Oi, pessoal! :)
Como já mencionado
aqui, a época das férias é ótima pra nos ocuparmos de coisas como artesanato e trabalhinhos manuais em geral. Eu sou apaixonada por essa "tendência" do DIY, porque na minha opinião, essa possibilidade de fazer as coisas com as nossas próprias mãos e deixá-las exatamente como a gente quer é incrível. Fica tudo tão personalizado, com a nossa cara, e esse resultado é muito recompensador!
A "arte" que escolhi fazer hoje foi uma reforma em um fichario do Ensino Médio. Segui basicamente o
tutorial da Mel e, como tudo já está lá explicadinho, não vou me dar ao trabalho de explicar o passo a passo básico nesse post. Aqui seguem as minhas dicas, sugestões e "experiências" nesse DIY, e espero que sejam úteis pra outras marinheiras de primeira viagem na hora de encapar fichários...
Material:
- Um fichário (!)
- Tecido: Descobri, fazendo uma incursão à loja de tecidos, que as peças de tecido tem todas 1,20m, o que era mais do que suficiente pra encapar a parte de dentro e a de fora. Assim, comprei 40cm de tecido, o equivalente à altura do fichário e mais um pouco, e ainda sobrou um pedacinho. Optei também por comprar um tecido escuro, já que caso suje, não vou poder lavar. Pra quem pensa em encapar fichários pra usar na escola/faculdade, ou pra quem é meio atrapalhada como eu, acho essa uma dica especialmente útil.
- Cascola do rótulo azul: Quando eu li o tutorial da Mel, fiquei me perguntando "mas será que tem que ser essa cola mesmo? Não pode ser qualquer cola?". Uma díca útil é testar o que você tem em casa: o tipo de tecido, a cola e o material do fichário influenciam. Testei com um tubo de cola branca normal, e como no meu caso não funcionou, optei por comprar a que a Mel citou, por ter certeza que ela ia funcionar.
- Pincéis e afins: Usei dois, um de
25mm pra espalhar a cola no fichário e um
pincel chato, desses que a gente usa na escola, pra espalhar a cola na hora de fazer o acabamento. A largura dele era mais ou menos a de uma fita de cetim normal. Como não tinha rolinho em casa, acabei não usando, e acho que não fez muita diferença na hora de passar a cola.
- Fitas, rendas, botões, glitter, miçangas e tudo o mais que você quiser.
Execução:
Forre o fichário todo com o tecido, verifique se não tem nenhum pedaço descoberto e faça um vinco pra poder cortar o excesso. Eu tentei rasgá-lo e ficou meio torto, então acho mais recomendável cortar com a tesoura. Na hora de colar, também acho bastante recomendável começar por uma das partes de dentro, ajustando ela bem rente às argolas (se você começar pelo meio, sempre corre o risco de colar meio torto e faltar tecido pra encapar a parte de dentro de um dos lados...)
Experiência traumática do DIY: No meu caso, a combinação cola + tecido não evaporou completamente depois de seca, e em algumas partes que a cola "vazou" pro outro lado do tecido, ele ficou levemente mais escuro. Não sei se isso é mais característica do tecido (eu usei popeline) ou da cola, mas em todo caso, cuidado com a quantidade que você aplica.
Esse fichário é daqueles que tem um plástico transparente e brilhante por cima (tipo os fichários de uns seis anos atrás), e conforme eu passava a cola nele, parecia que ele absorvia a cola. Aí, eu cismei de passar mais por cima e deixar uma camada contínua de cola, cobrindo os "buracos" de onde ela parecia ter sido absorvida. Essa camada mais grossa, aparentemente foi um exagero, e acabou passando pro outro lado do tecido. Caso o seu tenha o mesmo plástico e aparente estar absorvendo a cola, não se assuste, pincele mais e cole que vai dar certo!
Percebi também que, mais importante do que a quantidade de cola pra colar, é a pressão sob a superfície. Se algo aparentar estar meio descolado, coloque um peso em cima e espere um tempinho.
Mais uma coisa: Se você, assim como eu, não tem experiência nisso, comece SEMPRE pela parte de trás. Se você fizer alguma coisa errada e acabar manchando o tecido, ou colando errado, o erro não vai ficar tão evidente como se estivesse na capa.
Acabamento:
Com todos os lados do fichário encapados, vem a parte mais divertida/difícil do processo. A infinidade de materiais que podem ser usados pra decoração do seu fichário dá muita margem pra criatividade, então, dê uma olhada na loja de aviamentos ou o armarinho mais perto da sua casa e compre aquilo que mais combinar com o estilo do seu fichário:
Existem muitos tipos de fitas (separei alguns acima!), e você pode combiná-las, sobrepondo umas sobre as outras, por exemplo. Essa é a parte divertida do processo! Assim, como a Mel, decorei o meu fichário com um passa-fita fofo de coraçõezinhos e uma rendinha do lado (queria ter colocado ela em volta de todo o fichário, mas o pedaço que eu tinha não era suficiente), além de um lacinho e um botão. Pra passar a fita no passa-fita, eu sempre usei um alfinete. (juro, eu nem sabia que existia passador de fita...)

Experiência traumática do DIY II: Na hora de colar as fitas, botões, laçõs e rendas, NÃO passe a cola no diretamente no tecido, use um pincelzinho pra pincelar ela no objeto, e depois cole ele no tecido. No meu caso, nos locais em que eu errei passando a cola pra colar a decoração, ficaram manchas visíveis de cola seca :( Nada muito drástico, mas um olhar cuidadoso consegue ver. Talvez isso não fique tão visível nos tecidos claros, mas cuidado se você for fazer com um tecido escuro como o meu.
Depois de colar todas as fitas e decorações na capa, é hora de finalizar o acabamento da parte de dentro. Fiz seguindo o tutorial, cortei o excesso de tecido e colei as bordas. Pra esconder a emenda do tecido, colei uma fita de cetim azul-marinho (Acho que um viés ficaria mais bonito, mas eu só tinha a fita de cetim, e não ficou tão mal).
Resultado:
Ficou lindo, não? Ese arzinho navy/vintage...
Eu fiquei absolutamente apaixonada pelo resultado! Não esperava que eu conseguisse fazer algo tão delicado, hahaha. Tem coisa melhor do que ver uma coisa bem feita e poder se orgulhar dizendo que foi você quem fez?
Tenho mais um fichário desses, e com certeza vou repetir o DIY! Alguém já se aventurou encapando fichários? Quero muito ver o resultado! (E trocar diquinhas úteis! Hahaha)
Beijos!