Mostrando postagens com marcador diário de viagem. Mostrar todas as postagens

Roma, duemilaquattordici

9 comentários
ADIVINHA QUEM ACHOU QUE TINHA PUBLICADO ESSE POST MAS ACHOU ELE NOS RASCUNHOS? HUEEEEEE
Pra você que está perdido: eu dei um role na Itália em 2013-14 e esse post é a última parada da viagem que está mofando nos rascunhos desde então. Podia fazer a egípcia e publicar isso aqui na data correta, mas essas fotos precisam ver a luz do dia. Apreciem (ou não):

.
Ou: Ciao, bella
Antes disso: Bologna - Ferrara - Veneza - Bologna, il ritorno - Verona - Firenze
Parada final desse diário de viagem. Talvez vocês estejam dando graças a Deus, mas eu não posso evitar sentir um nozinho na garganta, até porque o melhor da viagem está todo aqui. Veneza é mesmo um sonho, Bolonha roubou o meu coração, e até Florença deixou saudades, com a vista do Rio Arno e da Pontevecchio, mas gente...
Roma.
Grande, lotada de turistas e com o trânsito mais mortal que eu já vi na vida. Cheia de imigrantes e suas barraquinhas, sítios arqueológicos no meio da cidade, e lojas vendendo tudo o que eu imaginava - de vestidos Valentino a sorvete de manjericão a macarrão em formatos exóticos. Roma é a cidade que eu poderia passar o resto da vida descobrindo.
Eu adoraria que esse diário de viagem conseguisse explicar tão bem a sensação que essa cidade me passou em cada um dos dias que eu fiquei lá, mas talvez vocês precisem descobrir sozinhos. Fiquem com as fotos e o meu mimimi saudoso:

#gelatododia: mirtilo e romã
'You can check out any time you like but you can never leeeeeeeeeeeeeeeeeave'  CARA POR FAVOR
FYI: Tem várias fontes espalhadas em Roma, e elas tem água potável
Uma palavra para o Monumento a Vittorio Emanuele II (o primeiro rei da Itália unificada): MONUMENTAL
IMG_0997
Definindo Roma (turística) em uma imagem: ruínas a céu aberto. Aparentemente existe até uma piada local sobre o fato do metrô ter só três linhas (porque não deve ser fácil simplesmente sair escavando a terra por lá)
IMG_1299
Uma foto do lugar mais bonitinho do complexo Foro Romano-Palatino: O templo das Virgens Vestais
IMG_1308

IMG_0518
Basílica de São Pedro: é tudo isso mesmo, gente
PAPA FRANCISCO BEIJANDO CRIANCINHAS: WINNING
Papa aparece na sua sacadinha na sexta-feira e reza o evangelho na Piazza San Pietro nas quartas às nove da manhã.
IMG_1609

Vista do Papa 
 O Panteão, onde estão enterrados rei Humberto e a esposa (a famosa rainha Margherita) e Rafael Sanzio, tartaruga ninja. A distorção nessas fotos é assustadora mas QUE CULPA TENHO EU se os monumentos são imensos?????????
 A Piazza Navona é conhecida como o centro social da Itália, é onde fica a embaixada brasileira e tem essa fonte que eu achei muito mais legal que a Fontana de Trevi, a Fonte dos Quatro Rios:
 Quem esculpiu ela foi o Bernini (assim como 90% de Roma) e ela tem quatro estátuas representando os rios mais longos de cada continente na época: O Ganges, o Danúbio, o Nilo e o rio da Prata. Esse aí é o Danúbio, eu acho - procurem no Google, tem todo um simbolismo daora.

Seguem as fotos do Museu do Vaticano World Tour:
É uma múmia de verdade. Obrigada de nada
IMG_0585
Pelo amor de Deus, não deixem de ir no Museu do Vaticano - surtei com a quantidade de coisa maravilhosa que a Igreja Católica acumulou nesses séculos. Isso aí em cima é um envelope com uma carta em escrita cuneiforme (1700 a. C.)
DSC00854 A Escola de Atenas!!!
Foto com o Laocoonte que quase me fez apanhar de turistas chineses ávidos por uma selfey
As fofocas que perduraram ERAS: Esse aí é o Antinoo, um novinho dito como favorito/amante do imperador Adriano. Antinoo morreu afogado no Nilo e Adriano começou um CULTO ao seu amante falecido, transformou o menino em divindade, fundou uma cidade em homenagem a ele e batizou uma estrela com o nome dele. GENTE. Apenas GENTE.
DSC00858
Vocês sabiam que tem Salvador Dalí no museu do Vaticano? Nem eu. Esses papas MANJAM DE ARTE.
IMG_0677

Vista de cima de Roma/Vaticano de dentro do museu. Você pode fotografar à vontade lá, então não dê bobeira como eu dei e leve umas duas baterias.
CENTO E CINQUENTA SABORES DE SORVETE, dizia a plaquinha. Os reviews falavam que "tava bem longe de ser o melhor gelato da cidade" porém eu achei excelente e voltei aí uns três dias, a gente gosta é de fartura. Inclusive chocolate com laranja é o melhor sabor de TODOS.
Foto de turista no Coliseu: TEM SIM
IMG_1408
Isso a Globo não mostra: a mochila companheira da viagem toda e o guia que salvou as nossas vidas (e os nossos bolsos de ter que pagar pelo áudio guia dos museus)
Essa vista
E essa vista estão uma na frente da outra. Aqui em cima é o Templo de Vênus e Roma, que fica dentro do complexo Palatino-Foro Romano e é um lugar quietinho e com uma vista incrível do Coliseu.
Arrivederci <3 (o que é uma despedida muito adequada, porque arrivederci traduz literalmente como até nos revermos)

Podia terminar esse post com um típico DEUS ME LEVA DE VOLTA mas a verdade é que talvez eu esteja voltando. Heh. WAIT FOR IT WAIT FOR IT

Firenze, duemilaquattordici

4 comentários
Ou: Florença, 2014
Antes disso: Bologna - Ferrara - Veneza - Bologna, il ritorno - Verona
Depois de uma pausa pras festas de ano novo em que passamos numa uma cidade meio desconhecida com os amigos alemães que fizemos pelo caminho, jogamos futebol na praça - de madrugada - com uma latinha de cerveja e tivemos um jantar tipicamente italiano, com três pratos, vinho tinto e tudo o mais, pegamos o trenzinho e finalmente fomos parar em Florença, essa joia turística incrustada na região da Toscana (!!!)
Florença é uma cidade recheada de história - tem um monte de palazzi (residências de famílias nobres), prédios maravilhosos pra todo lado e arte pra chuchu. Infelizmente pra mim, essa parte da viagem não foi muito marcada pela abundância financeira e a maior parte dos locais turísticos (as igrejas também) eram pagos, ou seja: bati muita perna a esmo olhando fachadas, explorando livrarias e lojas de departamento e dividindo chocolates com a minha companheira de viagem enquanto chovia na nossa cabeça. Mas, sem mais mimimi, apreciem as fotos:
Vamos começar esse post esfregando a magnificência do Duomo (catedral) de Florença na cara de vocês, leitores? Acho apropriado usar palavras como "magnificência" pra descrever esse lugar, porque vejam bem. Apenas vejam.
IMG_0032
IMG_9882
O interior é bem menos impressionante, pelo menos desse ângulo, heh
 Sei que na internet devem ter fotos muito melhores do teto do Duomo, mas quis postar essas porque sim, gente, eu subi a escadaria que te leva até a cúpula. É uma experiência inesquecível: uma catraca pra validar seu bilhete e 400 e não sei quantos degraus, escuros, estreitíssimos e sem corrimão, onde é meio inviável parar pra descansar porque a fila atrás de você quer subir também. Descer pelos mesmos degraus enquanto a outra leva de turistas sobe em sentido contrário também é ótimo - meus joelhos de velha reumática aprovaram 100% essa parte do passeio.
Num dia de sol, deveria ter um raio de luz saindo da cabeça de Jesus. O que dizer da engenhosidade de quem fez essa igreja???????
IMG_0077-2
Mas chegar lá em cima é bem legal! Esses telhadinhos = amor
Não olhei por esses binóculos (porque cinquenta centavos de euro faziam toda a diferença nessa parte da viagem), mas tirei uma foto assim mesmo porque sim
Mais uma da série "tem fotos melhores no Google mas tirei mesmo assim" - teto do batistério do complexo da catedral. MUITO OURO INSH'ALLAH
IMG_0067
Tem essa foto tosca aqui, do alto da torre do sino, só porque dá pra ver os prédios em volta e as barraquinhas de ambulantes que tem por lá. E a chuva, lógico
O passeio pelo complexo da Catedral custa(va) dez euros e te dá um ingresso pra visitar um monte de prédios, inclusive o campanário (torre do sino), que não é tão legal assim mas te dá vista pra cúpula do Duomo.  (Mas você pode visitar o interior da catedral sem ingresso nenhum!)
IMG_9630
Até 1873 o Davi original ficava aí mesmo - agora temos uma réplica, e o original fica na Galleria dell'Academia (que eu não visitei - marcado para o próximo passeio)
IMG_9688 Sombrinhas espalhadas pela rua - como boa menina do interior achei isso lindo demais e quis mostrar pra todo mundo.
O outro passeio de turista legal que eu fiz foi visitar a Uffizi, galeria de arte cheia de obras famosas, como O Nascimento de Vênus e A Vênus de Urbino, além de trocentas Madonas retratadas de todas as formas e a sala mais rica que eu já vi nessa vidaNão tem fotos porque eu sou uma turista chata e quis seguir as regras do museu - o que foi uma decisão muito acertada, porque o passeio durou umas quatro horas e eu saí de lá com ressaca de arte e morta de dor nos pés. Carregar uma câmera de mais de um quilo não ia me ajudar.
Recomendo: comprar o ingresso antecipado. Ir cedo e separar um dia especialmente pra isso. Deixar qualquer câmera pesada em casa (mas leve uma levinha, a vista do rio que se tem é linda!). Usar um sapato com palmilhas ultra confortáveis. Levar um guia de bolso pra não se perder lá dentro e ver o que você mais quer - em dado ponto pulei umas três salas de quadros só porque queria chegar no Caravaggio e parecia que eles não iam acabar nunca. É muita opulência mesmo.
IMG_9654 Fachada do Palazzo Pitti, que disseram ser um Palácio de Versalhes italiano. A nobreza florentina morou aí (só a nata da sociedade) e hoje em dia é um museu (que também não visitei - lágrimas).
Gelateria dei Neri - fica na Via dei Neri, lá pros lados da galeria Uffizi. Coloquem aí no roteiro de viagem de vocês, porque esse sorvete de cookies tá no meu top 3 sorvetes (e o de manga tá logo ali em quarto). QUERIA TRAZER UM BALDE 
Me empanturrei de chocolate Lindt (porque tinha lojas sempre perto dos pontos turísticos) mas esses coraçõezinhos da Perugina foram o melhor chocolate que já comi nessa vida EVER. Arrependimento de não ter trazido de caixa também.
IMG_9727-2 Pontevecchio e rio Arno (enquanto os amiguinhos alemães bebiam cerveja). Deus, Deus, me leva de voltaaaaaaaaaaaaaaaa

No próximo post: (Muitas) fotos da capital federal e o meu mimimi pelo último post dessa viagem. Stay tuned!!! xx

Verona, duemilatredici

4 comentários
Antes disso: Bologna - Ferrara - Veneza - Bologna, il ritorno
Oi, gente!
Ói nóis aqui traveiz com esse mini-diário de viagem pela Itália. Dessa vez fomos pra Verona, porque eu e a parceira de viagem decidimos que precisávamos dar uma espiada na Casa da Julieta. Foi um bate-volta de um dia e que não acabou sendo uma ideia tão boa assim, já que a gente acabou chegando no nosso apezinho em Ferrara uma da manhã, porque a opção de trem de volta num horário normal custava 35 euros (mas viagem ~low budget~ tem dessas coisas né mesmo). Também não achei a melhor das ideias porque Verona não me impressionou muito, além dos pontos turísticos shakespearianos e do centro que é bem fofinho, o turismo restante ficou por conta das igrejas, uma coisa que, cedo ou tarde, você vai cansar de ver na Itália - talvez se eu tivesse ficado por lá, teria explorado a cidade com mais calma e conhecido mais lugares legais (... ou não).
 Verona também tem um anfiteatro romano! Adoraria ter entrado, mas deixei ~pra depois~ e não deu tempo.
Que fica logo de frente pra essa fonte e essa praça fofinha
Piazza delle Erbe, que segundo pesquisas é a praça italiana mais amada do mundo. Devo concordar: é uma graça. O que falar dessas casas decoradas com afrescos????
Igreja de Santa Anastasia, a primeira parada no circuito de igrejas
Dá pra desenvolver um torcicolo olhando todas as maravilhas que esses artistas italianos fizeram
Gente. Apenas. GENTE.
Ponte Pietra - a ponte mais antiga de Verona, da época do Império Romano. Aparentemente uma parte dela ainda é da construção original de 100 aC (!!!) - a maior parte foi destruída na Segunda Guerra. Shit happens.
Rio Adige e uma vista bonita demais pra não fotografar
Mais um anfiteatro: esse é o teatro romano, que fica ao lado do rio Adige e foi construído em 1 a.C.

A historinha: durante essa visita eu estava MORRENDO de sono (não consegui assimilar muito das  outras ruínas que tinham por aí) e saí de lá pra tomar um café. Acontece que uma xicarazinha de café espresso (que me custou um euro) vem aproximadamente um gole, e pra quem estava acostumada a pagar três reais por mês no estágio e ter café quase ilimitado todo dia, me senti lesada. Café espresso nunca mais, cappucino ftw.
"Não há necessidade de fazer grandes coisas pra fazer a diferença: sorria para um estranho; abra a porta para alguém; ofereça algo a alguém que tem necessidade. Nada passa despercebido. Bom Natal!"
Direto da Catedral de Verona. Queria comprar essa parede e colocar na minha casa, com licença
Se não me engano, parte da nave central da igreja. Também quero, so cor ro
Uma das razões pela qual o role foi salvo: SORVETE DA AMORINO. Você escolhe quantos sabores quiser (independente do tamanho da sua casquinha) e a atendente ajeita tudo EM FORMATO DE FLOR. Sério. Não deixem de ir na Amorino (um mapinha pra conferir se você vai topar com uma nas sua próxima viagem pela Europa HEH)
E finalmente... a casa da Julieta. Uma pracinha bem pequena e apinhadíssima de gente, a sacada da Julieta (que segundo conta, foi acrescentada aí depois da história), paredes cheias de chiclete e nomes e cadeados.
 E uma das minhas três fotos preferidas dessa viagem
Haja casal apaixonado
 É claro que tinha fila pra tirar foto com a estátua da Julieta e é claro que eu não fiquei na fila. Reza a lenda que se você segurar no peito dela (esse que está desgastado, coitada), vai ter sorte no amor. Como a protagonista da tragedia romântica mais famosa do mundo pode te trazer sorte do amor??? São questões.
Mas escrevi meu nome e o do digníssimo na parede da Julieta porque: por que não?
San Fermo Maggiore, a terceira igreja do role de quatro igrejas do ingresso que eu tinha comprado (pois é, em Verona a visitação das igrejas só é de graça na hora da missa). As fotos internas ficaram bem ruinzinhas porque o sol já estava indo embora e ela era bem escura. A quarta igreja do circuito (San Zeno) não aparece aqui porque só pudemos dar uma olhadinha de dez minutos nela porque quando chegamos ela estava fechando......................... lágrimas (ou não, como eu disse NÃO HÁ FALTA DE IGREJAS PRA SE CONHECER).
Ahhhhhhhhh, me deixem ficar aqui pra sempreeeeee

Um adendo: no último dia de 2013, fomos pra Pisa. É pertinho de Florença, e não vou fazer um post sobre a cidade porque aparentemente fazer um bate-e-volta lá faz todo o sentido - a única atração é mesmo a torre e o complexo da igreja (e os camelôs vendedores de souvenires e as pessoas fazendo poses hilárias pra tirar a foto clássica segurando a torre). Mas foi um dos lugares que eu mais gostei de ver e vale totalmente o dinheiro do bilhete pra ir lá conhecer, subir na torre, tirar fotos de turista e o que mais você quiser fazer.

No próximo post (tá acabando, eu juro), esse diário de viagem finalmente pega um trem pro sul e vai ver Florença - pensem em Catedral de Florença! Stay tuned xx