É o vigésimo quinto de uma sucessão infalível de celebrações anuais – e se, há dez anos, eu tinha expectativas completamente diferentes pra essa pessoa que me tornei com o avançar do calendário (com vinte e cinco anos, adulta sob todas as óticas possíveis, teoricamente dona do próprio nariz), hoje em dia eu ainda fico contente quando encontro algum resquício da Emi que fui numa época em que os famigerados quinze anos se comemoravam acrescentando “depois dos quinze menina vira mulher” (obrigada, Armandinho, por essa quote piegas). Não sobrou muita coisa dessa época além de diários e fotos horrorosas, mixtapes de música japonesa e The Offspring e claro, as fanfics; e o número é menor ainda se eu contasse só as coisas que me orgulho em mostrar pro mundo.
Meu aniversário é uma delas.
Minha mãe sempre adotou o hábito de comemorar a data com uma festa, fosse ela composta por bolo, tubaína e meus padrinhos como únicos convidados (quatro anos) ou com painéis de isopor dos Ursinhos Carinhosos, uma mesa toda decorada de brigadeiro e balas de coco e TODAS as crianças da rua e arredores brincando a tarde inteira (cinco anos). O conceito de comemoração nunca foi muito exigente, mas sempre envolvia algum tipo de presente, comida especial e, talvez, a coisa mais importante: o som da escola que sempre anunciava os aniversariantes do dia e vinha acompanhando um cartão. 24 de abril sempre foi o meu dia – que felizmente nunca precisei dividir com ninguém - aquele em que as pessoas (mesmo as que não gostavam muito de mim) cantavam parabéns e me abraçavam; uma data quase arbitrária, não fosse o fato de que eu estava ali, completando mais uma volta em torno do Sol, e isso aparentemente era muito notável. Comemorar aniversários se tornou uma coisa importante pra mim, ao ponto de que, aos doze anos, eu preenchi a minha agenda anotando com caneta glitter todos os aniversários dos meus colegas de sala, pessoas importantes e as minhas celebridades preferidas. Aquele era o dia especial daquelas pessoas. Elas mereciam ser lembradas, mimadas, celebradas – mesmo das piores formas, como quando a minha turma de melhores-amigas-incríveis decidiu que era uma boa ideia adotar a tradição de ovos com farinha (quinze anos). Eu não tive um baile de debutante, mas convenci minha mãe a abrigar mais seis meninas e abastecê-las com bolo e pizza por uma noite, e foi uma das melhores coisas que aquela Emi dez anos mais nova me proporcionou (embora, é lógico, as fotos sejam do pior naipe possível).
Terminar a escola não me fez dar menos importância pro meu aniversário – eu diria que o efeito foi o contrário, porque me tornar adulta me mostrou, entre outras coisas, que eu definitivamente mereço comemorar mais 365 dias sobrevivendo e, de preferência, com glitter na cara, cantando Queen sem restrições ou com um prato de rissoles só pra mim. Já faz algum tempo que o mundo tenta me dissuadir disso, como no Pior Aniversário de Todos, em que eu passei o dia sozinha numa cidade estranha e chorei a noite toda (vinte e dois), ou aquele em que eu planejei todos os roles possíveis e todo mundo me deixou na mão e eu acabei vomitando num banheiro de um bar idiota (vinte e quatro), mas continuo com essa convicção inabalável de que não estou sendo nem um pouco irracional ao exigir que esse único dia no ano seja meu, pronto pra abrigar todas as sandices que eu conseguir num período de 24 horas e receber atenção ilimitada e mimos das pessoas que me cercam. Esse é o primeiro aniversário que vou passar trabalhando, cercada de colegas que mal me conhecem e uma freguesia muito necessitada de atenção; e mesmo sabendo que não seria ético chegar dizendo que hoje é o meu dia pra cada pessoa que me encontrar, a burocracia da vida adulta não pode me impedir de ser esdrúxula e comemorar comigo mesma um dia aparentemente comum no calendário comercial.
É meu aniversário, cacete.
Eu nunca tive medo de envelhecer e, embora seja muito mais legal a euforia dos 18 anos e muito mais apelativo fazer 22 (segundo a nossa amiga Taylor Swift), descer oficialmente a ladeira dos trinta anos não é algo que eu tenha temido e tentado evitar. É claro que agora e estou numa faixa etária pra qual existem cremes anti-idade e é assustador somar um ano a mais na conta e receber mais um carimbo no passaporte da vida adulta, mostrando que você já não é mais nenhuma caloura nessa montanha russa infernal e deveria ter algum controle sobre essa brincadeira; mas me sinto ansiosa pra dar mais um passeio e descobrir o que é que essa versão com um Quarto de Século (eu estou completando bodas de prata comigo mesma, me sinto numa edição especial) tem pra acrescentar. Estou aqui, olhando pras fotos de aniversários passados, rindo de cortes de cabelo horrorosos e escolhas terríveis de maquiagem e companhias, comemorando o fato de que, a cada 24 de abril que o Sol volta a me encontrar na mesma posição, ele me vê um pouquinho melhor; e penso que se nosso tempo serve como oferenda pros deuses da maturidade emocional, não vejo a hora de fazer 70 anos.
São razões demais pra comemorar, e penso que a principal delas é simplesmente pra se sentir especial. Isso não é bobagem – muito pelo contrário - e eu quero poder fazer isso uma vez por ano sem reprimendas, cercada pelas minhas pessoas favoritas na Terra.
Hoje é meu aniversário - e obrigada pelos parabéns!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)






Parabéns e tudo de bom pra ti Emi :D
ResponderExcluirBeijão,
Quase Mineira
obrigada obrigadaaa fofinha :* :*
ExcluirFeliz aniversário atrasado! Compartilho como você a comemoração, sempre. Meu aniversário é pra me sentir rainha e dona do mundo sim, quero mimos, abraços e desejos de uma boa vida. Também faço 25 esse ano! :D
ResponderExcluirQue suas festas sejam cada vez mais criativas, inesperadas num ótimo sentido, e que a idade traga o que de melhor pode trazer: experiência de vida <3
beijão!
aaaaaaaaa um feliz jubileu de prata (!!!!!!) pra vc, mesmo adiantado hahahahaha e tb desejo tudo de melhor. vale desejo de aniversário fora de época, né? pra gente que gosta de mimos, o esquema é quanto mais melhor (e obrigadaaaaaaa!!) :***
ExcluirTambém tenho boas lembranças sobre meu aniversário, e considero um dia mais que especial!
ResponderExcluirParabéns! E que você tenha muita felicidade!
Beijos
obrigadaaaaaa Aline!!! aniversários são maravilhosos <3 sigo tentando convencer todo mundo disso!!
ExcluirPARA que eu nunca tinha parado pra pensar que 25 é 1/4 de um século (na real é o mesmo número, mas falando 1/4 de século parece TÃO ASSUSTADOR).
ResponderExcluirCadê minha educação? FELIZ ANIVERSÁRIO!!! Que essa montanha russa traga muitas horas vagas pra jogar The Sims, ouvir The Killers (e, por que não Offspring?) e comer rissoles.
Eu estou 100% de acordo com a teoria de que, cada vez que ficamos mais velhos e com mais problemas e mais responsabilidades, deveríamos comemorar mais o aniversário. Mesmo eu sendo aquela pessoa que prefere não receber abraços de gente com quem tenho pouca intimidade e que fica morrendo de medo de cantarem parabéns-pra-você na frente de todo mundo, sempre faço questão de ter um bolo ou comemorar de alguma forma. Inclusive, não tenho ciúmes só do dia do meu aniversário, mas do meu mês inteiro (cara, por que tanta gente cisma de casar em setembro?).
Já que estou atrasada, espero que seu aniversário tenha sido ótimo.
Best wishes ♥
Nataliaaaaaaaaa OBRIGADA OBRIGADA <3
Excluireu também tenho ciúme do meu mês HAHAHAHHA: felizmente ninguém da minha família/vida nasceu em abril, até que veio minha prima........ e ela nasceu dia 23 HAHAHAHAHAHA foi um baque difícil de aceitar no começo, mas como gosto dela, hoje em dia eu até gosto da ideia. A gente merece ter todo esse tempo pra comemorar, pq francamente, a vida é difícil demais e se a vida não nos dá awards, a gente mesma deve se dar hehehe :* :* :*
ahhhhhhhhhhhh, mas eu amei tanto esse post! já nem é mais seu aniversário, mas ainda posso dar os parabéns, certo? certo! feliz aniversário, espero que tenha passado seu dia cercada das suas pessoas preferidas na terra. eu também tenho isso com meu aniversário, acho que é um dia, só ESSE DIA, que eu quero ser mimada e estar perto de quem eu amo. pq afinal, eu mereço isso por ter aguentado todos os outros dias desde o último aniversário, certo? dias que certamente não foram fáceis (em sua maioria, pq a vida ultimamente anda especialmente difícil).
ResponderExcluirCLARO QUE PODE!!! HAHAAHAHA
ExcluirThissss! É só UM DIA, então por favor, humanidade, capriche nos mimos. A gente merece demais isso pra continuar sendo gentil no resto do ano HAHAHHA
Emiii!!! Feliz aniversário!!! Atrasado, mas é de coração ^_^
ResponderExcluirEu adoro meu aniversário, mas odeio festas :P. Quer dizer, odeio festas pra mim. Dos outros eu adoro e muito, hahhaa.
Que esse seu 25º ano lhe traga muitas alegrias e conquistas ;)
Beijos!
Andrea <3 <3 obrigadaaaaaaaaa! (mesmo atrasado, não ligo nem um pouco pra isso hahahah)
ExcluirAdoro festas pra mim e pros outros HEHEHHE, não faço distinção. Quanto mais folia melhor - e se você não gosta de festas, acho justíssimo uma comemoração de sua preferência!!! :***