já que ele é sinônimo de trégua naquela coisa abominável chamada calor, que é infalível em derrubar minha pressão (e a dignidade dos looks do dia); mas muita gente tem um relacionamento turbulento com os meses de maio, junho e julho por aí. Se o inverno já tiver acabado aí onde você mora, tanto melhor: no ano que vem você já vai estar preparado/a pra sobreviver sem maiores dificuldades.

1: BEBA ÁGUA

Tá frio e tudo o que você mais quer é ficar paralisada com as mãos juntinho ao corpo e ao lado de uma xícara fumegante de chá. Eu sei. É normal a gente esquecer de beber água normalmente, o que dizer de uma estação em que a ideia de fazer xixi (e sentar naquele assento gelado) é desconfortável? Ainda assim, manter a hidratação do corpo em níveis saudáveis vai te poupar de sofrer com mais mal-estar além das eventuais gripes - eu fico muito mal-humorada quando esqueço de beber água, sinto minha boca ressecada e a cabeça dói. A gente já sofre muito com pele ressecada nessa época, e não adianta se besuntar nos melhores cremes (creme Nivea do pote azul, eu te amo) se nosso organismo não tem a quantidade suficiente de água. Vale fazer aquilo que você faz o ano todo: por lembretes no celular, colocar garrafinhas em todo lugar e bebê-las durante o dia. Quer dizer, você faz isso, né? NÉ? Bebam água, gente.

2: Vista-se de acordo

Quem discorda daquilo que o inverno deixa as pessoas mais elegantes certamente ainda não descobriu os truques pra sobreviver no frio e continua tendo que vestir todos os moletons de uma vez. Em primeiro lugar: arrume um casacão ou jaqueta pesados de verdade. Ah, mas aqui quase não faz frio, eu nem tenho onde usar um casaco!!! Vai por mim - melhor ainda, ele vai durar décadas e você nunca mais vai ter que colocar dez camadas de roupas porque não tem nada suficiente pra aguentar aquela temperatura (e sair de casa se sentindo o boneco da Michelin). Eu sempre odiei essa sensação de milhões de roupas tirando minha mobilidade, e isso resolveu muito quando finalmente arrumei um casaco decente de frio - além ele vai te dar cinco pontos de elegância a mais, quando você sair pra almoçar meio-dia e o dia já estiver quente de novo, você só tem UM casaco pra carregar. Além disso, calça jeans é uma vestimenta extremamente gelada, então aquela coisa de vestir a calça do pijama por baixo continua valendo - e fica ainda melhor se você substituir ela por uma meia-calça (que dá pra usar debaixo do pijama antes de dormir, aí você tira o pijama, veste a calça e nunca mais precisa tirar a roupa às seis da manhã antes de ir trabalhar).
A gente também pode aprender com os europeus e incorporar acessórios, do tipo gorro e cachecol. Embora eles pareçam desnecessários - a gente tem essa mania de achar que não faz frio no Brasil, aí quando faz todo mundo se sente dentro de um freezer - fazem muita diferença na hora de manter o peito, pescoço e cabeça quentinhos, principalmente se você tiver que caminhar no meio da rua num dia de muito vento. Cachecóis são lindos, vão te dar mais cinco pontos no quesito elegância e você pode enrolar no pescoço, na cabeça, em volta das orelhas e se bobear serve até como mantinha. Eu lembro de ter visto em Curitiba um cachecol fantástico que também funcionava como touca e tinha mil jeitos de se enrolar nele pra proteger todas as partes do rosto; e não importa se você mora aí no Nordeste e 20ºC já te fazem pensar em se enrolar nas cobertas: frio é frio, e se a perspectiva de dias frios te fazem querer morrer, você precisa de tudo o que puder pra enfrentar o inverno.
Por fim, gente, meias de lã. Amo meias de lã e elas salvam meu inverno, são as únicas que aquecem meu pé. Quem tricotou essas foi uma vizinha que tem uma máquina de tricô, mas acho que dá pra pedir pra uma vó ou tia especialmente habilidosa, caçar em feirinhas de artesanato ou simplesmente comprar uma meia térmica por aí. Recomendo, melhor investimento que já fiz pro inverno.

3: Abuse de todos os truques do mundo

Se você não precisa sair de casa, dá pra esquentar água no fogão, mandar pra dento de uma garrafa pet e ter uma bolsa de água quente de 2L. Caso não, o jeito é se esquentar do jeito que dá: coloque chá quente na garrafa térmica pra ir trabalhar, sente do lado que o sol bate no ônibus, aproveite o horário de almoço pra ficar um pouquinho do lado de fora pegando sol também. Asse bolos e fique aproveitando o calor do forno, deixe pra lavar a louça e tomar banho nas horinhas mais quentes do dia, e se isso ainda não for suficiente, dá pra comprar um aquecedor portátil pra soprar vento quentinho nas suas mãos, pés e na roupa gelada antes de vestir. E óbvio: abrace e pegue na mão de todo mundo que você gosta usando a desculpa de se esquentar.

4: Aprecie

Eu odeio de verdade o verão, e entendo que é perfeitamente possível sofrer por causa de clima, especialmente se ele te traz alguma doença junto. No entanto, os meses quentes tem duas coisas imbatíveis pra mim: clima natalino e horas extras de luz solar, duas coisas que me deixam muito feliz, ainda que passando mal. Se a gente não pode mudar as temperaturas só com a força das reclamações, fica mais fácil tolerá-las quando encontramos algo bom pra curtir no meio daquilo. O inverno traz festas juninas, a florada dos ipês e uma infinidade de comida delícia quentinha, além de ser uma época muito boa pra se exercitar sem suar horrores. Também escurece antes, o que é uma ótima desculpa pra deitar mais cedo e dormir por mais horas (ou só ficar assistindo Netflix).

Alguém tem mais alguma dica? Como é sobreviver ao inverno pra vocês?

8 comentários

  1. Pra mim o inverno é a melhor época do ano, so far, pq convenhamos mesmo que vc não te há aquele mega casacão que concordo com vc vai fazer toda a diferença é só acrescentar mais camadas de roupa, edredom, cobertor e tá tudo certo, já no verão chega um ponto que não há como tirar mais roupa (?) Hahahaha não abro mão de usar calça jeans, mas não consigo usar com calça de pijama por baixo por motivos de usamos calça Zezé de Camargo level 5, daí que eu uso com meia calça e aquelas meias super longas por baixo, aproveito também para usar botas de neve, não aquelas uglys da vida, a quechua (acho que é assim que escreve) tem umas botas bem menos feias que ó são um sucesso

    ResponderExcluir
  2. Amo o frio justamente porque odeio o verão, mas concordo que o inverno pode ser muito desconfortável pra quem não gosta de bebidas quentes e de passar hidratante (muito hidratante).
    E essa dica da bolsa quente de água de 2L, já vou fazer assim que chegar em casa! COMO EU NÃO PENSEI NISSO ANTES, SENHOR?

    ResponderExcluir
  3. AAAAAAAAAAAHAHAH EU TAMBÉM USO GARRAFA COMO BOLSA DE ÁGUA QUENTE!!!
    pobre se vira de qualquer jeito né? hahaha aaah eu amo o frio mesmo com todos os perrengues ♥

    ameeeeeei que vc tá fazendo o beda ♥

    ResponderExcluir
  4. Manu, você estava certíssima! Eu adorei o post <3
    Como você sabe, ODEIO o inverno e sentir frio acaba com meu humor. Fora que sempre fico mal da cabeça quando tá frio. Esse ano tô tentando ver as coisas mais pelo lado positivo e o seu post vai me ajudar. Realmente, tem coisas ótimas e que só conseguimos aproveitar durante o inverno, como as festas junina(vinho quente <3) e horas e mais horas de sono, hehe. Particularmente, sinto que consigo ler mais no frio, justamente por ficar encolhida nas cobertas e sem muita vontade de me mexer, haha!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Hahahah o primeiro parágrafo me descreveu 100%! Minha pressão cai com calor e AMO inverno.
    Amo a primeira dica - tem um ano e pouco que aprendi a ter uma garrafa de 1L e carregar ela pra todo lado.., Aí bebo no mínimo 2 litros por dia. É muito importante pra mim porque tenho pedra nos rins, aí já viu né?
    AMO ROUPAS DE FRIO AMO CACHECÓIS AMO CASACOS QUENTES DE VERDADE. Tenho vários porque gosto e porque aqui em MG quando resolve fazer frio faz de verdade - teve até sensação termica negativa esse ano e eu tava muitissimo feliz hhahahha... Amando esse frio demorando. Quando estudava de manhã o truque da meia calça era minha vida hahahah
    Amei a ultima dica também!
    Me empolguei com esse post, desculpa o testamento de comentário hahah
    Beijos,
    A Menina da Janela

    ResponderExcluir
  6. Amiga, eu amo demais o inverno. Mas tô um pouco infeliz porque aqui, em plena Porto Alegre, tem feito CALOR. Agora baixou um pouco a temperatura, mas ainda continua por volta de 20°C e eu quero muito ter oportunidade de usar meus casacões lindos e cachecóis e gorros e todas esses acessórios que coleciono e amo demais.

    Agora, é importante MESMO beber bastante água. A gente sempre esquece e se ferra por isso. Não dá pra ficar seeeeeeeeeem

    ;*

    ResponderExcluir
  7. amei o post <3 calor pra mim tb é sinônimo de pressão baixa e falta de dignidade nos looks, por isso eu sou apreciadora de um bom friozinho (embora sofra por causa dele eventualmente, HAHA). lendo esse post conclui que preciso MUITO de uma meia de lã! eu sou ~naturalmente gelada, especialmente nos pés e mãos, então nessa época sempre sofro muito mais (inclusive ficando com os dedos roxos!!!!!!!). mas enfim, né? ainda assim, o inverno mora no meu coração <3

    ResponderExcluir
  8. Concordo com tudo. Acho que você fica super elegante no frio, e também adoro aquecedores feitos com garrafa pet.

    ResponderExcluir