Um livro por mês #1: The Selection

Nenhum comentário
Oi, gente! Tudo bem?
Finalmente consegui escrever esse post, ainda que no final do mês, pra falar sobre o primeiro capítulo da minha empreitada literária de 2014: o um livro por mês (sim, é uma meta modesta! Pra saber mais sobre ela, é só ler o post).
Atenção! Esse post pode ter alguns spoilers sobre a história (e não é uma "resenha" propriamente dita). 

O primeiro livro que escolhi foi "The Selection", da Kiera Cass. Ele foi lançado em 2012 e desde então, já foi resenhado por meio mundo, fazendo sucesso e indo na onda das distopias protagonizadas por meninas que estão vendendo igual água nas livrarias desde que "The Hunger Games" começou a fazer sucesso (e depois que virou filme, nem se fala).

Eu fui uma Pottermaníaca de carteirinha, e fiz cara feia pra The Hunger Games quando a série começou a fazer sucesso no Brasil, com a ideia boba de que toda série adolescente que ousasse tentar brilhar depois de HP seria nada mais do que uma cópia fajuta. Acontece que quando dei uma chance aos livros, percebi que estava errada e logo logo Katniss ocupou um lugar especial perto das minhas paixões literárias.

Dito isso, a mesma coisa aconteceu quando notei essas várias distopias adolescentes "de menininha" invadindo as livrarias e blogs literários. Fiquei curiosa pra ler A Seleção (como normalmente fico com livros infanto-juvenis), mas também achei que não valia a pena, por me achar "velha demais pra isso" e por não ter ido muito com a cara da premissa inicial do livro. Aliás, os primeiros capítulos realmente me deram a impressão de que eu estava lendo uma réplica boba de THG, que se propõe a criar um drama pra protagonista, mas cria uma situação bobinha só como desculpa pra focar no triângulo amoroso (afinal, que raio de problema pode existir no fato de você ir pra um castelo participar de um "Big Brother" da realeza? Se você for escolhida, é só dar um piti lá que você volta pra casa e ninguém tem nada a ver com isso).
No entanto, depois da America ir para a Seleção, a história engrenou e eu não consegui mais deixar o livro. É uma história simples e adolescente, mas é o tipo de livro ideal pra ler quando você não quer se envolver em histórias muito reflexivas.


A America me cativou bastante. Mesmo sendo meio manjada essa coisa da protagonista ser "a diferente", "a especial", fui conquistada pelo jeito "America" de não se preocupar com a seleção, e sim com as pessoas ao redor dela. Além disso, adorei o desenvolvimento da relação entre ela e o Maxon, e até me peguei shippando o casal! Ele foi outro personagem do qual gostei muito! A ingenuidade do Maxon em relação à garotas e ao "mundo de verdade" era uma coisa que eu não esperava encontrar. Isso fez com que ele não fosse "o cara mais perfeito do universo", clichê que acaba com qualquer história, na minha opinião.
Também gostei do fato de que durante a história, além da Seleção, também ficamos sabendo um pouco da história e da situação política de Illéa. Esses pequenos lembretes de que todas as eleitas e a família real não estão vivendo numa bolha e a reação de cada um dos personagens às sequências de "ação" da história, ao meu ver, ajudaram a não transformar a história num romance água-com-açúcar completo. Espero que nos próximos dois volumes, essa parte da história não seja deixada de lado!


Sobre o meu volume: Edição capa simples da Harper Teen, comprada na Livraria Cultura por R$ 27,60 (acho).
A Seleção foi mais um dos livros que eu comprei "no escuro", e felizmente acabei adorando! Além do quê, a capa é linda. Uma aquisição feliz pra minha prateleira!

Nota: 5/5

Beijos e até o próximo post! 

I am back!

8 comentários


Oi, gente!
Esse post está aqui só a título de aviso pra dizer que finalmente voltei pra terrinha e tenho uma conexão decente com a internet de novo! Aos pouquinhos vou retribuindo todos os comentários e as visitas e lendo todos os posts pendentes (que até agora são mais de 300 no Feedly).
Também logo saem os posts pendentes (como o primeiro post do Um Livro por Mês), o post sobre o projeto 365 days, e conforme eu for editando as (milhares) de fotos da viagem, compartilho com vocês aqui um pedacinho das cidades por onde passei na Itália!
Um feliz ano novo atrasadinho e até o próximo post!
Beijos!

7 on 7: janeiro 2014

7 comentários
Ciao, ragazzi!
O primeiro 7 on 7 do ano novo é temático e não poderia ter outro tema senão as festas de fim de ano! Eu, pessoalmente, amo o Natal e tudo o que vem com ele: as ruas iluminadas com pisca-pisca, o clima de férias, os Papais Noéis distribuindo balinhas pra criançada na rua (só não gosto do calor)... E eu também adoraria poder dizer que tirei fotos lindas e especiais para esse 7 on 7, masss como eu decidi fazer as malas e viajar nas férias, passei praticamente todo o mês de dezembro bem longe da minha árvore de Natal. Entre uma estação de trem e outra e alguns hotéis, eu acabei tirando mais fotos de pontos turísticos e deixando a decoração de Natal pra lá - ainda que ela fosse fantástica. Felizmente eu consegui escolher sete fotos (sendo a última tirada hoje especialmente para esse post) pro 7 on 7 desse mês!

 Reminiscências do Brasil: Decoração de Natal do shopping

Uma das fotos dos primeiros dias que eu cheguei - de uma vitrine em Bolonha. Não é a melhor foto do mundo, mas achei super bonitinho todas essas coisas de Natal e os presépios juntinhos

Uma overdose de luzinhas em Bolonha: Uma árvore de pisca-pisca! 

Decoração de rua em Veneza! Mais uma vez, a foto não é lá essas coisas, mas ela era tão linda que quis colocar a foto aqui do mesmo jeito
Aparentemente no resto do mundo não é bem assim, mas pra mim, candy canes são coisas exclusivamente natalinas. (Eu podia ter comprado um vermelho e branco, mas como resistir a um candy cane de arco-íris?)
 Um feliz Natal da árvore de Natal em Ferrara - ver uma árvore de Natal "de verdade" foi incrível

Decoração natalina de algum hotel aqui em Roma (quase duas semanas depois do Natal - eu não me importaria se eles quisessem deixar a cidade decorada pra sempre)

Espero que vocês tenham gostado das fotos e que tenham passado ótimas festas de Natal e de Ano Novo! E as festas de final de ano das outras meninas do projeto também estão aqui:
Andressa - Ariel - Débora - Júlia - Laura - Suelen

Queria pedir desculpas a todas as pessoas que visitaram e deixaram comentários no blog e eu não pude retribuir de forma atenciosa ainda. Prometo que quando retornar daqui (em breve mimimimi) visitarei todo mundo com carinho :) e um feliz 2014 atrasado pra vocês!

Beijos e até o próximo post!