Pequeno Guia de Registro de Memórias

9 comentários
Já é hora de deixar a ressaca do BEDA de lado e retomar as atividades nesse blog, né?

Já mencionei em alguns lugares aqui que eu gosto muito de criar/registrar memórias, um hábito que surgiu desde que ganhei meu primeiro diário com cadeadinho, em 1997. Nunca imaginei que fosse algo incomum, até notar que meus amigos sempre ficavam deslumbrados com meus projetinhos de journal, fotografias e coisas do gênero, como se eu fosse a única pessoa do grupo capaz de transformar as histórias em recordações palpáveis.
A verdade é que isso é a coisa mais fácil do universo e faz tão bem, que resolvi escrever isso pra você, pessoa que queria guardar mais memórias mas não sabe como começar. A nossa memória não é muito confiável - enquanto ela tira o seu soninho trazendo aquela enxurrada micos que você pagou no ensino fundamental, os detalhes maravilhosos das coisas legais que você fez ao longo da vida vão sendo apagados aos poucos, e aí quando você vê, não lembra mais de nada. Guardar as coisas importantes que a gente fez e sentiu é um favor enorme pro nosso eu do futuro, que talvez precise de lembretes de que sim, aquele ano que você acha que foi horrível teve momentos ótimos, e que esse último pé na bunda não foi o mais dolorido do universo, porque aparentemente todos os outros também foram. É algo que te ajuda a manter o passado em perspectiva e também estimula aquela nostalgiazinha gostosa que a gente adora sentir de vez em quando.
A internet está sempre cheia de inspiração, mas a gente volta e meia se vê paralisada por não conseguir fazer journals tão bonitos e coloridos como os do Pinterest. Acho importantíssimo ignorar a esté nessas horas e fazer aquilo que o seu coração mandar, começando pela escolha de um formato que te pareça bom: Um diário à moda antiga? Um journal pronto pra abrigar citações sobre a vida e bilhetinhos aleatórios? Um bullet journal? Um blog? Um app no celular? Uma caixa de recortes? Um caderno aleatório que guarde tudo o que você quiser? Não existe uma regra de como guardar as suas memórias, então a forma que parecer mais atrativa é a melhor, seja ela escrita, desenhos, colagens, audiovisual ou tudo isso junto. Não se preocupe em fazer tudo bonitinho e instagramável - o importante é guardar o que você viveu.
Eu passei anos comprando as agendas da Tilibra e usando elas como ~journal~, fazendo anotações aleatórias sobre o meu dia e anexando tudo o que desse na telha. É o journal mais bonito do mundo? Com certeza não, mas tirei umas fotos pra mostrar assim mesmo.
Tenho agendas desde 2004, mas aí em cima estão as de 2016 (meio esquecida), a de 2015 e a de 2006, que também aparecem na primeira foto e dá pra ver que estão bem gordinhas de tanto papel e clipe.
Ainda dou uma mostra dos meus dotes artísticos desenhando Watson e Sherlock (sou muito ruim, mas acho que os rabisquinhos deixam as anotações mais legais) ¯\_(ツ)_/¯

Se você não sabe o que escrever, responder memes é um jeito ótimo de criar memórias e é por isso que eu amo eles desde a versão "caderninho de perguntas" que a gente pedia pros amigos responder (quem lembra disso? HELP). Eles são a nossa versão caseira daqueles caderninhos One Question a Day, que você pode reler depois de anos, responder de novo e rir muito da sua própria cara - faço isso com frequência e sempre me surpreendo com as respostas. Gosto especialmente daqueles com perguntas esdrúxulas e que ninguém nunca faz, tipo o meme das 31 perguntas pra quebrar um silêncio constrangedor, e acho que eles são um exercício de autoconhecimento. Você já tinha parado pra pensar se gostava ou não de coentro? Será que seu eu do futuro vai gostar? RISOS.

A gente subestima demais a tecnologia dos vídeos: Lembram dos VHS antigos de eventos familiares que todo mundo gravava pra rever mas nunca via e provavelmente acabaram no lixo? Num dia eu encontrei uma fita de 1997 (ainda tenho um aparelho VHS, pasmem) e fiquei chocada. A gente acha que fotos são registros excelentes do passado, mas os vídeos, meu deus, são realmente tecnologia alienígena. As pessoas se mexem! As pessoas FALAM!! É uma máquina do tempo pra te recordar de coisas que você nem sonhava. Fazer vídeos é uma maneira sensacional de criar memórias, e o Youtube tá aí pra armazenar todos eles sem reclamar - criar um canal privado pros amigos é uma ideia legal pra compartilhar coisas com as pessoas da sua vida sem ter que se expôr demais. Fazer mixtapes à guisa de trilha sonora e colocar como playlists do Youtube ou do Spotify são itens que dão pontos bônus.
Eu não domino muito a tecnologia dos vídeos, mas dois dos meus canais favoritos com vlogs cotidianos nesse estilo são os da Sophia (blog - canal) e da Ba (blog - canal). Recomendo que vocês dêem uma olhadinha e deixem elas convencerem vocês de como é legal fazer isso.

Tirar fotos ainda é o jeito mais prático de guardar momentos, já que a gente pode fotografar horrores sem se preocupar com a conta depois. Mesmo assim, sou super a favor da revelação/impressão das nossas preferidas, ainda que isso faça você se sentir na idade da pedra. Sério: quem tem tempo de ficar olhando aquela pasta bagunçada com dois mil arquivos? Do que adianta salvar os momentos, se você não olha pra eles depois? Acho legal organizar tudo em ordem cronológica e fazer um álbum (sim, um álbum! Sim, isso é 2016!), que você possa folhear quando tiver vontade. Mais uma vez: não importa se as suas fotos não são bonitinhas e a cara do Tumblr, ou se você não tem uma camerazinha instantânea descolada. Você pode até imprimir suas fotos favoritas em papel sulfite e recortar. Quem cria empecilhos não cria memórias (gente, eu sou muito motivacional)!!!


Um lembrete importante: Criar memórias não é só um trabalho de registrar e organizar. Se você quer ter coisas bonitas nos álbuns e journals, faça coisas bonitas. Invente piqueniques, noites do pijama, desaniversários em bares legais, vista roupas fabulosas pra ir resolver coisas no banco, porque a gente não precisa ficar esperando as ocasiões especiais aparecerem no calendário. Talvez você ache que a sua vida não é empolgante a ponto de valer o registro, mas registrar memórias também é exercitar a nossa capacidade de se maravilhar com as pequenas coisas do cotidiano (mas também é uma desculpa ótima pra comprar caderninhos e canetas brilhantes - qualquer um desses motivos é bem convincente).

Beijos e até a próxima! xx

9 comentários

  1. Aí que post mais delicinha, tenho uma agenda igual a sua (a de 2006) e foi bem nessa época que eu comecei a escrever como um diário mesmo para guardar as memórias boas e ruins, o meu também não está tão bonito quanto os do pinterest, mas o importante são as informações né non? Ainda mantenho alguns ~diários~ mas depois que eu criei o blog escrevo bem menos, diria que eu escrevo apenas coisas que eu não quero postar no blog hehehhehe

    Sobre fitas vhs vc não está sozinha também possuo o aparelho é mil e uma fitas de quando era criança que de vez em nunca eu assisto pq né recordar é viver

    ResponderExcluir
  2. A gente é tão parecida que da medo! hahahaha
    Eu também mantenho um 'journal' e sempre me sinto mal vendo as inspirações cheias de aquarelas bonitas, washi tapes, canetas coloridas e as minhas ficam uó. Mas no final é engraçado ver as coisas que passaram, relembrar seus sentimentos e ver que a "pior coisa da sua vida" já passou diversas vezes.
    E pior que vc tem razão sobre imprimir fotos. Tem milhares de fotos de viagem que eu tiro mas não consigo ver porque ta tudo desorganizado. Normalmente nos estandes do shopping dá pra imprimir por uns 10/20 centavos por foto. Fazendo uma 'limpa' até que da pra imprimir algumas legais =)
    Bom final de semana <3

    ResponderExcluir
  3. Eu me arrependi de ter jogado fora as minhas agendas antigas viu =/
    Eu esqueço muito fácil das coisas e agora sei como elas fazem falta..
    Hoje anoto tudo que eu lembro <3

    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir
  4. Um bullet journal é meu sonho desde que aterrissei nessa internet, mas eu sou uma pessoa muito estressada/ansiosa e manter algo bonitinho não rola pois me irrito e jogo fora (SIM!!!!!) então uso agendinhas da Tilibra mesmo e faço anotações bem diário de criança mesmo, contando como foi meu dia e colando possíveis coisas que me lembrem dele
    E MEU DEUS O CADERNO DE PERGUNTAS QUE PASSAVA PELA SALA DE AULA TODA, QUE SAUDADE!!!

    Novembro Inconstante

    ResponderExcluir
  5. Eu quero muito voltar a fazer registros assim, porque tenho mil caderninhos que quero colocar em uso e alguns stickers e canetas e tal. Mas fico naquela de "depois eu começo" e depois nunca chega...

    ResponderExcluir
  6. que amorzinho de post <3 lembrei das minhas muitas agendas da adolescência, onde eu escrevia várias coisas e pedia pras minhas amigas deixarem recados nos dias dos seus respectivos aniversários, SDDS. e a gente tb costumava fazer ~enquetes pela escola com perguntas bem aleatórias, que sempre acabavam nas mãos dos nosssos respectivos crushs (pra coletar informações importantes, HAHAHAA). tempo bom. eu infelizmente perdi o hábito de ter uma agenda, tenho até uns caderninhos aqui, que tento fazer listinha de coisas (pelo menos), mas acabo sempre indo pro virtual. e pras memórias futuras, a fotografia acabou virando a minha forma de lembrar. por enquanto tô falhando miseravelmente no quesito revelar fotos (começo a selecionar e fico desesperada cm a quantidade de fotos que tenho aqui, RISOS, aí desisto), mas voltei a fotografar com a analógica, vamos ver no que vai dar (enquanto isso adio a seleção de fotos digitais, HAHA).

    ResponderExcluir
  7. Eu tive a minha primeira agenda quando tinha uns 11 anos, depois disso não consegui não guardar coisas e escrever nelas.
    Eu ainda tenho algumas guardadas, cheias de fotos, bilhetes, ingressos, papeis e coisas escritas.
    Hoje eu tenho o "uma pergunta por dia", como forma diferente de deixar coisas registradas.
    Beijos, Aline
    Verso Aleatório

    ResponderExcluir
  8. Eu preciso bolar um bullet journal ASAP pq sou desorganizada e isso me ajuda bastante (acho que por conta da ansiedade) 261538q canetas pra isso já tenho, hahaha

    ResponderExcluir
  9. Manu do céu, que post marivilindo <3
    Eu sempre mantive algo, seja diário (com cadeado e perfume, quem lembra??) ou agenda e esse ano parei no bullet journal. Na real tenho um pouco de preguiça de fazer registros e acabo me arrependendo depois e até porque nunca me adequei a um ~método~.
    Acho que o que mais me encaixo é um caderno que se enfia tudo dentro, sabe? hahaha

    quero mais fotos miga, mostre sua arte haha <3

    ResponderExcluir