Minha adolescência formou em mim a auto-imagem de uma menina feia. Parte por culpa de uma genética que não era um primor, parte por conta de eu nunca ter tido facilidade pra entender o mundo da maquiagem, eu nunca chamei a atenção de ninguém pela boa aparência. Por um bom tempo isso me incomodou, até que em um dado momento eu comecei a aceitar isso como uma parte de mim. Ok, eu podia ser feia, mas eu tinha amigas. Eu era feia, mas eu era engraçada. Minha aparência era tosca, mas eu era inteligente. Eu era feia, e... foda-se.
Não vou mentir: eu me preocupo com a minha aparência ainda, claro. Acho, inclusive, bastante saudável que as pessoas tenham essa preocupação - fazer um penteado elaborado, poder usar uma superprodução de maquiagem no dia de um evento importante, passar um batom colorido pra alegrar um dia meio cinza e levantar o astral (ou passar rímel, delineador, blush e sombra azul além do batom, se é isso que você gosta). Mas gostar da nossa aparência com nossos defeitinhos corrigidos é fácil - embora eu goste bastante da minha versão com menos olheiras, pele perfeita e olhos destacados, também me dá uma certa felicidade olhar pra minha cara-de-todos-os-dias no espelho.
Uns meses atrás, fui pra praia pela primeira vez (!!!) - meu ilustre namorado se mudou pro RJ e quis porque quis me levar pra pisar na areia e imergir em água salgada. Tiramos algumas fotos e ele postou no Facebook, pra família ver, uma muito ~engraçadinha~ onde a criatura que nunca tinha visto o mar está com o cabelo molhado e embaraçado e a cara lavada. Mesmo meio desconfortável de ver minhas olheiras terríveis expostas pro mundo, achei bonitinho e deixei a foto lá, sem drama - um retrato muito real da nossa tarde feliz passeando de barco e de mim explorando o litoral.
Aí esses dias me dei conta que eu estava sendo precursora do desafio #stopthebeautymadness antes mesmo de ele começar.
Eu acho a ideia por trás desse desafio simplesmente excelente. Além da grande imposição da sociedade pra que as mulheres sustentem padrões de beleza quase surreais pra boa parte da população, o que está por trás de uma infinidade de problemas de saúde e distúrbios psicológicos, eu acho que ultimamente, com a nova era dos blogs e do instagram, estamos ainda mais cercadas por recortes de vidas perfeitas e moças bonitas que meio que exercem ainda mais pressão pra que nós acompanhemos esse fluxo de beleza constante - só que essa pressão não vem mais das celebridades de Hollywood e das passarelas, mas de gente normal. Com todo mundo sendo lindo e tendo uma vida perfeita, devidamente corrigida por filtros e meticulosamente selecionada depois de uma sessão de selfies, fica difícil tolerar que alguém postou alguma foto sua em um ângulo que não te favorece. Aliás, acho isso triste: em vez de a foto representar uma memória de um momento alegre, pra ser compartilhada, ela passa a ser só mais um culto a imagem de fulano, siclano e beltrano, que tem que estar sempre aparentando seu melhor, e ai de quem ousar postar uma imagem que mostre que você - como qualquer ser humano - tem seus defeitos. Acho que tá todo mundo meio louco quanto a isso, e um movimento que fosse de encontro a esse ideal de perfeição, desmistificando nossas vidas invejáveis e mostrando que sim, todo mundo tem cara de defunto pela manhã, seria ótimo. Menos cobrança, mais aceitação. Menos neura, mais tranquilidade.
O que me entristece é que infelizmente isso não foi o que aconteceu. O #stopthebeautymadness se transformou em #desafiosemmake, e a ideia de tratar nossa imagem ao natural como o que ela é - algo natural - se transformou em um ato de coragem, uma coisa absurda, desafiadora, quase cruel. Virou o desafio pra brincar com as amigas e azinimigas e fazer todo mundo mostrar a cara limpa na internet, gerando um prazer quase sádico em ver os defeitos do outro. Ao invés de ser um ato espontâneo, pra incentivar a auto-aceitação, se tornou uma coisa a ser feita pra não ter que pagar algo pra quem te desafiou, ou pra "entrar na moda". Só isso explica a quantidade de fotos que eu encontrei pela tag #desafiosemmake em péssimas condições de iluminação, com cabelo na cara, olhando pra baixo, qualidade ruim, ângulos estranhos, e até gente com maquiagem (coerência, sdds).
Se eu pudesse criar uma campanha, seria o #desafiosemmedo. Viver uma vida sem medo de ser feliz, sem medo de falhar, sem medo de mostrar pro mundo que você não acorda com cílios longuíssimos, bochechas coradas e cabelo esvoaçante. Sem medo de ser tagado em alguma foto esquisita, sem medo de pagar mico, ou de ficar no vácuo. Toda essa insegurança em relação a nossa aparência (e a outras coisas também) impede a gente de viver plenamente os momentos por ficarmos preocupados demais com "o que vão pensar de mim?" e "o que é que eu estou parecendo?". E imagino que, quando tivermos nossos sessenta, setenta anos, são esses momentos bem vividos que vamos preferir ter escolhido, ao invés de parecer perfeitas o tempo todo.
E ademais, continuo acreditando no cara que cunhou essa frase: "um sorriso é a mais bela maquiagem que uma mulher pode usar em seu rosto". E vocês? Qq6ashão? Vale a pena deixar a preocupação com a aparência de lado pelo menos um pouquinho?
Esse texto foi inspirado no tema de post especial de setembro, proposto pelo Rotaroots. Mais alguém resolveu falar sobre isso? Quem aí aderiu ao #stopthebeautymadness (ou ao #desafiosemmake)? O que vocês acharam a respeito do texto?
Beijos e até o próximo post!
*Créditos das imagens: a primeira é minha, e a segunda pesquei no Tumblr. Não consegui encontrar o autor original - se você souber, é só me chamar aqui!
Assinar:
Postar comentários (Atom)





Todo mundo deveria participar do #desafiosemmedo. Mais que isso, deveria ser uma meta pessoal pra todo mundo!
ResponderExcluirverdade, Carol! espero um dia conseguir viver esse #desafiosemmedo todos os dias da vida! :)
ExcluirNossa beibe, é bem isso! O desafio sem make virou um negócio bizarro, até me marcaram e eu ignorei tranquilamente. Tá louco, quer me ver sem maquiagem vem me fazer uma visita, esbarra comigo no ônibus, sei lá, não me inclui numa loucura de gente postando as fotos mais BIZARRAS do mundo, tudo em qualidade lego e, como você mesmo disse, ângulos zuados. Poxa vida, essa questão de autoaceitação já é uma coisa tão difícil. Por que o povo dificulta? Mesmo sendo branca, jovem, heterossexual e sem deficiência alguma, já é dificil conviver comigo mesma, imagina com toda a "ajuda" que o mundo dá, cobrando umas coisas impossíveis. Sacanagem! O negocio é ligar o foda-se e seguir em frente, não deu pra ser gatinha hoje, quem sabe amanhã? E quanto as fotos e os momentos: a maioria vai ter sorriso dentuço aparecendo.
ResponderExcluirAdorei o post,
Bjs!
HAHAHAH com sorriso dentuço ou olheiras ou cabelo ensebado na cara pelo menos a gente é feliz e não vai ficar daqui vinte anos resmungando e pensando "nossa não tenho fotos do meu passado nossa mimimimi" por causa dessas frescuras! hahahaha
Excluirbeijo beibee!
Adorei o convite do #desafiosemmedo! Sabe, acho um pouco irônico o desafio sem make (e muitas vezes sem a profundidade da discussão) porque é concomitante a procura exaustiva pelos produtos de beleza eu são lançados numa velocidade que nem se eu gostasse, conseguiria acompanhar. Também acredito que não há problema algum em se arrumar, contanto que isso não se torne uma piração, algo que impeça de fazer as coisas fluírem naturalmente, exemplo: só posso fazer x ou y se estiver com maquiagem, roupa em dia, unha bem feita. E viva as fotos espontâneas!
ResponderExcluirExatamente, Patrícia! Acho que o desafio é algo nesse sentido: a gente pode viver a vida maquiada sim, mas se não dá pra sair de unha feita, raiz retocada e pele perfeita, vamos do jeito que dá, uai! O que mais importa é estar feliz e viver a nossa vida, e não parecer que saímos de um comercial de perfume importado... e viva as fotos espontâneas sim! :))
ExcluirAcho que toda mulher gosta de se ver arrumada, mas como praticamente tudo nessa vida, isso também tem limites. Achei o #stopthebeautymadness um desafio sensacional, da mesma forma que acho a #terçasemmake, por exemplo. A gente já é o tempo todo bombardeada com modelos de "perfeição", que ver pessoas nadando contra a corrente e se posicionando é realmente um avanço e tanto. Mas eu fiquei absurdamente chateada com a forma que as pessoas passaram a tratar o projeto, como se tudo se resumisse a mostrar o quão bonita você é sem maquiagem e desafiar suas amigas também pra ver se elas tem CORAGEM de se mostrar na rede de cara lavada. Tudo isso me deu um desânimo tão grande que eu acabei nem participando do ~desafio~.
ResponderExcluirEu não tenho muito problema em ficar sem maquiagem. Adoro me maquiar mas gente, quando tenho preguiça, não tem que me faça passar horas na frente do espelho passando alguma coisa na cara, sabe? Só que eu entendo que mesmo pra quem é desencanado, tirar uma foto assim não é a coisa mais fácil do mundo. Eu mesmo me vejo muito nesse aspecto de não gostar de sair "feia" em foto. É o tipo de coisa que acaba com minha autoestima e é terrível isso.
Eu apoiaria muito um #desafiosemmedo porque no fundo, acho que é isso que tá faltando. Não ter medo de viver e ser feliz.
www.starshipsandqueens.com
:((( também não participei porque não quis compactuar com essa competiçãozinha besta de quem fica mais bonita e ganha mais "curtir" com a cara lavada... mas queria muito que as outras pessoas tivessem entendido a real do desafio e tivessem aderido. eu também tenho minhas dificuldades em aceitar que não tenho rosto de modelo às vezes, mas... acho que tentar desapegar dessas coisas só traz benefícios pra gente! :))
Excluiroi, Manu! Adorei o texto. :)
ResponderExcluirComigo, como já até publiquei no blog, acontece a mesma coisa;
Eu demorei a aceitar como eu sou de verdade e as vezes eu tenho umas "crises".
O último parágrafo foi perfeito :)
Uma hora tudo cai, babe. Não tem jeito. Vamos ser felizes!
Ser saudável é uma coisa, neurótico é outra.
Acabou que o desafio deixou de ser, "mostra a tua cara" pra ser uma concorrência de quem fica melhor sem maquiagem.
:/
Beijinhos,
May
www.ensaiodemonomania.blogspot.com.br
Eu também sofro disso, May! Não é a coisa mais fácil do mundo a gente amar todos os nossos pedacinhos... mas se a gente não fizer isso ninguém vai fazer. E só assim pra viver uma vida mais tranquila :) E a verdade é essa mesmo: infelizmente virou o concurso pra ver quem fica melhor sem maquiagem, mesmo que pra isso a pessoa tenha que usar maquiagem HAHAHAHA
Excluirbeijoss!
Nossa eu entrei no teu blog hoje e me apaixonei...adorei teu texto e reflexão sobre esse desafio e essa proposta toda que foi subvertida. <3 acho que é bem isso, devemos cada vez lidar melhor com nossas imperfeições e ainda assim buscar o melhor...
ResponderExcluirfico feliz de saber que voce gostou do blog! :D saber lidar com o fato de que nós nao somos perfeitos (e nem temos que ser) é uma das formas de ser mais feliz, né!
Excluirbeijos!
Boa reflexão.
ResponderExcluirComentei algo desse assunto lá no blog, escrevi correndo, mas quis tentar expressar o que acho a respeito de "ser feio". Entendo que todos criamos critérios para avaliar algo e dentro dos nossos critérios é completamente normal haver o lado negativo, o lado de não gostar de algo. Com relação a aparência, acho o mesmo. Super normal eu achar minhas bochechas gordas, mas porque EU acho e não porque fulano disse que são, entende? E esse é o drama da coisa, as pessoas se sentem feias porque alguém disse algo ou pior, porque elas acreditam que o ser "belo" é essa chuva seca que vemos diariamente (padrão de beleza por famosos, blogueiras, famosos da internet...). É tudo muito complicado! E concordo muito, deveríamos não ter medo de nos aceitar como somos. Isso faz tão bem a alma, estar feliz por ser como é .. *-*
Concordo, Pâmela! A gente não precisa se achar perfeito... Acho que todo mundo tem uma noção pessoal de "beleza", e é normal acharmos que algumas coisas não são bonitas. Mas acho que acima disso, as pessoas tem que entender que isso é um conceito pessoal e não ficar ~impondo~ o que elas acham que é bonito ou feio na opinião delas pra que todo mundo tenha que seguir e sofrer por isso. O importante é nos sentirmos felizes, apesar das olheiras/testa grande/nariz estranho/bochechas/espinhas e etc! Acho que o mundo seria tão melhor se as pessoas guardassem seus padrões só pra elas e prestassem mais atenção no que de belo as outras pessoas tem... :)
Excluirbeijos!