Deixe a sua calcinha rosa na gaveta

Nenhum comentário

Começo esse post com uma confissão: Eu odeio o Ano-Novo. Pronto, falei.
Todo o apreço e a alegria que eu sinto pelo Natal, suas luzinhas e sentimentalismos é equivalente à chatice que o Ano Novo representa no meu ideário. Janeiro sempre me foi um mês morto, insanamente quente e tedioso. Mas mais do que isso, me irrita o mimimi do "adeus ano velho, feliz ano novo".
Eu entendo. Um calendário novo, um novo ano escolar, uma nova repetição de ciclos realmente criam uma ótima ilusão de renovação, de oportunidade e de mudança, e nesse embalo, vemos a maioria das pessoas fazendo seus votos de ano novo, prometendo perder alguns quilos, melhorar os hábitos de vida, aprender algo novo e não perder o contato com amigos e familiares. Eu mesma não consigo escapar desse espírito, e tenho a minha lista de resoluções para o ano seguinte.
Que continua praticamente a mesma desde os 14 anos.
Assim como a da maioria das pessoas que eu conheço.
Talvez eu tenha me expressado mal. Não é o espírito de renovação que me irrita, mas o fato de que ele dura tão pouco que, quando retomamos o ritmo normal das nossas vidas (mais ou menos depois do Carnaval), já não resta quase nada do que foi traçado. Já voltamos a viver com preguiça e sem paciência. Porque a verdade é essa: mudar é bom, mas dificilmente a mudança vai bater na sua porta sem que você faça nada por ela.
Então, no último dia do ano, que tal fazer algo concreto pra que 2013 realmente inspire transformação? Deixe a sua calcinha rosa (ou branca, amarela, verde...) na gaveta; você sabe que não é a roupa que você escolheu ou a simpatia que você fez que vai mudar alguma coisa. Pegue papel e caneta, e faça uma lista com tudo o que você quer pro ano novo. Transforme esses items em subitems, cada vez mais concretos. Por exemplo: Você quer emagrecer. O que você pode fazer de concreto pra que isso realmente aconteça? Você pode passar a ter uma dieta adequada. Você pode, portanto, procurar uma nutricionista que te oriente. Você pode, também, agendar um dia da semana pra ir ao mercado e nunca deixar faltar frutas na sua casa. Faça algo por você: transforme seus planos ideais em metas com prazos estipulados, e veja o que pode ser feito. Respire fundo, e começe a transformação você mesma.
Não é preciso virar a última folhinha do calendário pra nos darmos conta de que temos uma nova chance, a cada novo dia, a cada novo minuto pode ser o momento de começar um "ano novo". Eu sei que parece clichê, mas só as maiores verdades se tornam clichês. As grandes mudanças e os nossos maiores sonhos só virão quando nós decidirmos fazer algo por eles.
E, agora que pude te lembrar disso, eu espero que você possa trocar a roupa colorida por um papel e uma caneta nessa noite de ano novo. E o "Feliz Ano Novo" por um ""Feliz vida nova".

Papelaria: Monopoly

10 comentários
Natal chegando, ano acabando, e é hora de pensar na agenda do ano de 2013... Pela primeira vez, decidi comprar a minha pela internet, já que não achei nada que realmente me agradasse nas papelarias aqui por perto. E foi assim que eu conheci a marca Monopoly.

Assim como a fofíssima Pony Brown, a Monopoly é coreana (fico impressionada com a quantidade de fofura presente nessas coisas coreanas), e produz uma variedade de coisas: Fitas adesivas fofas (até as fitas adesivas ficam interessantes na Coréia!), agendas e diversos caderninhos de organização, canetas, post-its e muitos itens de papelaria, bolsas, estojos, carteiras, adesivos, cases de celular, entre vários outros. Tudo muito meigo e colorido, com detalhes caprichados e desenhinhos.
Aqui está o site deles e os produtos à venda, pra vocês desejarem tanto quanto eu.
 As fitas adesivas mais lindas que eu já vi na vida (que eu usaria pra tudo, menos colar as coisas); adesivos fofinhos e de tecido; um post-it gracinha de lavandas (entre os vários formatos fofinhos disponíveis) e duas canetas com detalhes lindos.
Dois modelos de carteiras e um espelhinho de bolso (embaixo, com o pingentinho)!
Além do design lindo da Monopoly, outra coisa que me chamou muito a atenção foi o espaço e a quantidade de repartições pra guardar as coisas: cartões, chaves, papéis, canetas... Sempre sofro com isso, nunca tenho espaço suficiente pra guardar e organizar as coisas! Essa junção de beleza e organização foi infalível pra me conquistar. E obviamente, encontrei a agenda dos meus sonhos lá:


Essa é a agenda da coleção Toffeenut, com planejamento anual, mensal e semanal, muitas ilustrações lindas e ainda algumas páginas pra anotações. Ela tem esse "case" feito de tricô e muito, muito espaço pra guardar tudo! Tem até o espacinho pra caneta (carregar caneta avulsa na bolsa significa que você nunca vai achá-la quando precisar...)! Quero muito essa agenda pra ser minha companheira em 2013 :D
Mas Manu, como faz pra comprar esse monte de coisa se eu nem consigo fazer meu cadastro no site da Monopoly? Pois é, a menos que você fale coreano, eu acho que não vai conseguir se cadastrar lá. Mas não priemos cânico! No eBay tem muitas lindezas dessa marca (e de outras, igualmente fofas) em várias lojas virtuais! Separei algumas delas, cujos vendedores receberam qualificações positivas de seus compradores!


Acho que já escolhi o presente de Natal que eu me darei! E vocês, o que acharam da Monopoly? Ficaram tão apaixonados quanto eu?

Todas as imagens utilizadas nesse post foram retiradas do site da marca e, embora eu ache desnecessário dizer, esse não é um post patrocinado (embora eu não fosse reclamar se a Monopoly me enviasse alguns objetos pra eu dar minha opinião sobre eles... hahahahah).

DIY: Fichário navy personalizado

7 comentários
Oi, pessoal! :)

Como já mencionado aqui, a época das férias é ótima pra nos ocuparmos de coisas como artesanato e trabalhinhos manuais em geral. Eu sou apaixonada por essa "tendência" do DIY, porque na minha opinião, essa possibilidade de fazer as coisas com as nossas próprias mãos e deixá-las exatamente como a gente quer é incrível. Fica tudo tão personalizado, com a nossa cara, e esse resultado é muito recompensador!
A "arte" que escolhi fazer hoje foi uma reforma em um fichario do Ensino Médio. Segui basicamente o tutorial da Mel e, como tudo já está lá explicadinho, não vou me dar ao trabalho de explicar o passo a passo básico nesse post. Aqui seguem as minhas dicas, sugestões e "experiências" nesse DIY, e espero que sejam úteis pra outras marinheiras de primeira viagem na hora de encapar fichários...

Material:
- Um fichário (!)
- Tecido: Descobri, fazendo uma incursão à loja de tecidos, que as peças de tecido tem todas 1,20m, o que era mais do que suficiente pra encapar a parte de dentro e a de fora. Assim, comprei 40cm de tecido, o equivalente à altura do fichário e mais um pouco, e ainda sobrou um pedacinho. Optei também por comprar um tecido escuro, já que caso suje, não vou poder lavar. Pra quem pensa em encapar fichários pra usar na escola/faculdade, ou pra quem é meio atrapalhada como eu, acho essa uma dica especialmente útil.
- Cascola do rótulo azul: Quando eu li o tutorial da Mel, fiquei me perguntando "mas será que tem que ser essa cola mesmo? Não pode ser qualquer cola?". Uma díca útil é testar o que você tem em casa: o tipo de tecido, a cola e o material do fichário influenciam. Testei com um tubo de cola branca normal, e como no meu caso não funcionou, optei por comprar a que a Mel citou, por ter certeza que ela ia funcionar.
- Pincéis e afins: Usei dois, um de 25mm pra espalhar a cola no fichário e um pincel chato, desses que a gente usa na escola, pra espalhar a cola na hora de fazer o acabamento. A largura dele era mais ou menos a de uma fita de cetim normal. Como não tinha rolinho em casa, acabei não usando, e acho que não fez muita diferença na hora de passar a cola.
- Fitas, rendas, botões, glitter, miçangas e tudo o mais que você quiser.


Execução:
Forre o fichário todo com o tecido, verifique se não tem nenhum pedaço descoberto e faça um vinco pra poder cortar o excesso. Eu tentei rasgá-lo e ficou meio torto, então acho mais recomendável cortar com a tesoura. Na hora de colar, também acho bastante recomendável começar por uma das partes de dentro, ajustando ela bem rente às argolas (se você começar pelo meio, sempre corre o risco de colar meio torto e faltar tecido pra encapar a parte de dentro de um dos lados...)
Experiência traumática do DIY: No meu caso, a combinação cola + tecido não evaporou completamente depois de seca, e em algumas partes que a cola "vazou" pro outro lado do tecido, ele ficou levemente mais escuro.  Não sei se isso é mais característica do tecido (eu usei popeline) ou da cola, mas em todo caso, cuidado com a quantidade que você aplica.
Esse fichário é daqueles que tem um plástico transparente e brilhante por cima (tipo os fichários de uns seis anos atrás), e conforme eu passava a cola nele, parecia que ele absorvia a cola. Aí, eu cismei de passar mais por cima e deixar uma camada contínua de cola, cobrindo os "buracos" de onde ela parecia ter sido absorvida. Essa camada mais grossa, aparentemente foi um exagero, e acabou passando pro outro lado do tecido. Caso o seu tenha o mesmo plástico e aparente estar absorvendo a cola, não se assuste, pincele mais e cole que vai dar certo!
Percebi também que, mais importante do que a quantidade de cola pra colar, é a pressão sob a superfície. Se algo aparentar estar meio descolado, coloque um peso em cima e espere um tempinho.
Mais uma coisa: Se você, assim como eu, não tem experiência nisso, comece SEMPRE pela parte de trás. Se você fizer alguma coisa errada e acabar manchando o tecido, ou colando errado, o erro não vai ficar tão evidente como se estivesse na capa.


Acabamento:
Com todos os lados do fichário encapados, vem a parte mais divertida/difícil do processo. A infinidade de materiais que podem ser usados pra decoração do seu fichário dá muita margem pra criatividade, então, dê uma olhada na loja de aviamentos ou o armarinho mais perto da sua casa e compre aquilo que mais combinar com o estilo do seu fichário:


 Existem muitos tipos de fitas (separei alguns acima!), e você pode combiná-las, sobrepondo umas sobre as outras, por exemplo. Essa é a parte divertida do processo! Assim, como a Mel, decorei o meu fichário com um passa-fita fofo de coraçõezinhos e uma rendinha do lado (queria ter colocado ela em volta de todo o fichário, mas o pedaço que eu tinha não era suficiente), além de um lacinho e um botão. Pra passar a fita no passa-fita, eu sempre usei um alfinete. (juro, eu nem sabia que existia passador de fita...)



 Experiência traumática do DIY II: Na hora de colar as fitas, botões, laçõs e rendas, NÃO passe a cola no diretamente no tecido, use um pincelzinho pra pincelar ela no objeto, e depois cole ele no tecido. No meu caso, nos locais em que eu errei passando a cola pra colar a decoração, ficaram manchas visíveis de cola seca :( Nada muito drástico, mas um olhar cuidadoso consegue ver. Talvez isso não fique tão visível nos tecidos claros, mas cuidado se você for fazer com um tecido escuro como o meu.
Depois de colar todas as fitas e decorações na capa, é hora de finalizar o acabamento da parte de dentro. Fiz seguindo o tutorial, cortei o excesso de tecido e colei as bordas. Pra esconder a emenda do tecido, colei uma fita de cetim azul-marinho (Acho que um viés ficaria mais bonito, mas eu só tinha a fita de cetim, e não ficou tão mal).

Resultado:

Ficou lindo, não? Ese arzinho navy/vintage...
Eu fiquei absolutamente apaixonada pelo resultado! Não esperava que eu conseguisse fazer algo tão delicado, hahaha. Tem coisa melhor do que ver uma coisa bem feita e poder se orgulhar dizendo que foi você quem fez?
Tenho mais um fichário desses, e com certeza vou repetir o DIY! Alguém já se aventurou encapando fichários? Quero muito ver o resultado! (E trocar diquinhas úteis! Hahaha)
Beijos!

Meme: 7 coisas que...

5 comentários

Esse post está inaugurando uma tag nesse blog: os memes (também chamados de maldições, na época em que eu tinha idade pra respondê-los, ou questionários, numa época mais longínqua ainda, em que a gente trocava caderninhos na sala de aula). Eu confesso: mesmo me sentindo velha demais pra isso, adoro responder esse tipo de brincadeira. Sempre tem umas questões nas quais a gente nunca parou pra pensar a resposta... e os resultados são legais de se ler. Aqui vão as minhas!


7 coisas que eu tenho que fazer antes de morrer:
- Ir pra Europa (e a primeira vez tem que ser antes dos 30);

- Terminar meu livro!!!!! (Nem que ele fique só pra mim);
- Ir num show do U2;
- Encontrar algo que eu realmente goste e seja boa fazendo (presumindo que exista algo assim);
- Ter uma família que me ame da mesma forma que eu a ame (nem mais, nem menos);
- Me sentir bem comigo mesma, sem neuroses bobas;
- Comprar minha própria casa (não sabia mais o que pôr aqui...)

7 coisas que mais digo:
- véi

- deixa eu falar!
- tipo... (uma média de cinco vezes por frase)
- ah vá
- aff, cansei
- ai, que sono/preguiça
-alguns palavrões aleatórios não-especificados

7 coisas que faço bem:
- Interpretar (modéstia a parte, faço bem mesmo);

- Me interessar pelas pessoas;
- Empatizar (até demais);
- Criar expectativas (e quebrar a cara em sequência);
- Inventar desculpas;
- Massagem;
- Ser sarcástica

7 coisas que não faço:
- Sacanear as pessoas de propósito;

- Ficar indiferente aos sentimentos meus ou de pessoas com quem me importo;
- Usar drogas;
- Viver sem música;
- Comer linguiça/salsicha (já faz uns bons anos...);
- Parar com a auto-depreciação (embora eu devesse);
- Parar de falar palavrão (não que não queira, só não consigo D:)

7 coisas que me encantam:
- Europa;

- Papelarias;
- Bebês e filhotinhos;
- Tempestades elétricas;
- Músicas que mexem com as minhas emoções;
- Gente que desenha bem;
- Demonstrações de afeto sincero

7 coisas que odeio: 
- Quando me cortam quando eu to falando, ou não prestam atenção;
- Gente que gosta de monopolizar a atenção dos outros fazendo drama;
- Estupidez alheia e falta de educação (ODEIO MUITO!!!);
- Ter de depender dos outros;
- Pessoas extremamente ignorantes e que se acham donas da razão;
- "Sertanejo" universitário;
- Que fumem perto de mim


7 pessoas pra responder também:

- Andressa;
- Ariel;
- Júlia;
- Lívia;
- Laura;
- Simone;
- Suelen

e quem mais se interessar em responder :D