#16: Eu não consigo dormir

6 comentários
Tudo começou no último ano da faculdade.
Eu tinha uma rotina de estudante normal, que consistia em ir pra aula de manhã e à tarde, ler meus textos durante a noite e depois dormir. Quando virei estagiária, a coisa mudou. As segundas-feiras eram livres, enquanto as terças e as quartas eram uma loucura embolada que me fazia dormir de madrugada e pular o almoço pra dar conta de tudo. Depois da formatura, vieram alguns meses de desemprego em que eu não fazia nada e dormia em horários mais malucos ainda. Depois disso, vieram a ansiedade e outras misérias que me faziam revirar na cama, pensando em todas as decisões que tomei e deixei de tomar desde 1996.
E aí, quando eu vi, não sabia mais o que era ter uma noite de sono decente e funcionar sem uma xícara enorme de café na manhã seguinte. Desconfio que eu não seja a única pessoa que sofre com isso, então esse é um post inteiramente baseado nas minhas ~experiências~ do que me ajuda a dormir melhor.

Estabeleça um horário: E seja rígido com você mesmo. Dez e meia é hora de estar na cama, de pijaminha e com as luzes apagadas, com o despertador programado pras oito, por exemplo. Mas Manu, eu tenho que comer, por a água do cachorro, responder as crush no feice, livetweetar as Olimpíadas, ficar em dia com as séries... Amiga, me ajuda a te ajudar. Se a gente não defender o nosso soninho e fazer dele uma prioridade, não tem milagre que faça você dormir direito de novo.
É óbvio que nem todos os dias a gente consegue seguir à risca um horário exato, mas se esforçar ao máximo pra cumprir com ele é um bom jeito de não perder o controle e só ir dormir depois que todo mundo sair da internet.

Crie um ritual mágico: Coloque o pijaminha, passe os creminhos, faça um leitinho quente, coloque uma musiquinha gostosa ou o que você achar válido. A vida é estressante, a gente tá sempre cansado e por isso vale a pena separar dez minutinhos pra se mimar e se desligar desses pensamentos sobre o trabalho, as contas pra pagar, a crush maldita que não responde. Além de isso ajudar a desligar o motorzinho de pensamentos ansiosos, se isso for feito constantemente, ajuda nosso cérebro a associar aquilo tudo com a soneca.
Tire o celular de perto: Tomada do lado da cama é a maior fantasia sexual de 99% dos entrevistados pra essa reportagem (risos), mas as chances de você ficar rolando o feed do Facebook pra baixo e esquecer da vida são enormes. Você usa o celular como despertador? Coloque ele pra carregar numa tomada longe da cama, o que também vai te obrigar a sair da cama pra desligar o bichinho e evitar a tentação dos malditos cinco minutinhos a mais. HEH

Ruído branco: Eu nem sei quantas horas de sono eu devo ao cara que criou o RainyMood, mas posso garantir que são muitas. Além do barulhinho mágico de chuva, tem esse site pra criar seu próprio ruido branco personalizado e esse vídeo de dez horas com ~ruído branco celestial~ (pras suas viagens pelo espaço). Pra mim, faz muita diferença ter um barulhinho de fundo, mesmo que seja só o ventilador em dias de calor.

Seu amigo criado-mudo: Coloque um abajur e um livro ali do lado. Você não gosta de ler? Sente sono só de pensar naquelas letrinhas miúdas? Se faça esse favor e deixe os livros te levarem pro colo de Morfeu. Se você, como eu, adora ler, aproveite pra desencalhar aquele livro enorme e difícil que você quer tirar da lista de leitura. Talvez demore um ano inteirinho pra terminar, mas pelo menos seu sono estará salvo. Hooray!

Talvez eu pareça uma pessoa muito bem manjada na arte de evitar a insônia e dormir como uma princesa enquanto escrevo esse post, mas a realidade é que na noite passada fui dormir uma e meia da manhã - the struggle is real, amigos e amigas. Por isso, quero que vocês colaborem com esse post e me digam: O que vocês fazem pra ajudar vocês a dormir melhor?

6 comentários

  1. Tenho muita sorte em não ter 'esse' tipo de problema. Encostei, tô dormindo, o que é uma bênção. Mas minha irmã e minha mãe demoram muito pra dormir e sofrem horrores com isso, presencio sempre (enquanto não tô babando no meu travesseiro claro) (nem babo no travesseiro, sou uma dama afinal) (q). Quando não consigo dormir, o que é raro (amém, continue assim) sempre preparo uma caneca de leite com chocolate, me aconchego na cama e tento ler um pouquinho. Sempre me relaxa fazer esse tipo de coisa, é incrível.

    ResponderExcluir
  2. Oi,esse é o tipo de post que eu tenho que salvar pra ler sempre. São ótimas dicas, é sempre difícil seguir, mas a gente tenta.

    ResponderExcluir
  3. EU QUERO TE DAR UM ABRAÇO AGORA POIS MELHOR POST, MELHORES DICAS. Miga, eu tenho um problema sério de insônia. De domingo pra segunda, por exemplo, eu fui dormir às 6h, a hora que eu casualmente deveria estar acordando. Fui pra aula? Não, porque sou retardada e morro de medo de dirigir virada e acabar pegando no sono do nada. Preciso internalizar essas dicas porque quando sigo, costuma dar bem certo, mas eu claramente não curto muito me ajudar, pois são raros os dias que eu não extrapolo meu horário e vou deitar às 2h, ou então levo o celular pra cama e quando vi, opa, já são 5h, o galo está cantando, etc etc. Não está fácil viver assim.

    beijo <3

    ResponderExcluir
  4. RAINYMOOD, SALVADOR DAS MINHAS NOITES ♥
    Eu tenho insônia desde que nasci e é sempre um sofrimento conseguir dormir porque eu preciso estar funcional quando todo mundo está acordado. Mas não é assim que meu sistema funciona: sou uma pessoa das trevas, noturna, e tenho a maior dificuldade do mundo pra dormir à noite. Se meu relógio biológico reinasse na sociedade, todos passariam as noites acordados, dormiriam umas 3h durante as manhãs e teriam picos de energia pela tardinha/noite. Não fui feita para viver em sociedade, claramente, hahahaha

    ResponderExcluir
  5. Manu, me abraça. The struggle is real aqui também. No meu caso, de acordo com meus pais, desde pequena eu "lutava contra o sono". Porém, só fui virar amiga da insônia quando estava no ensino médio. Não sei exatamente o que desencadeou, porque nunca fui de ter muitas crises de ansiedade, principalmente naquela época. Depois que entrei na faculdade (de jornalismo!, que coisa louca!), desencanei de vez da ideia de dormir bem todas as noites.
    Claro que me esforço e sigo as dicas que você deu, mas quando percebo que não vai dar mesmo, abraço a causa e uso as horas "a mais" para fazer algo que eu gosto, sabe? Já que não quero ficar surtando com a crise dos 20 e as bads da vida deitada na minha cama e no escuro, entro na Netflix e assisto uns episódios ou então leio até dormir. Não é o ideal, provavelmente não é saudável, mas a gente se vira como pode.
    E, sim, os ruídos brancos são <3 Uso para me concentrar quando quero ler, por exemplo, e não consigo porque tem uns barulhos altos.

    ResponderExcluir
  6. amei esse post e me vi na parte do: formada porém desempregada que tá com uns horários loucos pra dormir + crises de ansiedade. em maio eu passei DIAS insone, dormindo malemá 2 horas por noite, e cara, isso quase me matou, sério! agora meu sono tá melhor, porém, ainda ruim. adorei suas dicas e pretendo segui-las, principalmente essa de definir um horário pra ir pra cama + ritual da naninha, talvez não as 10 da noite, um pouco mais tarde já que posso acordar um pouco mais tarde, quero dormir a quantidade certa de horas pra uma pessoa adulta (que dizem ser de 7 a 9 horas), pq eu sempre durmo ou muito menos que isso, ou absurdamente mais :/ hahaha

    ResponderExcluir