Mostrando postagens com marcador papelaria. Mostrar todas as postagens

A arte de manter um journal sem nenhuma arte

16 comentários
No final de 2016, Digníssimo me deu um caderninho A5 novo, bonito, da Cícero, com uma arte lindinha na capa e com folhas sem pauta como eu sempre sonhei (vocês da cidade grande nem imaginam o trabalho que dá achar essas coisas aqui na Roça, gente). Foi um presente que me deixou muito feliz e empolgada - parecia um prenúncio de que 2017 seria perfeito como aquele caderno, que aquela era a chave pra ter um ano lindamente organizado, documentado e que minha vida finalmente entraria nos eixos. Decidi brincar de journal e fiz um board no Pinterest (como faço com tudo na vida) cheio de inspirações, com layouts maravilhosos, cabeçalhos sombreados, lettering e a integração de mil funcionalidades: contador de copos de água, de humor, de gastos, de passos, de gratidão. Parece meio megalomaníaco quando conto assim, mas na ocasião eu estava me certificando que nenhum deles era muito mirabolante. Vejam vocês, eu não estava nem pensando em incluir desenhos. Eu queria muito que aquilo funcionasse, e saí coletando ideias de tudo aquilo que parecia solucionar um problema meu. Beber mais água? Quero. Controlar meus gastos? Sim. Lista de livros lidos? Maravilhoso. 
Na teoria, realmente parecia infalível.
Na prática, o resultado foi um fracasso total.

COISAS QUE EU APRENDI BRINCANDO DE BULLET JOURNAL 2017:
Fazer qualquer coisa simétrica (uma tabela, um calendário, um habit tracker) à mão numa folha sem pauta é virtualmente impossível;
O papel das cadernetas (caras) da Cícero vaza de maneira terrível a tinta das canetas (caras) da Stabilo;
As canetas que estão na crista da onda são as Mildliner da Zebra, porque a internet não gosta de cores berrantes nos seus layouts aesthetic que vão parar no Pinterest;
A Roça só vende canetas em cores berrantes iguais aquelas que a gente usava em 2007;
Quanto mais coisa você inventar pra organizar seu tempo, mais tempo você vai perder se organizando, o que é meio contraprodutivo;
Esse negócio de spread semanal não dá espaço pra escrever NADA, a menos que você use ele estritamente pra incluir as suas tarefas;
Seu bullet journal não precisa ser um art journal, com desenhos maravilhosos e esqueminha de cores;
Erros acontecem (mas hoje em dia existe caneta esferográfica que apaga e ela é a queridinha das bujo girls #DICA);
Ficar sem escrever nada é pior do que acabar com um bando de páginas feias.

O modelo de spread semanal, super popular no instagram (em que você espreme os sete dias da semana em duas páginas), durou uns dois meses - aos trancos e barrancos - porque ele era muito curto/estreito pra contar os altos e baixos do meu dia, que era o que eu realmente queria fazer. A sensação de não ter as canetas certas também tomou conta e logo a empolgação virou frustração, a organização virou zona e o caderninho perfeito virou um fracasso no qual eu não conseguia escrever nada.

MAIS COISAS QUE EU APRENDI FAZENDO JOURNALLING EM 2017:
Eu realmente gosto de contar os altos e baixos do meu dia;
Folhas sem pauta são realmente maravilhosas pra isso, mesmo que as coisas não fiquem milimetricamente perfeitas;
O 'truque' pra fazer aquelas letras que imitam caligrafia é engrossar o traço daquelas partes da letra que vão de cima pra baixo (esse post da Cacá de como roubar na caligrafia é priceless);
É possível imprimir papel pontilhado e fazer meus próprios habit trackers com cara de instagram;
Caneta preta é mais versátil que caneta azul;
Se eu fizer muitas páginas feias, pode ser que alguma saia bonitinha;
Passar muito tempo no Pinterest nem sempre pode ajudar.

Meu diário-agenda desse ano é um caderninho estupidamente brilhante, no qual logo na página de abertura já errei e tentei consertar isso com um "embrace imperfection" à guisa de lema. Essa deve ser a principal coisa que aprendi mantendo um diário journal: a continuar mesmo apesar da caligrafia desajeitada, das linhas tortas e dos layouts muito não-aesthetics. É um lembrete de que a vida que eu vivo antes de registrar no meu caderninho de memórias também é imperfeita e tem dias meio muito POMBO, e é perfeitamente aceitável que minha forma de registro deixe isso transparecer. Faz um tempo que a Natalia fez um post falando sobre o junk journal, esse "diário adolescente que passou pelo raio gourmetizador", e percebi que minha vibe é essa: não tenho nem paciência e nem vontade de fazer spreads semestrais, mensais e semanais, nem trackers disso e daquilo; eu só quero um registro palpável e em 3D da minha vida (bullet journal tem que ter ÍNDICE, gente - sério mesmo???). É a forma que encontrei pra escrever sobre as coisas que eu gosto, do jeito fofinho que eu sempre gostei - e acho que essa realização é muito mais importante do que seguir qualquer regra à risca.

COISAS QUE APRENDI COM MEU JOURNAL 2018:
Grifa-texto é subestimado; canetas caras são superestimadas
Escrever todos os dias é algo definitivamente terapêutico (pra mim)
Se comparar com os bullet journals do instagram às vezes só serve pra gente ficar irritado
VIVA AS WASHI TAPES BARATAS DO ALIEXPRESS

#2: A louca da papelaria ataca novamente

16 comentários
EM PRIMEIRO LUGAR queria deixar registrado aqui que recebi comentários ontem e alô, você que escreveu algo naquela caixinha ali: fiquei IMENSAMENTE FELIZ! SÉRIO! Obrigada, obrigada mesmo. Espero de verdade que vocês não enjoem de mim nesses trinta dias e a gente possa conversar e se divertir bastante. ❤

Vocês sabiam que esse blog tem uma categoria de papelaria, e que até o mês passado ela ficava ali na barra lateral? Nos primórdios desse blog quando eu tinha dinheiro pra gastar com isso heh, eu fiz alguns posts falando do assunto, mas já um bom tempo não sai mais nada - o que é uma pena, pois definitivamente eu sou A LOUCA DA PAPELARIA. Toda vez que entro em uma, tenho vontade de sair com umas doze canetas de cores diversas, post-its cheirosos, clipes dourados, adesivos e todo o tipo de papel diferente. Mais alguém se identifica?
Depois que encontrei na internet um nicho pra gente que, assim como eu, tem fetiche por papel, encadernações diferentes e canetas glitterinadas, isso só piorou. Se eu tivesse dinheiro em mãos, ele já teria sido convertido em todas as novidades que eu achei. A pior parte: também tenho dó de escrever nos cadernos e fico acumulando folhas em branco, enquanto olho pra eles pensando nos usos que poderia dar mas TÃO BONITA A CAPA e as páginas imaculadas. Sério: Mais alguém se identifica? Acho que eu estou precisando de um grupo de apoio. Outro sofrimento é perceber o quanto as coleguinhas gringas tem uma variedade de materiais que jamais chegarão por aqui - e se chegam, estão custando o dobro e/ou com a bendita etiqueta vermelha dos Correios. Alô, grandes marcas de papelaria brasileira: quando é que vocês vão investir em mais modelos de cadernetas - e que não custem meu rim? #thirdworldstationeryaddictproblems

Das marcas brasileiras, tenho um apreço especial pela Libretto e suas coleções bonitonas. Eles tem uma coleção de cadernetas com capas imitando VHS e eu queria TODAS! Também tem a de super heróis do Brasil, pra ficar com minhas duas favoritas. Tem também uma coleção que imita os clássicos da literatura, as edições de capa mole simplesinhas, e até uma cópia do My Adventure Book do filme Up! Eu jamais saberia o que fazer com um My Adventure Book. Ia passar o resto da vida olhando pra ele, intimidada por não ter aventuras legais o bastante pra escrever ali.

O lado triste é que a marca é mineira e não vi nem sombra dessas maravilhas aqui pra essas bandas. Tem que ver isso aí, viu? Posso ser a garota propaganda de vocês? #librettomepatrocina

Descobri esses dias a existência do Midori Traveller's Journal, esse caderninho estiloso que já tinha visto por aí mas nem tinha ideia do que era. Se trata de uma capa de couro que pode abrigar vários caderninhos diferentes - a própria marca tem opções com pauta, sem pauta, com papel pra desenho, planners diferentes e até bolsinhos de plástico, a gosto do freguês. Você coloca o que quiser, amarra tudo, e quando os caderninhos acabam, você pode substituir por novos e guardar os antigos. Não parece genial? É GE NI AL - pelo menos pra mim, que gosto de manter várias coisas em caderninhos separados. Aí saí igual louca procurando onde podia comprar uma em terras tupiniquins.
Não achei nem uma versão genérica. Eu to bem triste.

Peguei emprestadas essas fotinhas daqui pra ilustrar como é que ele funciona - o formato é esse, mais magro e compridinho. No site da marca, a proposta é super bonitinha e fala que é um caderno pra você carregar por toda a vida, deixando as suas marcas nele e guardando as memórias. É um caderninho próprio pra viagens (no site tem, inclusive, muitos printables de mapas e coisas do tipo), mas você também pode fazer do dia-a-dia uma jornada e fazer os registros nele. Lindo, né? Midori, to contratada? Me patrocinem também!!
Se dinheiro não fosse problema, eu já teria encomendado um aqui - no entanto, já estou bolando uma versão da #princesadodiy hahahaha ME AGUARDEM.

Outra coisa que me deixou louca de vontade foi o bendito Bullet Journal, do qual todo mundo já falou e, como sempre, eu só fui entender a magia meses depois. Estou viciada em seguir as gurus da organização pessoal e salvar todas as ideias delas pra quando eu finalmente encontrar um caderninho sem pautas pra abrigar meu futuro journal. Gente, vocês também compraram essa ideia? Quem tem um? Quem tem fotos pra me mostrar? Quem mais entende a revolução que esse negócio provocou na minha cabeça? O sistema é completamente adaptável a cada pessoa!!! Por enquanto, eu só tenho um board do Pinterest onde to colecionando as ideias mais bonitas que encontrei, enquanto não acho a caderneta ideal pra isso. Além disso, é uma desculpa excelente pra comprar canetas novas. JOY.

Mas nem só de cadernetas a gente vive: semana passada comprei PRENDEDORES DE PAPEL no Aliexpress. Isso mesmo. Que vão viajar trinta mil quilômetros. Mas você seria capaz de dizer não pra clipes fofinhos, metalizados e em cores pastel? Não tenho toda essa força de vontade.


Ta aí o meu depoimento como a louca da papelaria. Alguém quer falar sobre isso? Vamos fazer um grupo de apoio?
Beijos e até amanhã!

Caveirinhas e corações

Um comentário
Oi, gente!
Num dos posts recentes do blog, eu falei da Joy Paper e sua linha de produtos super úteis e charmosos (nesse post aqui!), e dessa vez, eu vou mostrar alguns dos itens lindos da marca!

Esse é um dos caderninhos lindos pelo qual eu me apaixonei! Ele é cheio de pequenos detalhes, como essa abertura romântica pra pôr o nome, a "pastinha" decorada no final (no estilo das Moleskines) e os desenhinhos das personagens Joy e Peace.

A qualidade do papel e da construção da caderneta é ótima, o que, além do design, é super, super importante - como eu já falei, odeio escrever em papel molengo. Essa tem as folhas lisas, ou seja: um infinito de possibilidades em cada página! Mas a mesma caderneta é disponível também com pautas, assim como outras também estão disponíveis em versões temáticas, pra você organizar melhor a sua vida! (Eu já disse, acho incrível essa união entre fofura e praticidade...)
Os lápis são um charminho à parte e cada um tem uma estampa diferente.
 
Esses são os bloquinhos/memo pads com a Joy, o buldogue francês que é a mascote da marca! Esse bloquinho tem a capa resistente e durinha. É o tipo de coisa pra levar em qualquer bolsa pra anotar qualquer coisa - telefones, recados, conteúdos de provas, gastos, compromissos... e aí passar a limpo quando chegar em casa.
Esse é um dos blocos de papel de carta (ou de recados, ou de anotações!), com uma das estampas que mais gostei - a de caveirinhas (tão romântico/moderno/elegante ao mesmo tempo! Haha). Fiquei tão surpresa quando descobri que o papel tem esse detalhe de corações no verso, e ainda mais com a qualidade do papel! Não costumo comprar papel de carta, mas não me lembro de ter encontrado algo tão bom à venda nas papelarias que eu frequento, que não tem tantos produtos assim. Ou seja, dá pra escrever cartinhas pra todas as amigas e guardar sem medo de rasgar depois - já aconteceu comigo... #chatiada.

Além dos itens convencionais de papelaria, a Joy Paper também oferece outros produtos que atendem outras demandas da nossa vida, como por exemplo, blocos organizadores (pra tudo o que você precisar de uma checklist), convites e cartões pra ocasiões diferentes. Tem cartões de aniversários, eventos, e esse aí em cima, que eu achei uma gracinha... "Nobody is perfect until you fall in love with them" é uma das verdades do universo (leitores apaixonados, concordam? Haha, bora enviar pros namorados/paqueras/pretendentes)!
(deixei essa foto sem edição, porque foi a que ficou mais próxima das cores originais)
Bilhetinhos bonitinhos pra enviar pequenos recados, que, como o resto, são feitos com muito capricho - tem fechinhos adesivos e o interior decorado... um amor só!

Esse é o link da Joy Paper - e lá tem muito, muito mais coisa linda, que vale o clique das pessoas que também se encantam com papelaria como eu!

É isso, pessoal! Espero que tenham gostado do post!
Beijos!

Papelaria: Joy Paper

Nenhum comentário
Oi, gente!
Cá estou eu, mais uma vez, pra falar do fantástico mundo da papelaria! Há algum tempo, eu conheci a marca Joy Paper e seus muitos produtos e estampas, e ela me chamou bastante a atenção! Pra mim, existem três critérios que um item de papelaria precisa cumprir pra vir morar na minha estante: Qualidade (porque até hoje não entendo como tem gente que não liga pra escrever em papel ruim), beleza (fazer o quê, se eu associo personalidade com cadernos) e praticidade (porque no fundo, a minha coleção de caderninhos tem um propósito: me ajudar a organizar minha vida colocando cada ideia em seu respectivo lugar). E eu nunca tinha visto uma marca que cumprisse tão bem o terceiro quesito sem deixar de dar atenção pros dois primeiros... até então.


Essas são algumas das estampas exclusivas da marca. Além de serem muito harmônicas, é legal ver a variedade de padrões, que abarcam praticamente todos os aspectos da nossa vida! Tem os desenhos que remetem ao infantil e ao doce da coleção Joy & Peace, os padrões mais modernos e fashion (eu achei esse de Brasão a cara da rhyqueza), até as estampas mas cheias de classe e seriedade, como a Black, que são perfeitas pro cotidiano do trabalho (especialmente se você, assim como eu, se sente intimidada de andar com uma agendinha rosa na frente dos clientes). E além de ter tantas estampas disponíveis, a Joy Paper também tem muitos, muitos, muitos produtos, que além de lindos, facilitam muito a vida das pessoas - especialmente quando o objetivo é a organizar e colocar cada coisa no seu lugar.
Não bastasse ser a louca dos caderninhos, eu também sou a louca das caixas. Como guardo todo tipo de tranqueira objeto fofinho que tenha valor sentimental, frequentemente minhas coisas viram uma bagunça, e não há nada melhor do que guardar tudo em caixas bonitas na estante: facilita demais na hora de saber onde posso encontrar cada coisa.
muitos tons pastéis = muito amor

Além de caixas, também dá pra encontrar pranchetas (dessas de escritório, mas milhões de vezes mais lindas), lápis, borrachas, blocos, bloquinhos, blocões, - pra carregar em todos os tamanhos de bolsas - cadernos, fichários, (minhas adoradas) cadernetas (♥)... assim como outros itens bem específicos pra organizar a rotina, como listas de supermercado e checklists de viagem. Ou seja: dá pra compor o material escolar, os itens de escritório e da organização da casa, e até mesmo a decoração da sua festa de aniversário... eu disse que nunca tinha visto uma marca que atendesse a tantas necessidades.

Cadernetas fofinhas com ilustrações da Joy & Peace, em versões com pauta, sem pauta e temáticas. Não são lindas?


Esse é o link da loja virtual da marca, que tem muito, muito mais coisas, e merece uma olhadinha de todo mundo que compartilha do mesmo gosto que eu por itens de papelaria, e esse é o blog! Espero que tenham gostado do achado, assim como eu!
Beijos!


7 planners pra ter na minha estante

2 comentários
Não sei se vocês já perceberam, mas eu meio que sou a louca dos caderninhos. Ou melhor, sou meio que a louca da papelaria. Vivo juntando as moedinhas pra comprar uma agenda ou bloquinho fofo, que eu sempre acho que preciso mas sempre acabo com dó de usar, e vivo com dó de comprá-los também, já que os caderninhos da Tilibra nem são tão bonitos assim pelo preço que têm.
Aí, um belo dia, eu percebi que tinha um cartão internacional. E descobri que podia comprar no AliExpress toda aquela magia coreana E com frete grátis.
Desde então, a minha wishlist de caderninhos tem crescido assustadoramente - e ainda bem que não diminuiu, senão já ia estar falida, sem controle sobre o meu dinheiro e soterrada em caderninhos minúsculos coreanos...
Mas cobiçar ainda é de graça, certo? E é por isso que eu resolvi fazer essa lista dos planners e journals que eu pretendo ter na minha estante.

1. Précieux - Passé, Présent, et Avenir (Petit Cochonn Diary, ver. 2 - 2013)

Desde o ano passado eu estou cobiçando essa belezinha com ar romântico. Ele tem vários modelos, todos com capinha de PVC pra proteger e folhas decoradas com uma bordinha rosa-fofa-mais-girlie-impossível! Mesmo custando mais do que eu gostaria, ainda não tirei esse planner da minha wishlist por motivos óbvios, e continuo espreitando ele no eBay à espera de preços mais baratos.

U$ 45.80, por dez - aqui
U$ 21.99, por um só - aqui

2. Don't You Worry About a Thing (Pony Brown - 2010)

Eu comprei um planner da Pony Brown pra mim esse ano (aquele com a capa do Yesterday and Today Always Smile) e posso dizer que eles são uma maravilha pra se organizar, ainda que a princípio pareçam pequenos demais pra tudo o que você tem pra fazer. E esse está custando oito dólares, ou seja = preciso.
U$ 8.45 - aqui

3. Pour Vous Diary (ver. 1 - 2013)

Não basta ser bonitinho: A capa dele é dupla face (floral de um outro e de bolinhas do outro). Tem também uma capinha de PVC pra proteger, é relativamente grande e espaçoso pro padrão coreano de caderninhos e custa menos de cinco dólares... existe algum motivo pra não comprar esse planner?
U$ 4,17 - aqui


4. Hello! Coco Study Planner


Eu conheci essa marca Hello! Coco recentemente, e fiquei encantada por ela. Tudo é tão rosa, fofinho e meigo! Esse planner está na minha wishlist porque segue o modelo Pony Brown, além de ser muito mais rosa e cheio de desenhinhos, e ter mais espaço pras atividades de cada dia. É uma das mais propícias pra organização que eu já encontrei!
U$ 17.09 - aqui

5. Toffeenut Journal Planner (Monopoly - 2013)

Seguinte, eu já fiz um post sobre esse senhor caderninho, e ele é meio que o planner mais legal que eu já vi.
Preciso dizer mais nada.
U$ 26.99 - aqui

6. You Make me Smile (Pony Brown)


Estava eu procurando todos os meus caderninhos na minha wishlist, quando me deparo com esse, que ainda não tinha visto, e foi amor instantâneo. Ele não é um planner e sim um journal, mas isso nunca foi desculpa pra eu enjeitar caderninhos... enfim, amor eterno por essa capa. <3
U$ 14.24 - aqui

7. Independent Paragraph of Nobility - Vintage Diary

Não é um planner, mas não deixa de ser um caderninho muito fofo e por um preço apaixonante, então:
U$ 3.39 - aqui

Esses são os atuais queridinhos da minha wishlist! Tem alguém cobiçando os mesmos que eu? Ou vocês tem outros na lista? (Ou será que eu sou a única louca dos caderninhos por aqui?)
Beijos!

Papelaria: Monopoly

10 comentários
Natal chegando, ano acabando, e é hora de pensar na agenda do ano de 2013... Pela primeira vez, decidi comprar a minha pela internet, já que não achei nada que realmente me agradasse nas papelarias aqui por perto. E foi assim que eu conheci a marca Monopoly.

Assim como a fofíssima Pony Brown, a Monopoly é coreana (fico impressionada com a quantidade de fofura presente nessas coisas coreanas), e produz uma variedade de coisas: Fitas adesivas fofas (até as fitas adesivas ficam interessantes na Coréia!), agendas e diversos caderninhos de organização, canetas, post-its e muitos itens de papelaria, bolsas, estojos, carteiras, adesivos, cases de celular, entre vários outros. Tudo muito meigo e colorido, com detalhes caprichados e desenhinhos.
Aqui está o site deles e os produtos à venda, pra vocês desejarem tanto quanto eu.
 As fitas adesivas mais lindas que eu já vi na vida (que eu usaria pra tudo, menos colar as coisas); adesivos fofinhos e de tecido; um post-it gracinha de lavandas (entre os vários formatos fofinhos disponíveis) e duas canetas com detalhes lindos.
Dois modelos de carteiras e um espelhinho de bolso (embaixo, com o pingentinho)!
Além do design lindo da Monopoly, outra coisa que me chamou muito a atenção foi o espaço e a quantidade de repartições pra guardar as coisas: cartões, chaves, papéis, canetas... Sempre sofro com isso, nunca tenho espaço suficiente pra guardar e organizar as coisas! Essa junção de beleza e organização foi infalível pra me conquistar. E obviamente, encontrei a agenda dos meus sonhos lá:


Essa é a agenda da coleção Toffeenut, com planejamento anual, mensal e semanal, muitas ilustrações lindas e ainda algumas páginas pra anotações. Ela tem esse "case" feito de tricô e muito, muito espaço pra guardar tudo! Tem até o espacinho pra caneta (carregar caneta avulsa na bolsa significa que você nunca vai achá-la quando precisar...)! Quero muito essa agenda pra ser minha companheira em 2013 :D
Mas Manu, como faz pra comprar esse monte de coisa se eu nem consigo fazer meu cadastro no site da Monopoly? Pois é, a menos que você fale coreano, eu acho que não vai conseguir se cadastrar lá. Mas não priemos cânico! No eBay tem muitas lindezas dessa marca (e de outras, igualmente fofas) em várias lojas virtuais! Separei algumas delas, cujos vendedores receberam qualificações positivas de seus compradores!


Acho que já escolhi o presente de Natal que eu me darei! E vocês, o que acharam da Monopoly? Ficaram tão apaixonados quanto eu?

Todas as imagens utilizadas nesse post foram retiradas do site da marca e, embora eu ache desnecessário dizer, esse não é um post patrocinado (embora eu não fosse reclamar se a Monopoly me enviasse alguns objetos pra eu dar minha opinião sobre eles... hahahahah).