Minha relação com novelas não é nem de amor nem de ódio; muito pelo contrário, risos. Cresci acompanhando todas religiosamente por escolha da minha mãe, que vive até hoje com a TV ligada; até chegar num ponto em fiquei presa na internet e suas milhares de atividades e sentar num sofá por algumas horas não era nem de longe tão divertido quanto costumava ser. Mesmo sem ter paciência pra acompanhar diariamente e me irritando com o maniqueísmo dos personagens, os plots manjadíssimos e uns absurdos que nenhuma licença poética salva, ainda não consigo passar pela tv sem perguntar "quem é fulano?" "o que ele tá fazendo aí?" e formar opinião sobre todos os personagens. Quando vi, já to acompanhando todas por tabela, tendo assistido a um total aproximado de cinco horas e coletado todas as informações restantes com a minha mãe e o gshow.
1) Qual a primeira novela que você assistiu?
Definitivamente não sei. É possível que, tendo a mãe que tenho, eu assista novelas desde que nasci, mas a mais antiga da qual eu tenho memória é Explode Coração (1995). Eu brincava de ser a Dara e obviamente tinha uma paixão no Cigano Igor. Mais alguém tinha paixão no Cigano Igor???? HAHAHAHHA.
2) Qual novela você lembra de ter rolado o melhor frisson coletivo?
Acho que foi Caminho das Índias, em que todo mundo que eu conhecia adotou as gírias da novela.
3) Qual seu autor favorito?
BENEDITO RUY BARBOSAAAAA, sem sombra de dúvidas, com caps lock assim mesmo. Esse homem é o único caba que faz novelas fora do eixão Rio-São Paulo, sempre aborda algum tema diferente e consegue prender minha atenção toda vez, não importa como. AMOR SINCERO.
4) Novela mais irritante que você acompanhou mesmo odiando
Geração Brasil foi HORROROSA e eu acompanhei porque sempre acompanho novelas das 7, já que aqui em casa temos o costume de jantar com a tv ligada. Não teve UM bom ator que se salvou naquela história, todo mundo era caricato e tosco e o plot era uma grande balela.
5) Uma novela que todo mundo amou menos você e uma novela que todo mundo odiou menos você
Desculpa, internet: Eu odiei Cheias de Charme. A Chayenne me dava uma vontade sincera de morrer, Cida era uma coitada previsível, Sandro está no meu top 10 piores personagens da vida, as músicas eram uó, etc etc. As únicas coisas que salvavam esse barco eram os personagens secundários. Por outro lado, adorei Boogie Oogie com todas as minhas forças, por motivos de Bianca Bin, Isis Valverde e Marco Pigossi tudo junto no triângulo amoroso principal e ambientação anos 70. A trama era uma porcaria, mas pra que trama com tudo isso????
6) Melhor plot
Gente???? É MUITO DIFÍCIL ELEGER UM SÓ ASSIM HAHAHAHA até porque, convenhamos, as novelas da Globo não são as campeãs no assunto trama boa e bem-construída. Acho que vou roubar nessa resposta e usar as 'novelas das onze' aqui, que eu sempre considero como minisséries (e dificilmente assisto) pra poder responder Verdades Secretas. Não assisti inteira, não gostei muito, mas convenhamos: ERA CADA REVIRAVOLTA NAQUILO - achei surpreendente, tão bom que nem parecia novela da Globo RISOS.
7) Melhor Zé Mayer
Nunca comprei os papéis de garanhão sex symbol do Zé Mayer, então acho que meus únicos preferidos possíveis são o mozão Dirceu de Castro (Senhora do Destino) ou Tião Bezerra (A Lei do Amor), um cara odioso obcecado com um pé na bunda de uma pessoa igualmente odiosa que ele levou há trinta anos.
8) Top 3 casais
Top 3 casais dos quais eu me lembro: Cabeção e Miyuki (Malhação), Grego e Margot (I Love Paraisópolis), Bento e Beatriz (Velho Chico). Eu não gosto muito dos casais principais, mas toda novela dou conta de arrumar um casal pra shippar - por isso mesmo essa resposta pode variar com as próximas produções.
9) Top 3 vilãs
Nazaré Tedesco e Paola Bracho são praticamente hors concours aqui, então eu elegi Sílvia (Duas Caras), por ser uma maluca de primeira, descontrolada e capaz de qualquer coisa (inclusive ameaçar crianças, socorro); Atena (A Regra do Jogo) por ser igualmente linda e doida da cabeça, além de ser muito v1dalok4 e ser interpretada pela Giovana Antonelli, que eu amo demais e nem fiquei braba por ela não ter tido o final horrível que espero sempre; Félix, por ser o vilão mais debochado do século e pisar na Paola Oliveira. Eu não curto muito vilões calculistas e maquiavélicos, gente - gosto de gente DOIDA.
10) Novela de roça favorita
O REI DO GADO!!!!! Não só é minha novela de roça favorita como é minha novela favorita DA VIDA, e enquanto todo mundo reclamou da reprise eu programava minhas atividades em função do Vale a Pena Ver de Novo. Por onde começar???? Tem colono italiano, tem amor proibido à la Romeu e Julieta, tem uma Cinderela do cafezal, tem discussão sobre movimento sem-terra e trabalho agrícola, tem vilã maluca com amante perigoso, tem Fagundão, uma abertura fantástica e o melhor final de todos os tempos. Juro, por mim passava O Rei do Gado o ano inteiro.
11) Top 3 crushes
Grego (I love Paraisópolis), Matteo (Terra Nostra) e Zeca (O Beijo do Vampiro) - o primeiro porque NÃO RESISTO a um bandido com coração mole, o segundo porque Thiago Lacerda em 1998 era um dos rostinhos mais bonitos da tv e ainda usava traje de época e suspensórios e o terceiro porque, bom, quem não tinha crush no Kayky Brito em 2002????
12) Troféu Maneco
ODEIO NOVELAS DO MANECO!!!!! Meu Deus, vocês não imaginam a minha felicidade de não ter mais de encontrar as personagens ridículas desse homem de noite na tv; pra mim ele é o expoente das programações longe da realidade, contando as mesmas histórias de amor e drama de gente branca e carioca e que nunca precisou bater cartão na vida. Ele aborda muito bem as polêmicas e faz bons dramas, mas isso precisa mesmo ser feito repetindo o mesmo nome de protagonista e reciclando o mesmo cenário? Bleh.
Se eu fosse escolher uma, acho que seria Laços de Família, porque a cena do corte de cabelo da Camila me causa feelings até hoje.
13) Melhor bordão
EU SOU RYCAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!
Esse é de longe meu preferido e mais usado, mas até hoje eu ainda uso "cada mergulho é um flash", "o tempo ruge e a Sapucaí é grande" e "tô certo ou tô errado" (e eu nem vi Roque Santeiro).
14) Melhor mistério
QUEM ERA O CADEIRUDO????? A solução do mistério foi ridícula, mas a tensão pra descobrir quem diacho era esse cara foi memorável demais.
15) Troféu nunca te vi, sempre te amei
Eu queria muito ter visto Vale Tudo, tanto pelo magnetismo do mistério Odete Roitman, quanto pelo tema.
16) Novela antiga que você queria que fizessem um remake
Não sei?? Não gosto muito de releituras de nada, mas talvez Rainha da Sucata? É outra novela que eu gostaria de poder ter visto.
17) Novela mexicana favorita
Eu adorava as novelinhas do SBT quando era criança e assisti várias, mas acho que a minha preferida foi mesmo O Diário de Daniela. Falando de novelas adultas, não posso deixar de mencionar o clichezão A Usurpadora (que é clichê porque é ÓTIMA, Digníssimo viu o primeiro episódio esses dias e adorou) (tem no Netflix fikdik) e Rebeldes, da qual nunca fui fã doida mas devo dizer que a história era O MÁXIMO pro público adolescente.
Paola e Paulina moldaram meu caráter
18) Minissérie/novela das 11 favoritaAcho que a Globo tem minisséries excelentes, mas se eu não consigo acompanhar diariamente a novelinha das 7, quem dirá uma novela que começa às 11 da noite. Dentre as poucas que pude ver, acho que Gabriela foi a minha preferida (Juliana Paes te amo).
19) Top 3 músicas de abertura chiclete
OI OI OI OI OI OI
Vem Dançar Kuduro (Avenida Brasil), Ex My Love (Cheias de Charme) e Kubanacan, el misterioso país del amoooooooooor são as três primeiras desse meu ranking.
20) Música tema de casal ou trilha sonora favorita
UMA SÓ???? Gente, não sei. Vou citar a abertura de Terra Nostra, porque acabei de assistir o vídeo e essa música ainda me causa ARREPIOS.
21) Favorita das 6, das 7 e das 8
Essa pergunta repete todas as novelas favoritas da vida (cuja resposta tá ali no final): Chocolate com Pimenta é a mais fofinha dentre as novelas fofinhas e de época, embora a competição seja acirrada com Êta Mundo Bão. Eu costumo ver muito as novelas das 7, mas poucas delas me causam sentimentos bons, e nesse ranking de poucas o remake de Ti Ti Ti tá em primeiro - falando de moda, cheia de atores que eu gosto, um núcleo suburbano realista e VITOR VALENTIM. A melhor novela das 8 é obviamente O Rei do Gado - VEJAM O REI DO GADO BJS.
22) Melhor mocinha e protagonista mais irritante
A protagonista mais irritante na minha opinião é a Paola Oliveira naquela novela do Félix, por motivos de ODEIO AS PERSONAGENS DA PAOLA OLIVEIRA e naquela novela ela era insuperável.
Como a melhor protagonista, talvez eu escolha a Jade? O Clone nem é uma das minhas novelas favoritas, mas a Giovana Antonelli é um #mozão e eu adorava a Jade demais.
23) Novela subestimada
Totalmente Demais. Eu sei, foi uma novela das sete bem bobinha e água-com-açúcar em muitos aspectos, rolou muito clichê, e teve a menina Ruivarbosa (que tanta gente ama ou odeia com vigor), mas amei demais Elisa e Carolina, duas personagens femininas extremamente donas de si pros padrões globais de novela.
24) Ator mirim mais irritante
Bruna Marquezine. Menina Salete deve ter sido a pior personagem criança da Globo.
25) Novela que sua mãe não deixava você ver
Nenhuma, ou ela assistia comigo ou a gente não via.
26) Novela que você se arrepende de não ter visto
Avenida Brasil. Eu ainda estudava e lá na antiga república eu não tinha o hábito de ver novela, então passou batido e eu só fui mesmo entender como essa novela foi massa no final. SEMPRE TEM O VALE A PENA VER DE NOVO NÉ
27) Se pudesse escolher um papel pra interpretar em qualquer novela, qual seria?
Giuliana, de Terra Nostra. Amo novela de época, novela de roça e mocinhas sofredoras, e Giuliana é isso tudo, com o bônus de falar italiano (global, é verdade, mas ainda assim).
28) Top 3 Malhação
A temporada da Vagabanda (2004) foi fenomenal, com todos os clichês que a gente ama; e o segundo lugar é pra temporada da turma da Ribalta (2014), que mesmo tendo assistido com vinte e poucos anos na cara eu consegui me identificar e adorar o carisma dos personagens. O terceiro lugar talvez eu dê pra essa temporada atual? Não acompanho direito, mas volta e meia vejo que tem uns barracos e adoro.
29) Moda de novela que você aderiu
Eu tava quase respondendo nenhuma, mas lembro que quando eu era criança, minha mãe fez pra mim duas blusinhas da Babalu em Quatro por Quatro e eu ADORAVA!!! HAHAHAHA
30) Top 5 novelas da vida
O Rei do Gado, Terra Nostra, Chocolate com Pimenta, Ti Ti Ti (o remake de 2010) e O Beijo do Vampiro. ASSISTAM O REI DO GADO BJS FLW VLW









Boatos que quando eu era criança amarrava um pano na cabeça e fingia ser a Luana de Rei do Gado, mas não lembro de nada disso e nem da novela. Chocolate com Pimenta tem meu coraçãozinho, assisti cada reprise <3 Nunca fui la muito noveleira, as últimas que lembro de ter acompanhado bonitinha foram Sangue Bom e Vida da Gente. Tema de abertura que ainda me causa arrepios é de Esperança, não lembro muito da novela tbm, até achei que fosse o tema de terra nostra, mas descobri que não rs
ResponderExcluir