Eu não gosto dessa moda impecável das it girls, blogueiras e afins, porque ela sempre me pareceu irreal. Aqueles looks maravilhosamente produzidos, sempre com uma it bolsa, sandália, casaco ou adereço de cabeça, que a gente prontamente se sente obrigada a copiar pra ver se consegue pelo menos um pouquinho do charme. Problema: o tal it acessório custa alguns milhares de doletas. Problema dois: mesmo as versões réplica, feitas pra caber na nossa carteira, podem destruir um orçamento. Aqui por essas bandas, ninguém tem dinheiro pra comprar roupa nova todo mês (vocês têm? Desculpa). Quer dizer, considerando que você não mudou de tamanho nos últimos três anos, é claro que você tem roupas suficientes e você pode comprar uma por semestre, a menos que você lave as suas roupas com meio litro de alvejante toda vez, até elas ficarem podres e se desfazerem. Ou que você tenha o péssimo hábito de gastar dinheiro com aquelas brusinha feitas de malha horrorosa. Você faz uma dessas duas coisas? Pare.
Não é que eu odeie blogs de moda. Eles servem como inspiração, né? Lógico. Mas eu queria encontrar alguma coisa mais real. Alguém já viu as it blogueiras repetindo roupa? É muito inviável ter uma quantidade de roupas que te permita fazer um rodízio trimestral, e nem é saudável que seja desse jeito - eu gostava mesmo era daquela seção da Manequim em que eles faziam sete looks do dia com doze peças. Também, por mais que eu goste de ver, não me sinto inspirada por meninas gringas que moram em climas frios e podem usar meia-calça e suéter com tudo - como é que eu consigo reproduzir isso nos 35ºC do verão, no centro da cidade? Por último, mas não menos importante: quando é que alguma blogueira vai aparecer com ideias de looks pra trabalhar todos os dias parecendo profissional, mas não sem graça; e pegar ônibus parecendo casual, mas não mendiga? É isso que falta na vida do proletariado brasileiro.
![]() |
| BASICA MAS SEM PERDER O BRILHO |
Tenho um casaco que ganhei em 2009 e venho usando ele religiosamente a cada inverno desde então (o faço enquanto escrevo essas linhas, no celular, dento do ônibus parado). Ele é xadrez cor-de-rosa e me sinto maravilhosa toda vez que visto o bichinho. Continuarei usando ele até se tornar imprestável, ou até que ele deixe de fazer com que eu me sinta fabulosa. Quando ele chegou até as minhas mãos, eu estava justamente precisando de roupas, já que ia começar a faculdade e não teria mais como usar uniforme todo dia; e foi a primeira vez que me apaixonei por uma peça de roupa, que senti que, se eu fosse um objeto, podia ser feita de lãzinha xadrez rosa num modelo acinturado.
Nessa época, eu não tinha noção nenhuma de que podia desenvolver um ~estilo~ próprio, e depois de alguns anos, três ciclos de calças jeans e algumas brusinhas de malha ruim (oh, regrets), pra ser sincera, continuo ser ter nenhum. Fiz uma conta no Lookbook dia desses e, na hora de marcar meus estilos favoritos, virou uma grande mistura de casual-clássico-retrô-romântico-grunge-clean-gótica suave. As peças de roupa que eu coletei ao longo desse tempo e que fazem meu coração bater mais forte também não fazem sentido entre si, mas nada me deixa mais feliz do que misturar tudo e sair. O que eu quero comunicar com isso? Que eu gosto daquelas roupas e gosto de me sentir fabulosa nelas. O que eu queria comunicar com esse post? Que queria ver mais gente fazendo o mesmo. Estilo não é um jeito de viver, uma iluminação que vem de dentro, uma peça especial de roupa - estilo é se sentir incrível com as roupas que você colocou. Coloquem isso nos próximos guias de estilo. Obrigada. De nada.
![]() |
| SCARLETT O'HARA IS MY FASHION GURU |




QUE TEXTO MAIS MARAVILHOSO! Pfvr, escreva mais sobre moda, amiga. Eu acho que você sabe mais ou menos disso, mas eu tive uma época que eu queria ser blogueira de moda e super comprava essa ideia dos looks super montados e acreditava 80% (?) naquelas pessoas sendo lindas 24/7 - até o dia que eu cansei. Aos poucos, percebi justamente tudo que você colocou aqui: essas são roupas caras, que não cabem no meu orçamento, muito menos na minha realidade. Então eu comecei a me vestir do jeito que EU me sentia bem - que é, basicamente, de camiseta GG, short jeans, tênis ou coturno. É assim que você vai me encontrar em 85% do tempo. Gosto de me arrumar de vez em quando? Lógico (e ainda posto foto no instagram, risos) mas não é sempre e eu não preciso estar montada sempre pra me sentir bem, e acho que isso é o mais importante. Da mesma forma que eu acho que tudo bem seu guarda-roupa não fazer o menor sentido (o meu também não faz!). Não somos seres unidimensionais e tudo bem que a gente queira usar roupas de estilos completamente diferentes. Como você mesma disse: enquanto aquilo te fizer sentir fabulosa, então tudo bem.
ResponderExcluirbeijo <3
É isso! As blogueiras de moda deixaram de ser inspiração (pra mim!) há muito tempo, porque deixou de ser real, as menians tem closet, não repetem roupas (como você disse) e vivem com um orçamento muito fora da realidade (sem contar a produçaõ das fotos, que influência demais no resultado). Sinto falta das blogueiras vida real, daquela identificação, hoje olho pra elas como um bando de socialites.
ResponderExcluirAmei seu texto. Fui me identificando com tudo. Tenho um gosto por moda, mas não desse jeito que as Blogueiras passam. E bem que minhas roupas duram muito e não vejo motivos, nem dinheiro para ficar comprando novas sempre. Bjos
ResponderExcluirBah, vou comentar aqui que já fiz freela de conteúdo pra blogs de moda e segmentos semelhantes, costuma ler muito muito sobre tendências etc, e me questionava sobre a galera estrela que posta looks etc, se teriam um guarda roupas infinito, se havia um programa pra combinar as cores rs mds era muita informação, e haviam alguns que postavam diariamente. Yeay yeay, concordo com a parte em que a roupa é mais do que uma proteção, de fato ela não reflete somente certas características, como também humor e mais, eu acho isso fantástico... mas de fato não dispenso o jeans batido, regata branca e o all star, melhor combinação ever <3 rs
ResponderExcluirxoxo
"básica mas sem perder o brilho" UAHAUHAUAUHA
ResponderExcluirme sinto contemplada pelo seu texto
uma coisa que vim notando é que o que algumas pessoas altêr consideram "diferente" não é mais tão diferente assim... tipo, calça bege com camisa jeans etc, sabe? oq mais tem é gente vestindo coisas combinadas coletivamente e eu nao entendo pq. esses dias comprei uma jaqueta jeans num brechó e um amigo meu falou 'pq vc nao descolore um pouco? com candida' dai eu pensei 'nao, po, mas eu gostei dela assim'. e dai lembrei q a galera altêr tá usando jaqueta jeans clara/desbotada. hahahaha essas ideias entram na cabeça das pessoas q elas nem percebem, cara. ps: nao descolori.