Tag: Natal Literário

Um comentário
PRIMEIRAMENTE FELIZ 2018, INTERNET
Segundamente, começamos o ano com o compromisso de dar mais atenção pra esse canto virtual, mas ainda tirando o atraso das postagens do ano passado. No meio de dezembro, as mocinhas Cilada e eu combinamos de postar juntas esse meme, mas enrolei horrores pra terminar a retrospectiva desse blog e quando vi já era 29 de dezembro, o ano já tinha acabado e o post continuava me esperando nos rascunhos.

1. Natal dos sonhos: um livro que se passe na cidade ou país onde você gostaria de comemorar o Natal 
Li Belgravia esse ano e, pra reparar a injustiça de não tê-lo citado na retrospectiva literária do blog, é ele que serve de resposta a essa pergunta. É um romance de época que se passa na Londres vitoriana, e se eu sempre amei essa cidade de graça, Downton Abbey me ajudou muito a romantizar os tempos monárquicos desse período da história britânica. É um baita sonho fantasiar que estou numa mansão, vestida a caráter, cercada pela alta sociedade numa mesa servida de um banquete enorme.

2. Árvore de Natal: um livro que tenha iluminado o seu ano 
A Guerra que Salvou minha vida aparece aqui, de novo, porque é um livro sobre guerra e sobre esperança, sobre crianças incríveis e sobre crer que o bem sempre prevalece no fim. É uma leitura muito recomendada pra quem ainda não fez!

3. Pisca-Pisca: um livro com assunto LGBT
Aqui eu fico devendo, porque se não me falha a memória (e olha, pode ser que ela esteja falhando sim) o único livro com temáticas LGBT que eu li foi Carry On, que sequer cheguei a terminar. Cês tem sugestões???

4. Papai Noel: um livro que você gostaria de dar de presente para todo mundo 
Embora existam muitos livros com os quais eu queira presentear pessoas, a única resposta possível pra essa questão é A Arte de Pedir, do qual já comprei três exemplares (um pra mim, um de presente e um pra rodar por aí emprestado). Já posso pedir música pra Amanda Palmer???? Eu definitivamente não sei calar a boca quando se trata desse livro, e agora estou empurrando ele à força pras pessoas também. Alguém me interdite!!!

 5. Presente: um livro que você quer muito ganhar de presente 
Quero DEMAIS a edição finada da B&N de Anna Karenina. Ou qualquer edição bonita (desculpa, Companhia das Letras) de Anna Karenina, pra entrar na onda das meninas que estão lendo e adorando.

6. White Christmas: um livro com a capa branca 
O outro livro com a capa branca que tenho por aqui é Ballet Shoes, que não é inteiramente branca, mas é o que melhor se encaixa na categoria e ainda tem enfeitinhos em bordô (vinho? púrpura? borgonha? vermelho escuro? maravilha? como vocês chamam essa cor, Brasil?) que combinam bastante com o clima natalino. Ó que boniteza:

7. Bengalas doces: 3 livros com a capa em "candy colors" 
Tenho as sequências My True Love Gave to Me e Summer Days e Summer Nights, e o outro único livro em tons pastéis da minha estante é Todos os Reis Estão Nus, que não terminei de ler até hoje mas é uma gracinha de livro (por fora e por dentro).
8. Roberto Carlos: um livro que você gostaria de ler pelo menos uma vez por ano todos os anos
O Amos nos Tempos do Cólera continua sendo o meu livro preferido e, mesmo eu não tendo o hábito de reler coisas e sabendo que estarei fadada ao fracasso, é um livro que eu sempre pego na mão todos os anos com a intenção de reler (e leio vinte páginas e desisto, mas não sem antes folhear algumas páginas e morrer de amor pelas minhas passagens favoritas).

9. Chocolate quente: um livro que trouxe um calorzinho no coração 
Extraordinário, hehe. Não foi uma leitura que eu fiz esse ano, mas como saiu o filme há pouco tempo acho apropriado citar ele aqui, já que foi um dos livros que mais me deixou quentinha por dentro. Histórias de crianças costumam ser infalíveis nesse sentido, e histórias de amizade são ainda melhores. É um calorzinho garantido no coração.

10. Voando em renas: um livro que te fez acreditar no impossível
Acho que nenhum livro fez com que eu acreditasse mais no impossível do que Harry Potter, ainda que eu tenha terminado a série há mais de dez anos. J. K. Rowling realmente me fez acreditar em bruxos e poderes e castelos educando toda uma geração de crianças especiais e destinadas a mudar a história do seu povo. Hoje em dia rola um abuso fenomenal dessa mulher e do que ela fez com a própria saga, mas Harry e sua magia ainda exercem muito poder sobre mim.

Ainda falando em livros, minha lista de leitura de 2017 foi um fracasso espetacular, mas continuo sem querer ler os livros que ignorei dali. Aceito sugestões de leitura pra esse ano: por enquanto, to procurando livrinhos leves e tranquilos de ler (e continuamos trabalhando com ficção de época, hein hein)

❤︎

Um comentário

  1. Mano, leia o livro Miniaturista = melhor ficção de época de todos os tempos da última semana. Se passa em Amsterdã do séc. XVII e tem personagens femininas fortes, mesmo no contexto opressor da época. Dá pra entender melhor sobre o modo de vida das pessoas nesse período na Europa, especialmente na Holanda. O que é uma boa desculpa de leitura para quem está indo de férias para o velho continente. Já quero ler vários posts sobre sua viagem, inclusive. bjs de luz

    p.s. A arte de pedir já entrou pra minha lista de leituras pra esse ano.

    ResponderExcluir