Sistema único de sofrimentos

3 comentários
Pedir desculpa pelos sumiços repentinos nesse blog já virou uma futilidade desnecessária, considerando que fiz mais disso do que escrevi posts de verdade nós últimos tempos e meu status é praticamente  MIA - mesmo assim, me sinto obrigada a começar esse aqui com um parágrafo declarando meus mais sinceros arrependimentos, porque eu senti falta de estar aqui postando.
Mas ocorre que fiquei PRESA na fila do SUS.
Sequer tenho um atestado pra apresentar porque eu estava presa na outra ponta. Por mais longa que seja a espera de alguém que precisa de um exame, (contando que esse exame saia antes do óbito ou agravo de doenças) tá tudo bem. Você esperou na fila, o exame saiu, você saiu da maldita fila com o exame e agora segue o baile; mas se você é o especialista, a fila nunca acaba. Ele atende oito pessoas, olha lá pro final e vê que entraram mais dezesseis.
O especialista não pode tomar um cafezinho sem ser lembrado que tem quatro vezes mais pessoas na fila do que vagas, e que 80% delas, segundo a guia de encaminhamento porca feita pelo clínico, são URGENTES!!!!!. O especialista recebe treze reais por hora e começa a se questionar por que caralhos não prestou vestibular pra medicina ou se inscreveu nesse concurso público do diabo. O especialista começa a esquecer das coisas e desenvolver hábitos horríveis de saúde e começa a considerar seriamente levar um tiro como opção plausível pra escapar da fila do SUS, ou cogitar passar por uma consulta médica pra receber um encaminhamento pro psiquiatra e um atestado; mas aí ele lembra que ELE é quem faz os encaminhamentos pro psiquiatra e se ele pegar atestado metade da cidade vai entrar em colapso ou algo do gênero.
Mas quando tudo parece perdido, existem as FÉRIAS. O direito às férias ainda está assegurado - não posso dizer o mesmo de todo mundo que não tem outro profissional na mesma função e só consegue tirar férias quando a chefia AUTORIZA. A morte, meus amigos. Ela se chama gestão.

COISAS INCRÍVEIS QUE VOCÊ PODE FAZER NO SEU POSTO DE SAÚDE:
Tomar vacina
Trocar curativos
Tirar pontos
Testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite
Preventivo de colo de útero
Pré-natal
Participar de grupos de atividade física (e de outras coisas também, se você tiver sorte)
Receber receitas que te garantem pegar medicamentos na farmácia básica do SUS INTEIRAMENTE DE GRÁTIS!!!!! (Quando tem)
Fazer controle da hipertensão e/ou diabetes
Reclamar com a recepcionista da demora dos agendamentos
Chegar 6:30 da manhã pra ficar na fila das consultas enquanto o médico, aquele filho da puta, chega às nove
Ouvir gritos apavorantes de crianças que foram tomar vacina
Esperar o último dia da medicação pra ir pedir outra receita e o médico não fazer
Brigar com todo mundo por causa da receita
Brigar com todo mundo por outros motivos
Faltar na consulta que foi agendada há dois meses e depois voltar querendo agendar outra
Aí, a especialista - EU, essa profissional da saúde de segunda categoria porque não fez medicina, referência de saúde mental de literalmente metade da cidade, porém mal remunerada e sobrecarregada porque "saúde mental" não é saúde DE VERDADE (a morte, meus amigos, ela se chama gestão) - inventou de fazer um curso de QUATROCENTAS HORAS/AULA, porque era grátis e ia aumentar meu salário. Os termos de aumento salarial são tão ridículos que eu deveria realmente DESISTIR DESSA MERDA mas ele é ~grátis~ e o atual lema da minha vida é "de graça, até injeção na testa", então eu continuo. Não tenho direito a trabalhar menos com ele, gasto cem reais de transporte e mais dezesseis horas do meu mês porque as aulas são presenciais e 30% do conteúdo delas podia ser dado numa apresentação PowerPoint via e-mail - os outros 70% são discussões em grupo e problematizações sobre a sua realidade de trabalho, coisa que eu já faço todos os dias DE GRAÇA na hora do café ou de ir embora.
Mas tá tudo bem, porque estou adquirindo conhecimento e vou transformar minha realidade de trabalho E
Bem, não.
Esse curso só tem servido pra gerar uma angústia fudida toda vez que penso nos princípios de integralidade e corresponsabilidade do SUS e em como nada disso existe onde eu trabalho e como a grande vantagem da saúde pública, que é o poder e a articulação com órgãos e políticas se transforma num grande entrave quando as pessoas que trabalham com você e tomam as decisões são BURRAS e vão comandar o serviço como se a gente estivesse em 1946.
Mas tá tudo bem, porque finalmente entreguei a parte que deveria do meu TCC e vou tirar FÉRIAS. A fila do SUS vai continuar crescendo, lógico; mas eu não vou estar ali pra pegar os encaminhamentos e isso faz toda a diferença.
(Queria ter escrito um post com menos bad vibe, mas eu realmente precisava descarregar isso. Ademais, TERMINEI O TCC POR ESTE ANO então tenho tempo de escrever de novo. Miaguardem!)

3 comentários

  1. Tô me sentindo bem porque teve texto novo e eu AMEI O TEXTO e meio mal porque amei um texto em que o interlocutor fala que a vida dele, digamos... TÁ FODA. hahahaha (que droga)
    Você faz psicologia, Emi? Tudo indica que sim mas tô perguntando pra ter certeza porque cliquei na página sobre ti e não achei a information.

    ResponderExcluir
  2. Ai, Emi! Que desespero me deu só de ler, imagina você vivendo isso! Entendo total sobre aparecer e sumir e se explicar e sumir de novo, mas estamos aqui pra te ler quando você aparecer! Fica bem!!! Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aaaaa, obrigada por esse comentário tb <3 dá uma agoniazinha bem real sumir disso aqui porque, por mais que eu não saiba quem exatamente ainda me lê, me sinto mal e desleixada por interromper o contato sem dar satisfação. foram meses bem ruins mas olha só, to tirando todo o atraso em dezembro HHAHAHAHA. :*** <3

      Excluir