1: Não há nada mais precioso que o amor próprio: essa é uma lição pra gente cultivar desde o primeiro dia de vida na Terra. Aprendi, por experiência própria, que uma vida sem esse sentimento é uma merda, não importa o quanto as outras coisas estejam bem. A gente nunca vai conseguir viver se apoiando nos sentimentos e ideias que os outros tem de nós: é preciso confiar na gente mesmo. A gente tem que gostar da gente e ponto.
2: A vida não vai ser perfeita. A vida é um caos. Coisas ruins acontecem com gente boa, coisas boas acontecem com gente ruim e não há nada que a gente possa fazer, porque não estamos nesse mundo pra ser mimados. É assustadora essa ideia de estar num mundo onde não há uma explicação, mas ela até que é bem charmosa: tudo isso aqui é um aglomerado de poeira de estrelas onde a vida germinou em milhares de formas diferentes, por um tempo curto demais na perspectiva do Universo, mas longo o suficiente pra que os humanóides daqui pudessem viver coisas grandiosas antes de voltar a ser poeira de estrelas. É esse tempo que eu tenho e posso aproveitar, mesmo que a vida não vá ser perfeita.
3: Meus pais erraram. Os outros também, e vão continuar errando. Se a gente tiver sorte, nossos pais erraram por amor, porque não sabiam bem o que fazer nesse mundo novo da criação de filhos, porque eles tinham as melhores intenções. Por mais que pareça, eles não eram obrigados a fazer muita coisa; então me sinto grata por cada presente ganhado, cada panela quentinha de comida posta na mesa, cada momento da companhia deles que puderam compartilhar comigo.
4: Eu não sou igual a todo mundo, e tudo bem. Não tem problema em não gostar de ir a festas, ser o centro das atenções, usar salto alto e sombras multicoloridas. Tem uma frase clichê que diz pra você ser você mesmo, porque todas as outras pessoas já estão ocupadas; e a ideia é essa mesmo. Tento ser a pessoa que eu sou porque é a única que eu posso ser, sem culpa e sem medo.
5: Não ser igual a todo mundo não faz de mim um floquinho de neve especial pra quem o mundo precisa parar.
6: O verdadeiro contrário do amor não é o ódio, e sim a indiferença. Se eu odeio algo, é porque ainda me preocupo demais com aquilo pra deixar pra lá, mas não posso voltar a amar aquilo porque me sinto magoada demais. Quando isso acontece, é preciso entender o porquê, pra poder decidir se vou continuar amando aquilo ou seguir em frente - o ódio é um sentimento desnecessário demais pra gente cultivar, porque nada pode nascer dele. Tem outra frase clichê que diz que "ódio é tomar veneno e esperar que o outro morra" e é mais ou menos isso mesmo. Ou você vive em paz com as coisas, ou deixa elas irem de vez.
7: Ser independente é uma das melhores coisas que uma pessoa pode ser, mas precisar e pedir ajuda não faz de ninguém um coitado derrotado. Amor próprio é super legal, mas orgulho e achar que eu sou boa demais pra precisar de ajuda é uma ideia muito errada.
8: Pensar positivo sempre pareceu uma mentira muito besta, porque eu sei que isso não vai mudar o mundo. Continua válido, mas vai mudar a minha atitude em relação as coisas - e às vezes é a única coisa capaz de me fazer colocar a cabeça no travesseiro e dormir tranquilamente no meio de um problema realmente sério. Não subestime o pensamento positivo - se manter tranquilo é uma capacidade muito, muito, muito importante.
9: A gente não pode carregar TUDO na vida e sempre vai ser preciso abrir mão de algumas coisas (memórias, pessoas) pra poder abrir espaço pra outras. DESAPEGA DESAPEGA
10: Saber não ocupa lugar: estudar nunca é demais, aprender a pregar botões, trocar chuveiros e economia mundial nunca será um desperdício. Ouvir os mais velhos e/ou mais sábios nunca vai ser perda de tempo.
11: Tenha coragem e seja gentil. Coragem pra lidar com os problemas enormes da vida, e gentileza porque ser corajoso às vezes é difícil demais.
12: A aparência não é tão importante quanto a gente acha quando tem doze anos de idade; a saúde é ainda mais. Comer direito, se exercitar com frequência e manter a postura correta são hábitos fundamentais se eu quiser chegar aos oitenta anos capaz de fazer um cruzeiro pelo mar Mediterrâneo (e eu quero).
13: Parecer ~criança~ só porque continuo me deslumbrando com coisas simples e demonstrando empolgação em público não é e nunca vai ser uma coisa ruim. Se as pessoas gostam de parecer contidas e/ou blasé, isso é problema delas. Ser blasé é muito, muito chato, enquanto se empolgar é muito, muito legal - e por que é que eu preciso abrir mão de uma coisa tão legal?
14: Nem todos os amigos que eu fizer vão durar pra sempre, nem todos os meus amigos precisam ser iguais a mim, nem todos os meus amigos vão entender tudo o que eu sentir. Não tem problema. Tem outra frase clichê que diz "é preciso exigir de cada um o que cada um pode dar" e se eu entender isso, vou me poupar de muito sofrimento desnecessário com as pessoas.
15: O fundamental pra ser feliz é mesmo a nossa capacidade psicológica de ver a bondade nas coisas, mas isso não significa que dinheiro seja desnecessário na vida. Negar a importância do dinheiro é, de certo modo, negar a realidade em que a gente vive, então é importante não ignorar isso - seja na hora de escolher uma profissão, ou toda vez que tenho que comprar alguma coisa.
16: O trabalho pode ser uma maldição, ou a coisa mais maravilhosa da minha vida. Por mais que a ideia de passar o resto da vida sendo sustentada e alimentada por um servo pondo uvas na minha boca pareça tentadora às vezes, passar pela vida fazendo absolutamente NADA é enlouquecedor. Dinheiro é muito importante, mas encontrar um trabalho que faça com que eu me sinta realizada é um pouco mais.
17: Se não fere ninguém ou prejudica menores de idade, todo mundo tem o direito de fazer. Orientação sexual, crença religiosa, crença em signos, cortes de cabelo bizarros e modas assustadoras. DEIXA AS PESSOAS EM PAZ. Tem mais uma frase clichê que diz "posso não concordar com o que você diz, mas defenderei até a morte seu direito de dizer" e ela é a melhor definição do conceito de liberdade. As pessoas são livres. Ninguém é obrigado a (quase) nada nessa vida.
18: Ser uma pessoa que se importa e que é capaz de encarar os próprios sentimentos é algo do qual eu devia me orgulhar, porque nem todo mundo consegue fazer isso. É só por meio disso que consigo me livrar dos meus preconceitos, ideias erradas e me tornar uma pessoa melhor.
19: Viajar é preciso, e não só pra tirar foto na frente de pontos turísticos e ganhar likes - pra conhecer histórias, pessoas e ver que o mundo é muito maior do que essa pequena Roça. Dizer "não" pra oportunidade de conhecer um lugar novo devia ser configurado crime.
20: Ser adulto dói. Não tem jeito. Dói. É uma porcaria, é preciso renunciar a um monte de coisas e às vezes parece que a vida não vai parar de ter bater. É assim mesmo.
21: Por mais que eu queira com todas as minhas forças, a única pessoa que eu consigo salvar dos problemas e sofrimentos sou eu mesma. Não posso mudar ninguém se, do outro lado, a pessoa não quiser; e a única coisa que me resta é continuar amando ela (ou não, aí posso seguir em frente).
22: Se eu não me sinto à vontade pra falar sozinha, cantar e compartilhar minhas ideias mais malucas, não é amor verdadeiro.
23: O tempo apazigua todos os sofrimentos horríveis que a gente acha que vão nos matar. Depois de um dia horrível, os outros todos serão um pouquinho melhor. Be patient and hold on.
24: Ninguém tem o poder de me fazer sentir culpada ou envergonhada pela pessoa que eu sou, porque eu não tenho obrigação nenhuma de caber num molde. Eu também não sou obrigada a nada - só a ser fiel a mim mesma e ao que me deixa feliz. Às vezes pode ficar difícil gostar da gente mesma, mas eu nunca posso abrir mão disso.
É isso e obrigada pela atenção. Amanhã tem mais!






!!!!!!!!
ResponderExcluirAcabei de programar um texto que doeu muito escrever, e entrar aqui e ler essas coisas, que serviram perfeitamente pra mim mesmo que tenham sido as suas lições só fez aquele chorinho engasgado sair. Obrigada! (Eu to falando sério)