#24: 24 coisas que eu aprendi em 24 anos

Um comentário
Um post que era pra ter saído em comemoração ao meu aniversário, mas que por motivos de força maior, só pode existir mesmo agora nessa maravilhosa ocasião proporcionada pelo BEDA. Enquanto não publico a minha autobiografia cheia de lições de vida, vocês podem se deliciar com esse post cheio de drops de sabedoria aprendida durante vinte e quatro voltas (e exatos quatro meses) ao redor do sol:

1: Não há nada mais precioso que o amor próprio: essa é uma lição pra gente cultivar desde o primeiro dia de vida na Terra. Aprendi, por experiência própria, que uma vida sem esse sentimento é uma merda, não importa o quanto as outras coisas estejam bem. A gente nunca vai conseguir viver se apoiando nos sentimentos e ideias que os outros tem de nós: é preciso confiar na gente mesmo. A gente tem que gostar da gente e ponto.

2: A vida não vai ser perfeita. A vida é um caos. Coisas ruins acontecem com gente boa, coisas boas acontecem com gente ruim e não há nada que a gente possa fazer, porque não estamos nesse mundo pra ser mimados. É assustadora essa ideia de estar num mundo onde não há uma explicação, mas ela até que é bem charmosa: tudo isso aqui é um aglomerado de poeira de estrelas onde a vida germinou em milhares de formas diferentes, por um tempo curto demais na perspectiva do Universo, mas longo o suficiente pra que os humanóides daqui pudessem viver coisas grandiosas antes de voltar a ser poeira de estrelas. É esse tempo que eu tenho e posso aproveitar, mesmo que a vida não vá ser perfeita.

3: Meus pais erraram. Os outros também, e vão continuar errando. Se a gente tiver sorte, nossos pais erraram por amor, porque não sabiam bem o que fazer nesse mundo novo da criação de filhos, porque eles tinham as melhores intenções. Por mais que pareça, eles não eram obrigados a fazer muita coisa; então me sinto grata por cada presente ganhado, cada panela quentinha de comida posta na mesa, cada momento da companhia deles que puderam compartilhar comigo.

4: Eu não sou igual a todo mundo, e tudo bem. Não tem problema em não gostar de ir a festas, ser o centro das atenções, usar salto alto e sombras multicoloridas. Tem uma frase clichê que diz pra você ser você mesmo, porque todas as outras pessoas já estão ocupadas; e a ideia é essa mesmo. Tento ser a pessoa que eu sou porque é a única que eu posso ser, sem culpa e sem medo.

5: Não ser igual a todo mundo não faz de mim um floquinho de neve especial pra quem o mundo precisa parar.

6: O verdadeiro contrário do amor não é o ódio, e sim a indiferença. Se eu odeio algo, é porque ainda me preocupo demais com aquilo pra deixar pra lá, mas não posso voltar a amar aquilo porque me sinto magoada demais. Quando isso acontece, é preciso entender o porquê, pra poder decidir se vou continuar amando aquilo ou seguir em frente - o ódio é um sentimento desnecessário demais pra gente cultivar, porque nada pode nascer dele. Tem outra frase clichê que diz que "ódio é tomar veneno e esperar que o outro morra" e é mais ou menos isso mesmo. Ou você vive em paz com as coisas, ou deixa elas irem de vez.
7: Ser independente é uma das melhores coisas que uma pessoa pode ser, mas precisar e pedir ajuda não faz de ninguém um coitado derrotado. Amor próprio é super legal, mas orgulho e achar que eu sou boa demais pra precisar de ajuda é uma ideia muito errada.

8: Pensar positivo sempre pareceu uma mentira muito besta, porque eu sei que isso não vai mudar o mundo. Continua válido, mas vai mudar a minha atitude em relação as coisas - e às vezes é a única coisa capaz de me fazer colocar a cabeça no travesseiro e dormir tranquilamente no meio de um problema realmente sério. Não subestime o pensamento positivo - se manter tranquilo é uma capacidade muito, muito, muito importante.

9: A gente não pode carregar TUDO na vida e sempre vai ser preciso abrir mão de algumas coisas (memórias, pessoas) pra poder abrir espaço pra outras. DESAPEGA DESAPEGA OLX

10: Saber não ocupa lugar: estudar nunca é demais, aprender a pregar botões, trocar chuveiros e economia mundial nunca será um desperdício. Ouvir os mais velhos e/ou mais sábios nunca vai ser perda de tempo.

11: Tenha coragem e seja gentil. Coragem pra lidar com os problemas enormes da vida, e gentileza porque ser corajoso às vezes é difícil demais.

12: A aparência não é tão importante quanto a gente acha quando tem doze anos de idade; a saúde é ainda mais. Comer direito, se exercitar com frequência e manter a postura correta são hábitos fundamentais se eu quiser chegar aos oitenta anos capaz de fazer um cruzeiro pelo mar Mediterrâneo (e eu quero).

13: Parecer ~criança~ só porque continuo me deslumbrando com coisas simples e demonstrando empolgação em público não é e nunca vai ser uma coisa ruim. Se as pessoas gostam de parecer contidas e/ou blasé, isso é problema delas. Ser blasé é muito, muito chato, enquanto se empolgar é muito, muito legal - e por que é que eu preciso abrir mão de uma coisa tão legal?
14: Nem todos os amigos que eu fizer vão durar pra sempre, nem todos os meus amigos precisam ser iguais a mim, nem todos os meus amigos vão entender tudo o que eu sentir. Não tem problema. Tem outra frase clichê que diz "é preciso exigir de cada um o que cada um pode dar" e se eu entender isso, vou me poupar de muito sofrimento desnecessário com as pessoas.

15: O fundamental pra ser feliz é mesmo a nossa capacidade psicológica de ver a bondade nas coisas, mas isso não significa que dinheiro seja desnecessário na vida. Negar a importância do dinheiro é, de certo modo, negar a realidade em que a gente vive, então é importante não ignorar isso - seja na hora de escolher uma profissão, ou toda vez que tenho que comprar alguma coisa.

16: O trabalho pode ser uma maldição, ou a coisa mais maravilhosa da minha vida. Por mais que a ideia de passar o resto da vida sendo sustentada e alimentada por um servo pondo uvas na minha boca pareça tentadora às vezes, passar pela vida fazendo absolutamente NADA é enlouquecedor. Dinheiro é muito importante, mas encontrar um trabalho que faça com que eu me sinta realizada é um pouco mais.

17: Se não fere ninguém ou prejudica menores de idade, todo mundo tem o direito de fazer. Orientação sexual, crença religiosa, crença em signos, cortes de cabelo bizarros e modas assustadoras. DEIXA AS PESSOAS EM PAZ. Tem mais uma frase clichê que diz "posso não concordar com o que você diz, mas defenderei até a morte seu direito de dizer" e ela é a melhor definição do conceito de liberdade. As pessoas são livres. Ninguém é obrigado a (quase) nada nessa vida.

18: Ser uma pessoa que se importa e que é capaz de encarar os próprios sentimentos é algo do qual eu devia me orgulhar, porque nem todo mundo consegue fazer isso. É só por meio disso que consigo me livrar dos meus preconceitos, ideias erradas e me tornar uma pessoa melhor.

19: Viajar é preciso, e não só pra tirar foto na frente de pontos turísticos e ganhar likes - pra conhecer histórias, pessoas e ver que o mundo é muito maior do que essa pequena Roça. Dizer "não" pra oportunidade de conhecer um lugar novo devia ser configurado crime.

20: Ser adulto dói. Não tem jeito. Dói. É uma porcaria, é preciso renunciar a um monte de coisas e às vezes parece que a vida não vai parar de ter bater. É assim mesmo.

21: Por mais que eu queira com todas as minhas forças, a única pessoa que eu consigo salvar dos problemas e sofrimentos sou eu mesma. Não posso mudar ninguém se, do outro lado, a pessoa não quiser; e a única coisa que me resta é continuar amando ela (ou não, aí posso seguir em frente).

22: Se eu não me sinto à vontade pra falar sozinha, cantar e compartilhar minhas ideias mais malucas, não é amor verdadeiro.

23: O tempo apazigua todos os sofrimentos horríveis que a gente acha que vão nos matar. Depois de um dia horrível, os outros todos serão um pouquinho melhor. Be patient and hold on.

24: Ninguém tem o poder de me fazer sentir culpada ou envergonhada pela pessoa que eu sou, porque eu não tenho obrigação nenhuma de caber num molde. Eu também não sou obrigada a nada - só a ser fiel a mim mesma e ao que me deixa feliz. Às vezes pode ficar difícil gostar da gente mesma, mas eu nunca posso abrir mão disso.

É isso e obrigada pela atenção. Amanhã tem mais!

Um comentário

  1. !!!!!!!!

    Acabei de programar um texto que doeu muito escrever, e entrar aqui e ler essas coisas, que serviram perfeitamente pra mim mesmo que tenham sido as suas lições só fez aquele chorinho engasgado sair. Obrigada! (Eu to falando sério)

    ResponderExcluir