Antes disso: Bologna - Ferrara - Veneza - Bologna, il ritorno - Verona
Depois de uma pausa pras festas de ano novo em que passamos numa uma cidade meio desconhecida com os amigos alemães que fizemos pelo caminho, jogamos futebol na praça - de madrugada - com uma latinha de cerveja e tivemos um jantar tipicamente italiano, com três pratos, vinho tinto e tudo o mais, pegamos o trenzinho e finalmente fomos parar em Florença, essa joia turística incrustada na região da Toscana (!!!)
Florença é uma cidade recheada de história - tem um monte de palazzi (residências de famílias nobres), prédios maravilhosos pra todo lado e arte pra chuchu. Infelizmente pra mim, essa parte da viagem não foi muito marcada pela abundância financeira e a maior parte dos locais turísticos (as igrejas também) eram pagos, ou seja: bati muita perna a esmo olhando fachadas, explorando livrarias e lojas de departamento e dividindo chocolates com a minha companheira de viagem enquanto chovia na nossa cabeça. Mas, sem mais mimimi, apreciem as fotos:
Vamos começar esse post esfregando a magnificência do Duomo (catedral) de Florença na cara de vocês, leitores? Acho apropriado usar palavras como "magnificência" pra descrever esse lugar, porque vejam bem. Apenas vejam.
O interior é bem menos impressionante, pelo menos desse ângulo, heh
Sei que na internet devem ter fotos muito melhores do teto do Duomo, mas quis postar essas porque sim, gente, eu subi a escadaria que te leva até a cúpula. É uma experiência inesquecível: uma catraca pra validar seu bilhete e 400 e não sei quantos degraus, escuros, estreitíssimos e sem corrimão, onde é meio inviável parar pra descansar porque a fila atrás de você quer subir também. Descer pelos mesmos degraus enquanto a outra leva de turistas sobe em sentido contrário também é ótimo - meus joelhos de velha reumática aprovaram 100% essa parte do passeio.Num dia de sol, deveria ter um raio de luz saindo da cabeça de Jesus. O que dizer da engenhosidade de quem fez essa igreja???????
Mas chegar lá em cima é bem legal! Esses telhadinhos = amor
Não olhei por esses binóculos (porque cinquenta centavos de euro faziam toda a diferença nessa parte da viagem), mas tirei uma foto assim mesmo porque sim
Mais uma da série "tem fotos melhores no Google mas tirei mesmo assim" - teto do batistério do complexo da catedral. MUITO OURO INSH'ALLAH
Tem essa foto tosca aqui, do alto da torre do sino, só porque dá pra ver os prédios em volta e as barraquinhas de ambulantes que tem por lá. E a chuva, lógico
O passeio pelo complexo da Catedral custa(va) dez euros e te dá um ingresso pra visitar um monte de prédios, inclusive o campanário (torre do sino), que não é tão legal assim mas te dá vista pra cúpula do Duomo. (Mas você pode visitar o interior da catedral sem ingresso nenhum!)
Até 1873 o Davi original ficava aí mesmo - agora temos uma réplica, e o original fica na Galleria dell'Academia (que eu não visitei - marcado para o próximo passeio)
Sombrinhas espalhadas pela rua - como boa menina do interior achei isso lindo demais e quis mostrar pra todo mundo.
O outro passeio de turista legal que eu fiz foi visitar a Uffizi, galeria de arte cheia de obras famosas, como O Nascimento de Vênus e A Vênus de Urbino, além de trocentas Madonas retratadas de todas as formas e a sala mais rica que eu já vi nessa vida. Não tem fotos porque eu sou uma turista chata e quis seguir as regras do museu - o que foi uma decisão muito acertada, porque o passeio durou umas quatro horas e eu saí de lá com ressaca de arte e morta de dor nos pés. Carregar uma câmera de mais de um quilo não ia me ajudar.
Recomendo: comprar o ingresso antecipado. Ir cedo e separar um dia especialmente pra isso. Deixar qualquer câmera pesada em casa (mas leve uma levinha, a vista do rio que se tem é linda!). Usar um sapato com palmilhas ultra confortáveis. Levar um guia de bolso pra não se perder lá dentro e ver o que você mais quer - em dado ponto pulei umas três salas de quadros só porque queria chegar no Caravaggio e parecia que eles não iam acabar nunca. É muita opulência mesmo.
Fachada do Palazzo Pitti, que disseram ser um Palácio de Versalhes italiano. A nobreza florentina morou aí (só a nata da sociedade) e hoje em dia é um museu (que também não visitei - lágrimas).
Gelateria dei Neri - fica na Via dei Neri, lá pros lados da galeria Uffizi. Coloquem aí no roteiro de viagem de vocês, porque esse sorvete de cookies tá no meu top 3 sorvetes (e o de manga tá logo ali em quarto). QUERIA TRAZER UM BALDE
Me empanturrei de chocolate Lindt (porque tinha lojas sempre perto dos pontos turísticos) mas esses coraçõezinhos da Perugina foram o melhor chocolate que já comi nessa vida EVER. Arrependimento de não ter trazido de caixa também.
Pontevecchio e rio Arno (enquanto os amiguinhos alemães bebiam cerveja). Deus, Deus, me leva de voltaaaaaaaaaaaaaaaa










Que lugar lindo! Nossa, também quero ir. hahaha
ResponderExcluirE transpira história, né? Só pelas fotos já imagino como deve ser incrivel estar lá.
E suas fotos estão lindas, todas, sério. Para com isso de foto tosca ou tem melhor na internet hahaha
Beijos
A Mente Transborda
Curta no Facebook
Achei tudo lindo e maravilhoso, mesmo com zero dinheiros nessa parte da viagem voltaria pra ficar zanzando pelas ruas e me surpreendendo com os prédios. E que bom que você gostou das fotos (mas realmente tem melhores na internet, estou sendo sincera! hahahaha) <3 Adoro seus comentários por aqui!
Excluirbeijossss!
Já falei que amo suas fotos? Já falei que tôu invejando essas tuas viagens? Tô sim e ninguém pode me julgar <3 hahaha
ResponderExcluirTá liberadíssimo invejar porque eu faço isso em blogs alheios também HAHAHAHAHA <333 beijos, Suhh! :*
Excluir